foto lolla 02 - Instituto Rizomas: EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS do Capão Redondo

Olá lolla-readers, eu sou a Thaís Drummond, empreendedora, fundadora da Zoez e Coordenadora de Marketing do Instituto Rizomas. Em 2017 comecei a fazer parte desse projeto incrível chamado Rizoma e me apaixonei. As crianças do Capão Redondo me ensinaram muito, aprendi, cresci com elas.  Vi a importância da educação na prática e como cuidar do Planeta para as futuras gerações é algo que precisa fazer parte da nossa vida. Foi assim que, 4 anos depois (2 foram só de pesquisa!), nasceu a Zoez, minha marca de calçados sustentáveis, que incentiva o impacto social positivo, a cultura de doação, o comércio justo e o consumo consciente.

O Instituto Rizomas faz parte da minha vida e da minha trajetória e por isso estou muito feliz de estar aqui no Lolla para falar sobre o projeto e o trabalho que estamos fazendo com as crianças do Capão e que, por consequência, acaba influenciando de forma positiva toda a comunidade. 

Sempre acreditei que se queremos que algo mude,  bora arregaçar as mangas e mudar!  Espero que gostem do projeto e que venham fazer parte da construção dessa história com a gente! 

 

foto lolla 07 scaled - Instituto Rizomas: EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS do Capão Redondo

SOBRE O INSTITUTO RIZOMAS

Qual é o objetivo do projeto?

Promover educação de qualidade, através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, para que toda criança seja um agente de transformação do seu meio.

 

Como o Instituto Rizomas começou? 

O Rizoma – agora Rizomas – nasceu como projeto social, dentro da ONG Base Colaborativa, e foi idealizado  por duas psicólogas que sonhavam levar um pouquinho do que aplicavam dentro dos seus consultórios para crianças em situação de vulnerabilidade social, pois viam os benefícios do desenvolvimento socioemocional desde cedo.

Quem é o público alvo que vai se beneficiar diretamente com as ações? 

Crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social do Capão Redondo/SP e suas famílias; educadores e voluntários.

 

fotos lolla 08 - Instituto Rizomas: EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS do Capão Redondo

Quantas pessoas atuam para fazer o projeto acontecer? 

Hoje o Rizoma conta com mais de 50 voluntários ativos e 8 pessoas contratadas (2 no administrativo, 6 em educação). Alguns voluntários atuam diariamente, outros de forma esporádica. No Rizoma usamos a holocracia, nos dividimos em “círculos” que funcionam como subgrupos, e cada um cuida mais de uma área específica do projeto. Eu cuido da área do Marketing, atuando diretamente no dia a dia das nossas Mídias Sociais, prospectando potenciais parcerias voltadas à divulgação e crescimento do projeto, e também na nossa estratégia de comunicação do Rizoma. Antes da pandemia eu cuidava também da parte de eventos – e em breve voltaremos!

 

Onde o Rizomas acontece? 

Em São Paulo, no Capão Redondo.

 

Qual é a principal fonte de renda para fazer o projeto acontecer?

Doações de doadores pontuais e recorrentes, parcerias com marcas e eventos.

 

foto lolla - Instituto Rizomas: EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS do Capão Redondo

Falando em números, qual é o resultado efetivo do projeto? Existe algum tipo de follow-up?

Muito além do impacto quantitativo, o Rizoma tem preocupação especial com o impacto social qualitativo gerado com suas ações. Desde o início da organização, medimos impacto através da observação direta de habilidades socioemocionais; Para esse ano, através da parceria com a Huber Social, empresa australiana,  também coletaremos dados qualitativos e quantitativos com entrevistas e questionários;  Um dos dados que mais nos orgulhamos na trajetória do Rizoma é que, contrariando as estatísticas oficiais, o Instituto nunca teve participantes alimentando os altos índices da região com problemas como: gravidez na adolescência, suicídio, uso de drogas, evasão escolar, menores infratores.

 

Quantas pessoas já foram beneficiadas?

Já atendemos mais de 150 crianças, porém as atividades presenciais pararam junto com o início da Pandemia, em março de 2020. O retorno está previsto para Agosto, junto com muitas novidades! Agora o Rizoma é um Instituto de Educação, e teremos nossa própria sede.

 

foto lolla 03 - Instituto Rizomas: EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS do Capão Redondo

Onde eu posso acompanhar as ações realizadas e os resultados obtidos?

No nosso site www.projetorizoma.org e  Instagram @instituto_rizoma.

Em breve vamos atualizar o site e Instagram para Instituto Rizomas, tivemos que fazer uma pequena alteração do nome depois que formalizamos com CNPJ e viramos um Instituto de Educação!

 

Como eu posso PARTICIPAR e CONTRIBUIR?  

Com doações, seja de dinheiro (que garantem a existência do Instituto), de tempo (voluntariado) ou mesmo de expertise (parcerias pro bono). Quem tiver interesse em saber mais pode entrar em contato mandando mensagem no próprio Insta do Rizoma ou por e-mail (contato@institutorizomas.org.br).

 

FOLLOW @INSTITUTO_RIZOMA

 

__

O Lolla Social é um projeto no Lolla que tem como objetivo promover a cultura da Doação no Brasil, por meio da divulgação do trabalho de ONGs e Projetos sociais. Saiba mais aqui.

POST A COMMENT