190476568 303465778110940 1406407479771995814 n 1200x1500 - How's the weather? As 12 estações de Nova Iorque
Leandra Medine
Onde nasci só existiam duas estações do ano. Ou estava quente ou estava frio. Simples assim. E isso é muito curioso quando você é criança pois uma das primeiras coisas que a gente aprende na escola é que no planeta terra existem 4 estações. Na teoria tudo muito lindo: na primavera as plantas florescem, no verão o calor domina, no outono as folhas caem e no inverno o frio impera. Mas para mim, habitante de um país tropical, o conceito das 4 estações era exatamente isso: apenas um conceito que morava nos livros da escola ou dentro da minha televisão.

Não é à toa que quando mudei para Nova Iorque, um lugar que na teoria tem 4 estações definidas, eu fiquei tão encantada por cada uma delas. Os extremos de cada estação acontecem todos os anos sem exceção, as estações não tem a menor timidez, elas chegam sempre sem atraso, no dia marcado no calendário. Você tem a chance de assistir de camarote o espetáculo de cada uma delas exatamente como descrito nos livros de geografia e ciência. Você sente o pólen dominando o ar, vê as tulipas brotando de um dia para o outro, sente o suor escorrendo no seu corpo, os dias ficando mais longos, o sol do meio dia fritando o asfalto. O ar pesado do verão se cansa no final de setembro e dá lugar a uma brisa fresca de outono, as folhas começam a secar e a cidade fica num colorido lindo. De repente não mais que de repente todas as árvores estão peladas e o único som que se ouve é o cantar do vento arrastando as folhas que estão todas caídas pelo chão, os primeiros flocos de neve caem, o céu passa a ter uma cor de azul profundo e a brisa fresca do outono dá lugar ao vento cortante do inverno. É um espetáculo lindo.

Nos primeiros anos tudo parece muito óbvio, definido, tudo tem dia e hora para acabar, e cada estação leva a cidade a novos rituais. Você consegue ver como tudo e todos se transformam ao seu redor. Nada permanece mais do que 3 meses. Mas após alguns anos você começa a perceber as nuances. As estações são radicais, tão pronunciadas que ao final de 2 meses você já não as suporta mais. Você cansou do odor suado do verão, enjoou da sujeira das folhas e dos cafés com Pumpkin Spice, não tem mais paciência para a neve marrom que derrete e o casacão de inverno já está imundo. Logo não atura nem o polém que contamina ar, e assim você segue com pressa, ansioso para dar as boas vindas à próxima estação.
Até que recebi um meme que anunciou sabiamente que Nova Iorque tem 12 estações. A pessoa que criou o criou tem uma inteligência e senso de humor sem igual. Quando o vi pela primeira vez, tudo fez mais sentido. Você está lá todo encasacado, tipo uma cebola com mil camadas, vivendo o Inverno que tema a nunca acabar até que do nada vem o que essa pessoa chamou de “Primavera dos Tolos”. Por alguns dias você tem uma amostra do que está por vir, não sabe o que fazer e até arrisca um vestido floral. Mas logo vem o “Segundo Inverno”: sim ele chega junto com os -10 graus que estão marcando no meu termômetro hoje.
Então, no dia 20 de março se inicia a Primavera. Pera, não… O autor do meme foi mais sábio: começa a “Primavera da Decepção”, você está pronto para ela mas ela não está pronta para você. Vem então o “Terceiro Inverno” junto com a neve que tema em cair em pleno meio de Abril. No dia em que o último floco derrete, você sente o pólen e damos inicio a “Temporada de Polinização” que vem junto com espirros, alergias e um perfume açucarado no ar.

No final de abril a Primavera realmente chega, seguida do Verão que vem cheio de felicidade. Que por sua vez dura pouco pois você logo está sentado na “Varanda do Inferno” (estou falando que o autor do meme é sábio). E você reza todos os dias para o clima esfriar novamente: mais um dia assim e nenhuma célula do seu corpo vai escapar da ebulição. Os seus desejos são finalmente atendidos, e no meio de setembro um ar fresco volta a soprar, mas não se engane esse é só o “Falso Outono” que não vai durar nem até você colocar o seu primeiro sobretudo. Logo se inicia o “Segundo Verão”, que você curte sem questionar, pois você sabe que vai durar pouco, já que o “Outono Real” é a próxima senha a ser chamada. Gostaria muito de ter criado esse meme. Melhor, gostaria muito de saber quem foi o seu real autor, pois essa pessoa mudou a minha vida. Comecei a circular pela cidade com muito mais certeza e agora as 12 estações chegam assim, todos os anos, sem pestanejar, todas no dia e hora marcada.

Lifes a Party Not a Race 600x535 - How's the weather? As 12 estações de Nova Iorque

Life’s a Party, Not a Race – CUP OF JO

Artigos da semana:

  1. “Life’s a party, not a race”, Caroline Donofrio para A Cup of Jo.
  2. “The Miseducation of Maria Montessori”, por Jessica Winter para a New Yorker
  3. “Welcome to Londongrad, Where Kleptocrats Wash Their Money Clean”, Jonathan Pie e Adam Westbrook para NYTimes
  4. “The Cancellation of Mother Russia Is Underway”, Thomas L. Friedman para NYTimes
  5. “When Her Husband Said He Wanted to Die, Amy Bloom Listened”, Elisabeth Egan para NYTimes

 

LEIA TAMBÉM:
Um café e a conta, por favor? A vida em Nova Iorque e 5 Artigos para Ler
Week of Outfits: Camila Cilento, uma Brasileira Estilosa and Fun em NY

POST A COMMENT