Unknown - ITW com Débora Heller: A Dentista Cientista que Pode Revolucionar os Exames e Testes de Saúde Pela Saliva
A Débora é dentista e cientista. Professora da graduação e pós graduação de Odontologia na Universidade Cruzeiro do sul, pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein e professora da UT Health San Antonio, USA. É PhD em biologia oral pela Boston University, EUA; MBA pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em periodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em periodontia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela lidera o Saliva Lab, um laboratório de pesquisa em saliva, com foco em como a saliva pode ser usada para melhorar a saúde dos pacientes, tanto como ferramenta de diagnóstico, quanto como fonte terapêutica. Os estudos da Débora vão desde a identificação abrangente de biomarcadores salivares para doenças como câncer de mama até o desenvolvimento de uma abordagem inovadora para analisar o desempenho dos jogadores dos principais clubes do futebol brasileiro através da saliva e, mais recentemente, o diagnóstico de COVID-19 pela saliva. Follow Débora, @ADentistaCientista
 __

Afinal, o que exatamente você faz?

Sou uma dentista cientista. Formada em odontologia, eu trabalho como pesquisadora no Hospital Israelita Albert Einstein e sou professora da graduação e pós graduação em odontologia. Minha área de expertise é saliva, mais especificamente como diagnosticar saúde e doença pela saliva. Imagine não precisar mais tirar sangue para saber se você está doente! Eu trabalho para tornar o diagnóstico salivar uma realidade.

Como você conseguiu esse trabalho?

Após 6 anos estudando com um dos maiores pioneiros de pesquisa em saliva no mundo, voltei ao Brasil em 2016. Comecei a enviar e-mails frequentes com novidades profissionais para os meus atuais diretores! Mostrei interesse e fui atrás!

Como é um dia típico no escritório/home office/ coffee shop?

Antes da pandemia, me dividia entre as aulas para graduação e pós graduação em odontologia e a pesquisa experimental no Einstein. Com a pandemia, as aulas estão on-line, a pesquisa no lab continua. Colaboramos para o desenvolvimento do teste de COVID-19 pela saliva!

O que você ama sobre o seu trabalho?

A oportunidade de através da ciência, melhorar a saúde da nossa população!

Qual foi a melhor decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Fazer meu PhD (doutorado) nos Estados Unidos sob orientação do Prof. Frank Oppenheim

Qual foi a pior decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Toda vez que fiquei acomodada. Não me arrependo de ter ido atrás, mas de não ter ido!

O que você estaria fazendo se não fosse isso?

Eu amo ser dentista e cientista. Com os objetivos de aumentar o interesse geral em ciências, incentivar crianças e adolescentes a buscarem carreiras nessa área, melhorar a comunicação dos pesquisadores e estimular novas formas de divulgação científica para o público em geral, criei uma conta do instagram chamada @adentistacientista. Em uma época em que as questões relacionadas à saúde bucal e sistêmica e tantos outros tópicos crucialmente relevantes para a sociedade são discutidos diariamente, a divulgação científica se torna cada vez mais necessária.  Então, se eu não fosse mais fazer pesquisa, acredito que focaria na divulgação científica através das mídias sociais!

Como você organiza o seu tempo?

Tento sempre manter um work life balance. E sempre busco maneiras de me organizar melhor. Seguimos tentando.

Qual você acha que é o seu maior superpoder no trabalho?

Leitura dinâmica. Lido com muito texto científico e informações novas. Consigo compreendê-los e resumi-los de forma muito rápida.

Qual é a sua maior fraqueza?

Centralizar, tenho dificuldade em delegar tarefas. Um líder em 2021 tem que saber fazer isso! Pratico diariamente para melhorar!

Como você toma decisões?

Baseada nas melhores evidências científicas.

O que você lê?

Muiiito artigo científico, e mais recentemente, muitos livros sobre psicologia e neuroscience infantil.

Qual você acha que é o segredo para chegar onde chegou?

Força de vontade! Ir atrás do seu sonho! Muitas pessoas vão falar que é impossível, mas se você acreditar e for atrás, tenho certeza que vai dar certo! Conte comigo!

Qual hora do dia você se sente mais produtiva?

Pela manhã.

Quais ferramentas você usa para melhorar a produtividade?

Agenda física e notes do celular com alarmes.

Agenda de papel ou Google Calendar?

Agenda de papel!!

Com qual roupa você se sente mais powerful para trabalhar?

Calça social, blusa social e terninho.

Work snacks?

Mini sanduíches (divido um pão de forma integral em 4), frutas e nuts.

Qual foi a maior experiência profissional que você já teve?

A oportunidade de estudar 6 anos na Boston University no laboratório de pesquisa em saliva do Prof. Oppenheim. Sou muito grata a ele e a BU.

Quem é você no escritório?

Para mim seria quem é você no laboratório de pesquisa Rs! Adoro apresentar os resultados e discutir novas ideias!

O que você procura quando está contratando alguém para o time?

Alguém pro-ativo.

Como você concilia o trabalho com a maternidade?

Dando o meu melhor nos dois! Sou muito feliz como mãe, dentista e cientista!

Follow @ADentistaCientista

POST A COMMENT