Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

id bags lolla 9 - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Roberta, Rosa e Maria Claudia

Roberta e Maria Claudia são cariocas, cunhadas (com uma família enorme) e sócias na ID Bags, uma marca de bolsas e acessórios em couro. Eu adoro acompanhar o lifestyle carioca delas pelo Instagram, o dia com esportes ao ar livre e as viagens para o interior do Rio com a família.

Os produtos da marca são exatamente o que você precisa para levar com as coisas do dia a dia. Computador e etc. para quem trabalha em cafés pela cidade, colocar as coisinhas das crianças, tipo brinquedos de última hora e para viajar. São super resistentes, com um design clean, que não interfere na roupa, para pelo menos parecer put together com a rotina toda confusa que a gente tem.

Convidei as meninas para uma um bate-papo delicioso. Hope you like it!


ID Bags lolla carioca marca couro - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Q. Como vocês se conheceram?

Somos cunhadas faz 21 anos!!

Q. Quando tiveram a ideia de criar a ID Bags? 

R. Eu, Roberta, fui advogada e antes mesmo de largar da carreira já fazia bolsas. A paixão foi crescendo, e logo criei um business – uma pequena fábrica de bolsas, desenvolvia para marcas. Paralelo a isso fui trabalhar como estilista e consultora de tudo em uma grande fábrica de acessórios do RJ. Dava tanto pitaco nas bolsas que desenvolvia para as marcas que um dia fui contratada para ser estilista da Animale. Estava grávida do meu segundo filho mas, aceitei. Sai da grande fábrica mas mantive a minha pequena e fui trabalhar na Animale como PJ, para ter horário mais flexível,  dando consultoria de estilo de acessórios e lá fiquei por 5 anos como estilista.

Um dia, num almoço de família estava com uma bolsa que amava e comentei que tinha desenvolvido em couro no Sul e que queria fazer umas bolsas simples, coloridas e personalizadas mas precisava de ajuda para tocar porque eu trabalhava muito (mãe de dois, minha fábrica, Animale…). A essa altura eu já tinha tudo em mente e em mãos – couro, mão de obra e como personalizar – Minha cunhada e sócia, MC, já tinha trabalhado anos com a Constança Basto (marca de sapatos) e entendia do assunto também e assim fomos conversando, eu modelando… até que começamos a vender com um mostruário único de 5 peças e de cara foi um sucesso.

MC. Foi em um almoço informal, jogando conversa fora, surgiu a ideia de unirmos forças: a Roberta tinha o know how da confecção de bolsas, trabalhava na Animale, e eu a sede por empreender (tinha acabado de sair de um trabalho de anos para tocar um outro business). Rapidamente montamos a ideia,  que inicialmente seria de confecção de bolsas inspired em que a cliente customizasse como quisesse, já que com a estrutura pequena era possível ter o controle unitário de cada peça, escolha de cores e etc.  Em seguida, com um contato de uma pessoa que fazia personalização em albuns de couro, somamos a ideia do monograma – não seria dificil transferir do album para bolsas.

Pronto, a Roberta tinha uma modelagem em andamento, encomendamos poucos metros de couro para as 4 primeiras bolsas: uma para cada uma, uma de cada cor: preta, amarela, vermelha e royal: o suficiente para usarmos de mostruário e recebermos os primeiros pedidos, isso foi em 2013. De lá pra cá, se vão praticamente 7 anos de muita dedicação e trabalho.

id bags lolla 8 - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Q. Os papéis das duas são separados na empresa? 

R. Médio! Antes fazíamos de tudooo mas eu sempre fique com a criação, compra de material, marketing e vendas. A MC mais das planilhas, dos pedidos… No momento estamos em uma nova fase pois a MC se mudou para São Paulo.

MC. Nunca foram separados em definitivo, a empresa é muito pequena, sempre fomos só nós duas (agora temos mais uma assistente) então acaba que fazemos de tudo o tempo todo. Uma coisa ou outra, fica um pouco mais separada por conta de habilidades e facilidades específicas de cada uma, a Roberta com uma parte mais técnica e de produto e eu com a estruturação e organização do negócio.  Mas as decisões sobre tudo, cabe às duas juntas sempre.

