IMG 8634 Facetune 09 02 2019 19 37 01 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

Este é um pedaço da minha lista editada para os close friends que vêm para Paris e me pedem recomendações. Eu gosto muito desse conceito de Bar à Vin ou Cave à Manger em Paris, onde você pode beber um bom vinho e compartilhar pratos num ambiente mais  descontraído. Não é um conceito novo, mas está na modinha em Paris, e vale a pena conhecer. Santé!!

 

IMG 6778 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

1. Freddy’s

Um lugar cool para tomar um bom vinho e beliscar tapas em  Saint German. O cardápio é variado e as porções para compartilhar são bem servidas para Paris. O local é pequeno, o esquema é sentar no balcão, logo, não recomendo ir com uma turma.

Endereço: 54 Rue de Seine, Paris 6. 

 

IMG 8569 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

2. Avant Comptoir de la Mer

Um dos meus lugares preferidos em Paris. Menor que o Freddy’s, o lugar é praticamente um balcão (comptoir =balcão em francês). O cardápio assinado pelo chefe Yves Camdeborde fica pendurado no teto e as tapas elaboradas com 90% de “coisas do mar” são incríveis. O lugar também tem uma ótima seleção de vinhos, além do pão com manteiga que é surreal de bom. Além do Avant Comptoir de La Mer, o grupo tem outros bares à vin com cardápios que incluem carnes e são igualmente deliciosos (Avant Comptoir de La Terre e Avant Comptoir du Marché).

Endereço: 3, Carrefour de l’Odéon, Paris 6. 

 

IMG 6737 scaled - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

3. Augustin Marchand du Vin

Como diz o nome, aqui  o vinho é protagonista e, depois, o seu dono, que é uma figura. O cardápio é limitado, tipo bem francês: queijos e embutidos e alguma entrada especial. O lugar é ideal para quem curte experimentar vinhos diferentes, especialmente os naturais, orgânicos e/ou biodinâmicos.

Endereço:26 Rue des Grands Augustins, Paris 6. 

 

4. La Grande Crèmerie

Localização, ambiente e uma boa seleção de vinhos, o conceito é o mesmo do Freddy’s: pratos para compartilhar e vinhos. O cardápio não é inovador, mas tem tudo o que a gente gosta e agrada bastante. A vantagem é que aqui você consegue ir com uma turma maior, mas lembre-se, em Paris, o ideal é sempre reservar, especialmente se sua mesa tiver mais que duas pessoas.

Endereço: 8 Rue Grégoire de Tours

 

IMG 7436 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

4. Comptoir de la Traboule

Para mim um dos melhores bares à vin de Paris, mas sou suspeita para afirmar, já que é perto de casa, então sou praticamente uma habitué. O cardápio é sazonal e o esquema é o mesmo dos anteriores, com a diferença de que aqui existe um pouco mais de inovação na cozinha. Por exemplo, o Fish and chips com maionese de misô e curry preto, ou o velouté de abóbora com mousse de café. O staff é “jovem”, logo o ambiente também tem esse ar mais descontraído e zero formal.

Endereço: 1 bis Rue Augereau, Paris 7. 

 

IMG 6442 e1639088184721 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

5. Mary Celeste

No alto marais, numa área que considero mais hipster. O legal é sentar dentro pelo ambiente e é um ótimo lugar para ir com um date . O cardápio não é extenso, então recomendo você dar uma olhada antes de ir, pois também tem um toque inovador (Ex. camembert com mel de flor, maigre cru com maracujá e shiso). A seleção de vinhos é ótima para quem, assim como eu, gosta dos vinhos naturais e cia.  O ponto positivo é que fica aberto 7/7, nos finais de semana até 2h da manhã, o que não é super comum para um restaurante. Ah me chamou atenção de forma positiva que no banheiro tem absorventes para mulheres.

Endereço: 1 Rue Commines, Paris 3. 

 

IMG 4785 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

6. Le Barav

Eu descrevo o Barav como um boteco de vinhos. Mesas na rua, grupos de amigos, pessoas falando alto, só que ao invés da cerveja, aqui se bebe vinho. E os vinhos da sua escolha. E o esquema é o melhor dos mundos: você vai na adega, conversa com o sommelier, escolhe seu vinho e paga o preço da garrafa em uma loja de vinhos (muito mais em conta) + a rolha (6euros). Vale super a pena, especialmente em turma. Também fica no alto Marais, num praça super charmosa. É bem descontraído, eu gosto bastante e uma das atendentes é portuguesa, super querida, o que ajuda muito na hora de pedir. 

Endereço: 10 rue de la corderie, Paris 3

 

IMG 1678 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

7. Les Enfants du Marche

Fiquei na dúvida se colocava o Les Enfants du Marche nesta lista já que um local para ir de dia. Como em Paris você pode começar a beber no almoço sem qualquer julgamento, resolvi incluir aqui, já que é também um lugar que gosto muito.

O conceito: balcão num open market, interação com o staff , vinhos bons e a comida como estrela. É bem hipesterzinho, apesar do público que frequenta não ser alternas e os preços dos pratos salgados. Menu é sazonal, fresco, tudo escolhido a dedo pelo chefe, se prepare para comer bem e experimentar sabores que surpreendem (veja as fotos do insta). Ah e se você gosta de escolher o vinho no cardápio, esquece, aqui você precisa saber pedir e eles vão te indicar de acordo com seu gosto e budget – e tudo bem se não souber, eles vão te indicar de qualquer forma rs.

Endereço: Restaurante no fundo do Marché des Enfants Rouges, 39 Rue de Bretagne. Paris 3. 

 

IMG 2343 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

8. La Traversée

Sempre que vou para Montmatre/Pigalle eu repito para mim mesma: preciso vir mais para essa área.  O Traversée foi uma dessas boas descobertas, é jovem, é cool, os pratos são super bem servidos, vinhos bons e o preço melhor do que as opções em Saint German. 

Endereço: 5 rue Damrémont, Paris 18

 

IMG 4368 - Lolla City Guide: 9 Lugares para Comer Bem e Beber um Bom Vinho em Paris

9. Amagat 

Para finalizar, minha melhor descoberta do verão em Paris – e de muitos foodies também-, o récem inaugurado Amagat. Aqui você vai comer tapas espanholas/catalãs, que ouso dizer, desbancam muitas bodegas na Espanha. O “simples” bem feito e com muito sabor. A carta de vinhos é bem legal também e tem para todos os gostos. Já o ambiente é descontraído, tem um terraço com luzes, mesas com espaço confortável, perfeito para se sentir de férias na cidade. Precisa reservar com antecedência.

O ponto negativo para alguns é a localização: não é nada central para quem vem para turismo e também nada óbvio, já que fica praticamente num beco no 20eme. Aliás, amagat significa escondido em catalão.

LOLLA PRO TIP: no mesmo local você pode experimentar outro restaurante do mesmo chefe (Sylvain Roucayrol), o caché. Super bem recomendado também.

Endereço: 23 Villa Riberolle, Paris 20. 

 

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT