

Cozy e encantadora, Gramado é literalmente um breath of fresh air para os visitantes de grandes metrópoles. Na pandemia, cresceu muito em termos de infraestrutura, onde a hotelaria e alta-gastronomia de destacam em meio à natureza. Logo ao chegar, somos recebidos com um longo e estonteante corredor de hortênsias (roxas! azuis!), impossível passar por ali sem dar um grande sorriso. Programação intensa ou um merecido descanso - your choice – Gramado tem para todos os gostos.
ONDE FICAR
Recém-inaugurado, pequeno e moderno (raro para padrões da cidade). Fica numa região central, próximo à avenida principal, onde ficam todas as lojinhas e restaurantes. Café da manhã inesquecível, décor chic e serviço impecável. É do mesmo grupo do tradicional Casa da Montanha.
Temático e com todas as programações de festividades, inclui café da manhã com coros natalinos, com direito à visita ao escritório do Papai Noel (esse e THE REAL DEAL) para entregar cartinhas e muito bate papo.
ONDE COMER
Fondue suíço para uma noite especial. Reparem nas louças belíssimas by Giovana Regali Home.
Clima de après-ski. Vista, gastronomia e drinks imperdíveis. Fica um pouco fora da cidade, dentro do hotel Kempinski Laje de Pedra.
Um tipo de restaurante conhecido como “galeteria”, onde há um rodízio de acompanhamentos deliciosos e os galetos são o prato principal. Numa localização bucólica, com muita natureza e ao som de passarinhos. Sugestão: ir no horário de almoço já que sairá de lá muito satisfeito, if you know what I mean.
Restaurante do Hotel Casa da Montanha
Se não estiver hospedado lá, aproveite para conhecer as instalações do hotel, brinquedoteca e o famoso carrossel. Menu e vinhos excelentes.
Tradicional cantina italiana, para uma refeição rápida no meio aos pontos turísticos da cidade. Tem duas unidades: na rua Coberta e na avenida principal Borges Medeiros.
O QUE FAZER
Passar um dia em Canela (7 km de Gramado) para andar de teleférico e assistir o pôr-do-sol no Olivas de Gramado – esse é um super passeio ao ar-livre com fazendinha para crianças e um bar com uma vista linda para tomar um drink ao som de Dj e saxofone.
Mini-mundo: parque de miniaturas super curioso e detalhado. Ambas crianças e os adultos piram.
Conhecer o centro da cidade e suas ruas temáticas: Rua Torta, Rua Coberta, Igreja de São Pedro (onde tem a Fonte do Amor Eterno), e todas as lojinhas e fábricas de chocolate da Avenida Borges Medeiros.
Outras programações kid-friendly para quem estiver muito disposto: Snowland, Acquamotion, Alpen Park, Parque do Caracol e pizzarias temáticas Cara de Mau (piratas), Hector (tipo Harry Potter) e Kongo (lembra um Rainforest).
Passar um ou dois dias em Bento Goncalves para conhecer as vinícolas e fazer degustação de vinhos.
COMO CHEGAR
Aeroporto de Porto Alegre, e 1:45 de carro em uma estrada ótima até Gramado.
PACKING TO GRAMADO
A mala para Gramado depende muito da época do ano, mas levar em consideração que mesmo no alto-verão, ainda esfria no final da tarde. No inverno, a temperatura aproxima-se a zero grau. Priorizar o conforto porque a programação pode ser intensa especialmente nos passeios com crianças.
Algumas dicas do que levar na mala para Gramado
Share this story
Amei!! estou querendo viajar em maio, estou vendo todas as dicas