Q. Como é a comunicação? Se falam o dia inteiro ou é mais focada no trabalho? 

R. É tranquilo, falamos muito por whatsapp em grupos que temos com cada célula da empresa. Assim todo mundo fica sabendo de tudo. Só quando a coisa aperta ou o assunto é mais íntimo que nos falamos no privado. Somos super amigas e nos damos muito bem!

id bags lolla 5 - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Q. Como funciona a criação e com que frequência trazem novidades? 

R. Demoramos para ter novidades. Fizemos a bolsa clássica e só fomos ter mais coisas mais de dois anos depois. Hoje procuramos ter sempre novidades de miudezas complementando lacunas de produtos que viemos sentindo falta ao longo do tempo e temos feito coleções de bolsas mais diferentes e limitadas de tempos em tempos para agitar as vendas e tem sido um sucesso.

Q. Da onde vem a inspiração? 

R. Das cores, das viagens, das marcas clássicas e bem clean. Procuramos manter uma unidade de produtos parecidos e que se falem. Clean, pouca ferragem, ótima qualidade, excelente acabamento e muita variedade de cor.

MC. Inspiração vem do dia a dia, das nossas próprias necessidades como clientes, talvez, por produtos básicos e funcionais.

id bags lolla 6 - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Q. O quanto do estilo pessoal de vocês conseguem passar para a ID Bags?

R. Eu sou mais clássica e a MC bem colorida (já foi mais). Acho que o nosso produto é a cara das duas e é perfeito para os dias atuais. Fazemos produtos atemporais, leves, confortáveis, com bom custo e excelente qualidade!

MC. A essência do nosso produto é comunicar a simplicidade, menos é mais!

id bags lolla 1 - Interview: Roberta e Maria Claudia Palhares, da ID Bags

Everyday jewerly da Roberta Palhares

Q. Vocês tem um signature style? 

R. Eu diria que sou bem clássica arrumadinha, mas uso umas coisas casuais, tênis… a MC é mais colorida e casual sempre.

MC. Estou em transição kkkk daqui a pouco me encontro novamente.

Q. Lojas favoritas para comprar no RJ? 

R. Zara, Cris barros e bons achados de marcas menores e menos conhecidas. Eu sou mais consumista que a MC.

MC. Compro muito pouco no rio mesmo, seria Zara ou lojas/ produções de amigas empreendedoras, Aroeira Abe, Os/On, brechós…

Q. Como fazem para unwind?

R. Eu jogo tênis, corro… preciso viajar, leio, durmo cedo, tomo um bom vinho,  saio com amigos e quero em breve fazer algo mais zen! Sou hiper calma de alma, mas muito ativa de vida. Amo ficar offline também. A MC tem filhos muito pequenos e acaba ficando muito ligada neles, mas ela é artista! Pinta, borda, inventa…

MC. Mas ultimamente nem tenho tido muito tempo para unwind kkk

Q. Melhor conselho que já receberam sobre maternidade?

R e MC. Aquela frase clichê: curte por que passa rápido! Também acho que é importante não querer ser mãe maravilha pq nunca seremos perfeitas aos nossos olhos mas somos aos olhos dos nossos filhos e o mais importante é fazer o que dá e com muito amor! Outro clichê bem bom é mãe feliz, filho feliz!

Q. Lugares preferidos pra almoçar no RJ? 

R. Guimas e Sushimar (ambos na frente do escritório) e Sushi Leblon.

MC. Casa da minha mãe!

Q. O que gostam de comer? 

R. Yummyyyy não sou gulosa mas gosto de muitas coisas: Uma boa massa (vongole, molho de tomate bem italiano…) amo pão de queijo e  um bolo de banana da casa de uma das minhas melhores amigas que é imperdível e me tira de qualquer semana regrada!

MC. Eu adoro um japa! Um bom peixe com aspargos e tenho alguns pecados da gula: amendoim doce, um bom brigadeiro especificamente molinho e amandita!

In partnership with ID Bags


No Lolla, fazemos uma curadoria de produtos e marcas para te ajudar a navegar nesse mundo overwhelming de opções. Todos as inserções de produtos são escolhidos pelo time editorial do Lolla. Se você comprar alguma coisa através de um link do Lolla, nós podemos ganhar uma comissão. Antes de usar qualquer produto que viu no Lolla, consulte seu médico.

Rosa Zaborowsky

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

Comentários

POST A COMMENT