Interview: Livia Paranaguá

Happy to introduce you to Livia Paranaguá! Ex-advogada (ser advogada e migrar para uma carreira criativa parece quase um padrão na rodinha do Lolla), mãe e empreendedora. Multitasker e fun to be around, passei uma manhã com a Livia me divertindo e estou feliz em apresentar ela para a comunidade do Lolla.

Ela está a frente de duas marcas, @shop.pura de sapatos e @usecomple, de roupas. Follow her on @liviaparanagua 

Q. Afinal, o que exatamente você faz?

Na teoria, sou empresária, dona de duas marcas de moda, a Pura de sapatos e a Complê de roupas. Na prática, além de ser empresária, resolvo mil problemas das duas empresas, da casa, da filha, do marido, faço reuniões de marketing, de financeiro, produzo conteúdo para meu Instagram e para os perfis das duas marcas também, enfim, coisas do dia a dia que muita gente faz.


Q. Como você conseguiu esse trabalho?

Eu era advogada da área imobiliária e trabalhei assim por 10 anos. Minha transição de carreira começou com uma vontade enorme de empreender e, então, tive algumas conversas com profissionais especializados em desenvolvimento pessoal. Em uma dessas conversas, fui orientada a expandir meu universo, procurar cursos em áreas bem diferentes da que eu atuava. E foi o que fiz! Comecei fazendo curso de desenho de moda, na Escola Panamericana em São Paulo e não parei mais. Fiz diversos cursos na área da moda e fui entendendo melhor quem eu era. Quando eu tive a coragem de expressar o que eu amo, comecei a construir a Pura, minha primeira marca, de sapatos. Depois é só história.


Q. Como é um dia típico no escritório/home office/ coffee shop? 

Dia típico não existe muito, mas ele seria assim:
7:00h acordar e levar a Helena (minha princesa) na escola

8:30h academia (faço aula de dança com o Cleber na Les Cinq Gym e é a melhor aula do mundo!)

10:30h chego no escritório e trabalho

19:00h vou para casa, jantar e tomar um vinho com o Leo

22:00h pijama, livro e cama.

Mas a realidade é que meu dia é moldado pelos compromissos mais urgentes, dependendo da fase do ano e do desenvolvimento da coleção das duas marcas.

Ou seja: rotina não temos por aqui!

Q. O que você ama sobre o seu trabalho?

Eu amo ver o olhar apaixonado da cliente quando calça ou veste uma das minhas peças e se vê bela, segura, confortável. Essa é a maior realização que meu trabalho proporciona. 


Q. Qual foi a melhor decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Foi quando resolvi assumir as rédeas da minha primeira empresa e desisti do meu emprego CLT no direito.


Q. Qual foi a pior decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Não ter começado antes.


Q. O que você estaria fazendo se não fosse isso?

Não tenho a menor ideia.


Q. Como você organiza o seu tempo?

Não sou exemplo de organização e gestão de tempo. Eu sempre tenho certeza que vou conseguir encaixar 10 compromissos em um espaço de tempo que claramente não vai funcionar. Mas a verdade é que quase sempre dá certo.


Q. Qual você acha que é o seu maior superpoder no trabalho? 

Não desistir jamais!

Q. Qual é a sua maior fraqueza?

Desorganização.


Q. Como você toma decisões?

Eu sempre me baseio em dados com uma super pitada de feeling.

Q. O que você lê?

Amo romances! Histórias que tocam o coração sempre ganham um espaço no meu Kindle. Ultimamente comecei a ler biografias e me apaixonei também! Leio alguns livros da área de empreendedorismo e alguns são ótimos e outros, péssimos. Neste caso, já desisto da leitura e passo para um próximo da lista.


Q. Qual você acha que é o segredo para chegar onde chegou? 

Acho que o segredo é uma combinação de alguns fatores: ter pessoas comprometidas com você é essencial, não desistir diante dos desafios (pois eles são diários) e sempre comemorar cada conquista, por menor que ela pareça ser, pois esse é o combustível para continuar.

Q. Qual hora do dia você se sente mais produtiva?

Pela manhã, com certeza! Mas em alguns dias, de madrugada, pois nesta hora o Whatsapp não apita e você está no silêncio com a certeza de que pode se concentrar sem ser interrompida.


Q. Quais ferramentas você usa para melhorar a produtividade? 

Faço listas. Só consigo me organizar assim. Quando listo tudo que preciso fazer, comprar e resolver, consigo visualizar minhas obrigações e agir. Sem lista, fico paralisada.

Q. Agenda de papel ou Google Calendar? 

Os dois, mas na verdade, faço listas. Mesmo de compromissos. Ganhei da Julia, minha sócia, a agenda da ID BAGS e uso bastante, mas confesso que as listas me ajudam mais do que calendários.

Q. Com qual roupa você se sente mais powerful para trabalhar? 

Roupa que seja confortável e linda! O combo jeans e camisa branca, para mim, é imbatível. Coordeno com uma terceira peça e um sapato UAU! E pronto! 

Q. Work snacks? 

Não sou muito de beliscar enquanto trabalho. Sempre prefiro fazer refeições.

Q. Qual foi a maior experiência profissional que você já teve?

A maior experiência vem de uma somatória de várias conquistas. Algumas delas: conseguir ter minha loja dentro de um espaço lindo no coração do bairro Jardins em São Paulo. Fazer Collabs com personalidades e marcas bem posicionadas na moda e no mercado brasileiro, como a influenciadora Anna Fasano e a marca Granado. 

Q. Quem é você no escritório?

Eu sou aquela que fala bastante, pois quando falo, organizo meus pensamentos. Quem trabalha perto de mim deve achar péssimo! E também sou bem-humorada sempre! Sou aquela mais animada! 


Q. O que você procura quando está contratando alguém para o time? 

Interesse e identificação. Quando a pessoa chega para a conversa e já pesquisou sobre a marca, os produtos e sobre minha trajetória ganha muitos pontos, pois vejo interesse e isso é essencial! Não há nada pior do que trabalharmos em algo que não nos identificamos. Precisamos estar alinhados com a marca que trabalhamos, pois só assim faremos um bom trabalho.

Q. Como você concilia o trabalho com a maternidade? 

Ainda bem que minha rotina é bem flexível e tenho uma rede de apoio. Além disso, meu marido faz o papel de pai e divide comigo todas as tarefas da Helena.

Q. Qual é o principal desafio em empreender? E o que te faz querer continuar? 

Empreender é se reinventar e acho que este é o maior desafio e, também, o que mais me faz querer continuar. Adoro um desafio!

Q. Algum conselho para novos empreendedores? 

O maior conselho é: passe tempo dentro de uma empresa com o seu dono. Acompanhe a vida desta pessoa durante alguns dias e você verá todo tipo de problema que ela enfrenta. Só assim poderá avaliar se essa vida é para você.

Thank you Livia! Follow her on @liviaparanagua 

Share this story

COMMENTS Expand -
ADD A COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado.