Screen Shot 2021 11 12 at 11.13.21 - LOLLA CITY GUIDE: 7 Museus onde ARTE E MODA se encontram em Paris

Art & Fashion. Não é preciso ser nenhum especialista no assunto para entender que os dois mundos estão conectados e vivem a long-standing relationship. Não é a toa que a gente espera ansiosamente pelo MET GALA para comentar os looks assinados por grandes estilistas num dos maiores eventos de fundraising para um museu de arte, ou que as grandes Maisons de moda têm suas próprias fundações para promover e apoiar o cenário artístico contemporâneo, sem falar nas collabs das luxury brands com artistas, como a coleção da Elsa Schapiarelli x Salvador Dalí ou da Louis Vuitton com Takashi Murakami, e tantas outras, polêmicas or not. Bom, se essa festa de casamento tivesse endereço certo, Paris certamente seria o host ideal. Para não ficar de fora da guest list, confira nossa lista de 7 lugares consagrados por essa união.

 

https://www.instagram.com/p/CS63JRsqO0g/?utm_source=ig_web_copy_link

Bourse de Commerce Pinault Collection

Para inaugurar a lista, o mais novo museu em Paris dedicado à arte contemporânea com a coleção do atual dono das nossas marcas de luxo favoritas. François Pinault, o bilionário fundador do Grupo Kering – Gucci, YSL, Bottega, Balenciada e algumas outras -, abriu seu museu no centro de Paris, na antiga Bourse de Commerce. E o resultado: espetacular, of course. Chamou o Tadao Ando para mexer na arquitetura do lugar, convidou Urs Fischer para a primeira instalação artística na “Rotunda”, encheu as salas de exposições com nomes da arte contemporânea, e abriu um restaurante no último andar assinado pelos irmãos Brás, donos de 2 estrelas Michelin. This is how it is done. Eu visitei o museu em Outubro com minha irmã e gostei bastante, especialmente da coleção de fotografias. É o novo must-go for cool people in Paris.

 

https://www.instagram.com/p/B70hiaqIsTA/?utm_source=ig_web_copy_link

Foundation Louis Vuitton

Além do prédio assinado pelo arquiteto Frank Gehry – que por si só vale a visita -, a programação artística da Fundanção Louis Vuitton sempre me surpreende. Não é mais novidade, mas continua na listinha de lugares para visitar. Atualmente, a Fundação exibe a impressionante coleção de arte moderna dos irmãos russos Morozov. Tem obras de Matisse, Picasso, Gauguin, Van Gogh, Degas, Monet, Renoir, Cézanne, jamais vistas em museus fora da Rússia.

É fácil de chegar? Not really, a fundação fica do ladinho do Bois de Boulogne – um bosque super bonito em Paris, e não é no centro. O metro mais próximo está há 1km de distância, mas existem alternativas, como bike, Uber ou mesmo o serviço de shuttle gratuito saindo do Arco do Triunfo. Don’t be lazy!

LOLLA PRO TIP: Confira a programação antes de ir, as exposições são temporárias e arte moderna e contemporânea não necessariamente agrada a todos.

 

https://www.instagram.com/p/CQ4IaMfsEwV/?utm_source=ig_web_copy_link

Fondation Cartier 

Outra fundação assinada por uma Maison de alto luxo focada em arte contemporânea, é a da Cartier. O prédio é moderno e cool, e o acesso bem fácil, fica ao sul do Jardin de Luxembourg, numa área que não é muito conhecida para turistar (a não ser pelas catacumbas de Paris).

Se alguém for para Paris no final do ano, vale super visitar para ir na exposição do Damien Hirst e sua cerejeiras. Coisa mais linda!

LOLLA PRO TIP: A lojinha da Fundação Cartier tem uns book de arte bem legais e está sempre com uma curadoria cool.

 

https://www.instagram.com/p/CG2DcRsplld/?utm_source=ig_web_copy_link

Musée Yves Saint Laurent Paris

Para quem acompanhou o desfile da YSL na última fashion week de Paris, knows what we are talking about. O museu dedicado ao estilista e fundador da Maison YSL, exibe as obras de Yves no seu cenário original: a antiga casa de alta costura, onde Saint Laurent fazia a moda acontecer. Além de exibições retrospetivas dedicadas à obra e vida do estilista, o museu também tem exposições temáticas temporárias. É parada obrigatória se você ama o universo da moda! 

LOLLA PRO TIP: Se você é fã de YSL, outra parada obrigatória é o museu em Marrakech, sua cidade do coração (ps: em breve farei um guide completo sobre essa cidade no Marrocos que eu também gosto tanto!)

 

https://www.instagram.com/p/CUagOHJscFb/?utm_source=ig_web_copy_link

Lafayette Anticipations

A fundação da Galeries Lafayette está dando o que falar e a culpa é de Martin Margiela. Ele mesmo, o fundador da Maison Margiela voltou depois de deixar o mundo da moda há 13 anos, mas agora como artista. Fui uma vez numa exposição dedica às suas criações de moda no Palais Galliera, e estou super curiosa para conhecer esse lado artsy fora contexto roupas e acessórios. A boa notícia é que a exposição é free e não precisa reservar; a notícia not so cool, é que é temporária e termina no comecinho de janeiro.
LOLLA PRO TIP: Quer saber mais sobre a volta de Margiela? Recomendo esse artigo do NY Times: Martin Margiela is Back.

 

https://www.instagram.com/p/CVQPgywt8ap/?utm_source=ig_web_copy_link

Palais Galliera

Falando em Palais Galliera, esse é O museu para visitar em Paris quando o assunto é história da moda. É um museu pouco conhecido dos brasileiros e é para quem realmente gosta de estudar a moda, ver peças icônicas, entender a evolução do vestuário desde o século XVIII até os dias atuais. Um dos highlights para mim é o prédio do museu, um antigo palacete dos anos 1870 e poucos encomendado pela Duquesa de Galliera para abrigar sua coleção de arte. Chic.

LOLLA PRO TIP: Reserva com antecedência exposições temporárias. Perdi algumas exposições que queria ir, tipo da Gabrielle Chanel, pois deixei para ver disponibilidade de última hora…

 

https://www.instagram.com/p/CTmTTLhNNcN/?utm_source=ig_web_copy_link

Musée des Arts Décoratifs

E por último, mas não menos importante, o Museu de “Artes Decorativas”. Eu sempre achei esse nome meio esquisito, mas o que você precisa saber é que é um museu 3 em 1: tem decoração, moda e publicidade. A parte da moda, que nos interessa para esse post, é que acaba ganhando mais destaque e são as exibições temporárias do universo da fashion que fazem o MAD – como é popularmente conhecido – um museu para colocar na sua lista de “to do” em Paris. Our tip, sempre que estiver com passagem marcada para Paris, cheque a programação do MAD.

LOLLA PRO TIP: o museu fica do lado do Louvre e se você quer um Instagram ready-day em Paris reserve um almoço no Loulou, de preferência no terraço – se não estiver frio.

 

 

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT