bbqs on Twitter - Self-care é a máscara de oxigênio que colocamos antes de ajudar o outro

Uma vez li que o self-care é a máscara de oxigênio que colocamos antes de poder e conseguir ajudar o outro. E isso ficou na minha cabeça, porque faz muito sentido.

 

Se você acompanha o Lolla, você provavelmente já notou que já trazemos pautas que falam sobre bem-estar, autocuidado e wellness para o dia a dia. Por que então dedicar um mês todo para falar sobre esse tema?

 

Bom, eu e Rosa (para quem está chegando agora, a Rosa é a fundadora do Lolla e, eu, uma das editoras) conversamos e discutimos bastante antes de definir as pautas e tema de cada mês e, agora, temos percebido que estamos vivendo um momento da pandemia que o “stress pandêmico” foi praticamente incorporado em nossas rotinas.

 

Sabe aquele sentimento de esgotamento e desmotivação? Parece que todo mundo está vivendo isso de alguma forma. Temos nos sentido mais cansadas e cansadas de tudo, de ficar em casa, do home-office, de notícias ruins, de preocupação, de telas, da incerteza do fim da pandemia… E nesse contexto, rituais de autocuidado acabam sendo deixados de lado, porque obviamente dá muita preguiça fazer algo quando não estamos motivadas…

100 most aesthetic images to inspire you - Self-care é a máscara de oxigênio que colocamos antes de ajudar o outro

Ontem li no The Guardian uma matéria da Kelli María Korducki falando que ela tem “pandemic brain”. O que é isso? Será que estou sofrendo do mesmo mal?  De acordo com os especialistas entrevistados, o stress por um período prolongado de tempo que estamos todos passando de forma coletiva e individual por causa da pandemia, está afetando a nossa capacidade cognitiva, de foco e nossa memória – além de outros problemas de saúde relacionados ao stress crônico.

 

E eu tenho me sentindo exatamente assim, esquecida, sem foco e sem conseguir seguir uma rotina saudável por um período maior que 3 dias… Aqui na França – onde moro – as coisas estão voltando ao normal com a reaberturas de cafés, restaurantes, museus, etc.., mas ainda sinto que esse stress da pandemia vive entre nós e anda de mãos dadas comigo.

 

A boa notícia é que esses mesmos especialistas entrevistados para a matéria do The Guardian estão otimistas e acreditam no nosso potencial de recuperação, já que o cérebro é um órgão que tem plasticidade, ou seja, muda de acordo com a forma como o usamos.

 

Então neste mês de Julho decidimos resgatar o sentido do self-care e quem sabe até te ajudar a dar aquele boost para aguentar mais alguns meses pandêmicos sem arrancar os cabelos, roer as unhas, ou mesmo esquecer a cabeça – ou as crianças – em algum lugar. rs

 

A gente quer falar de um autocuidado no mundo pandêmico pós-moderno que vai muito além de passar protetor solar ou ter uma rotina de skincare – não se esqueçam de passar protetor solar e ter uma rotina de skincare!!!

 

O self-care que buscamos, como já indica a palavra, tem a ver com olhar para nós e cuidar de nós. Num significado mais profundo, olhar para as nossas feridas e cuidar das nossas feridas. Olhar para o que não está nos fazendo bem, entender o que está acontecendo e cuidar para nos sentirmos melhores e mais dispostas.

 

O self-care como potencial de cura: cuidar do nosso corpo, da nossa saúde mental, da nossa conexão com o divino (Deus, energia, numinoso, como quiserem chamar rs).

 

Não tem nada a ver com uma positividade tóxica. Não tem nada a ver com fingir que está tudo bem. Não tem nada a ver com ignorar o que está acontecendo e viver em uma bolha – ainda que a gente queira muito isso, né?

 

Tem a ver com rituais.

 

Rituais de autocuidado e amor, que foram sendo esquecidos e sufocados pela forma com vivemos no mundo de hoje, e sem dúvidas intensificado pela pandemia.

 

Tem a ver com o parar e reservar um momento do dia para nos conectarmos com o nosso eu, com o nosso corpo físico e sutil…relaxar a nossa mente e recuperar as energias para essa longa jornada chamada vida – e também para  fazer o cérebro voltar a funcionar melhor, rs.

Por isso o self-care é muito mais do que passar um creme anti-rugas. É a intenção do ritual diário de passar o creme, de cuidar da pele, de beber água, de meditar, de fazer exercícios físicos… É a intenção de reservar um tempo real e de qualidade para você e só para você, fazendo algo que te traga benefícios reais – e esse “algo” é diferente para cada pessoa. E quando você se sente bem, suas relações melhoram, seu trabalho melhora, seu entorno melhora, e você se sente mais motivada para fazer coisas legais para o mundo e para a sociedade.

 

Mas calma, isso não é um conto de fadas. Esse caminho do equilíbrio não é fácil, não. Criar um ritual de autocuidado diário é um desafio e, também não estou falando que isso vai ser a solução para todos os seus problemas rs.  Mas ajuda muito! Nos traz motivação, energia e nos faz sentir mais conectadas.

 

E vale lembrar que self-care é também autoconhecimento. Você sabe o que gosta de fazer, o que te faz bem, o que te faz sentir mais relaxada e conectada com sua essência?

 

No Lolla, neste mês, vamos trazer várias pautas diferentes sobre wellness e algumas abordagens que talvez você não tenha considerado ou tentado. Quem sabe você não encontra por aqui alguma inspiração…

 

Ah, e eu escrevo este texto sabendo que falar é muito mais fácil do que fazer, não sou nenhum bom exemplo self-care practitioner, mas estou contando com as pautas do Lolla para me incentivar a dar aquele boost na minha rotina de self-care. Vamos juntas?

 

Conte nos comentários quais rituais de self-care/autocuidado você incorporou na sua rotina e o que tem sido mais desafiador durante a pandemia.

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

4 Comments
  1. Também estou sofrendo de “pandemic brain”. Vamos que vamos, nos cuidando porque essa vida maluca tem muita coisa linda para ser bem vivida. 😉

    • Eu nem sabia que isso era um termo, dear god. Pior que baby brain, to problemática.

  2. Nossa me identifiquei tanto com esse tema! Estou completamente sem energia e louca para seguir as dicas de vcs! ❤️😘

POST A COMMENT