e58a7c99e26494813707ab09292000bb - Lolla City Guide: 1 dia como um Local no Bairro de Gràcia, em Barcelona
Foto: Pinterest

Olá Lolla readers, esse é meu primeiro texto no Lolla e vou compartilhar com vocês minhas melhores dicas e descobertas na Espanha.

Moro em Barcelona há quase 3 anos, quando cheguei estava indecisa em que bairro morar. Depois de conversar com várias pessoas, pesquisar bastante, tive a sorte de encontrar um apartamento delicioso no coração do bairro de Gràcia, e para falar bem a verdade foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido, gracias vida!

Overview do Bairro

Gràcia é um bairro charmoso, descolado, que ainda não foi totalmente descoberto pelos turistas, e que por favor continue assim. De fácil acesso pela linha verde do metrô, descendo na estação Fontana, ou subindo o Passeio de Gràcia você chega neste bairro tão charmoso e com tanto a oferecer. É um bairro alto suficiente, com vários restaurantes internacionais para todos os gostos, cafeterias, galerias de arte, lojas, escolas de yoga, cursos de todos os tipos imagináveis. Era considerada um Pueblo independente até o fim do século XIX, e hoje o bairro segue tendo sua própria personalidade, pessoas bastante orgulhosas de terem criado suas raízes ali, costumam dizer que não moram em Barcelona e sim em Gràcia.

Um bairro com uma população grande de idosos, que se contrapõe com todos os jovens modernos, alternativos que invadem as terrazas dos bares e seu ambiente de festa e cheio de vida. Se você está em Barcelona no mês de agosto, não deixe de ir à “Festa Major de Gracia”. Por 1 semana é possível ver as ruas decoradas pelos próprios moradores, cheias de criatividade e a dedicação em cada detalhe, além de milhões de atividades durante todo o dia que vai desde diversão para as kids como um bom show no final do dia.

É uma delícia passear pelas ruas estreitas, tranquilas, que mal passam carro, repleta de gente de todas as idades e todas as culturas, mas sem aquela massificação de turistas que encontramos mais pelo centro de Barcelona. As conhecidas praças do bairro costumam lotar, com mesas nas terrazas servidas por bares super cool ou bem tradicionais, faça frio ou calor. São diversas, as mais conhecidas é a Plaza del Sol, Plaza de Villa de Gracia, entre outras.

Neste bairro, o comércio de um modo geral está bastante voltando ao meio ambiente. Na Calle de Asturias pode-se encontrar diversas lojas, supermercados, cosméticos, todas com o mesmo propósito sustentável, é uma delícia passear por ela, já que o acesso a carros é bastante difícil.

 

Day Tour em Gràcia

Comece o dia batendo perna, get lost! Isso mesmo, ande sem rumo, cada canto do bairro é exclusivo, com uma arquitetura art. Nouveau. Mas se você é aquela pessoa que gosta de ter alguma referência do que fazer, como uma moradora do bairro, eu te recomendaria muitos lugares, mas vamos por partes. Hoje, fechando os olhos e imaginando um dia pelo bairro eu diria:

1. Brunch

No Sábio Infante. Lugar aconchegante e acolhedor. Serviço atencioso. Gostoso para sentar ali e esquecer da vida.

 

2. Almoço

La Pubilla. Reserve. Restaurante pequeno, está sempre cheio e a maioria das pessoas são locais, o menu do dia com preço fixo de 20 euros, que inclui primeiro prato, segundo, sobremesa e uma bebida. O cardápio é sempre diferente já que eles compram a comida do mercado e os produtos frescos do dia para elaborar os pratos super saborosos e bem apresentados.  O bom e o ruim é que na hora do almoço as chances de você voltar lá e tentar repetir o que comeu é bem difícil, mas também sempre uma possibilidade de provar algo novo.

 

Platerets: Tradução ao pé da letra, significa pratos pequenos, restaurante Catalão, onde você  vai encontrar um menu fixo, escrito numa lousa, com uma variedade que agrada a todos os gostos. Serviço super atencioso. Não deixe de pedir as croquetas, o pão com tomate de entrante, o Canelone ou o… tudo ali é bom, enjoy!  https://www.instagram.com/p/CNewoRwhDhN/?utm_source=ig_web_copy_link

 

3. Um Café e um Docinho 

A casa Portuguesa: Doces portugueses originais e maravilhosos, gostoso passar por lá e pegar um café e um pastel de Belém no fim da tarde. Carrer de l’Or, 8, 08012 Barcelona.

Nabucco Tiramisú: O nome mesmo já diz tudo, se você estiver com vontade de comer um bom Tiramisú você vai encontrar aqui! Por estar localizado na Plaza de La Vila de Gràcia é uma ótima pedida de pegar uma mesa na terraza e observar o movimento saboreando um bom postre!

 

4. Um Passeio Cultural

Casa Vicens:  Aberta ao público somente em outubro de 2017, primeira casa privada que Gaudí projetou e que foi construída entre 1883 e 1885. Reserve a visita que dura em torno de 1 hora.

Endereço: Carrer de les Carolines, 20-26, 08012 Barcelona

 

5.  Copas y Tapas

Termine a noite bebendo um bom drink em alguma das mil praças que o bairro oferece, se você conseguir uma mesa na terraza da Plaza del Sol it is your lucky day! Está sempre lotada de gente querendo um pouco de diversão.

POST A COMMENT