hammam em casa
Foto: Francisco Nogueira

Conhecido no Brasil como “banho turco”, o Hammam é um ritual de purificação da pele com propriedades terapêuticas e que tem como objetivo remover a pele morta do corpo. Esse ritual de beleza faz parte da cultura marroquina, e tanto homens como mulheres vão toda semana ou a cada 15 dias no Hammam fazer esse ritual de limpeza.

No Marrocos, existem desde “casas de banho” coletivas e mais acessível para a população, como a experiência do Hammam em SPAS luxuosíssimos nas principais cidades do país. Independente da sua classe social, todo mundo faz, e posso afirmar, é bom demais! Lolla approved!

Eu gosto tanto que já não me vejo mais vivendo sem! Toda vez que estou no Marrocos, ir num hammam é parada obrigatória para mim – para quem está chegando agora, eu  vivo entre Paris e Marrocos – longa história rs! E para compensar os dias que não estou por lá, aprendi a fazer meu próprio hammam em casa e te ensino tudo no final desse post!

FRANCISCO NOGUEIRA 1787 1 - Como fazer um HAMMAM EM CASA e ter uma PELE SEMPRE MACIA

Foto: Francisco Nogueira

Como funciona o Hammam Marroquino?

Bom, antes de mais nada, o resultado, a pela fica muito muito muito macia, de um jeito que eu nem sabia que era possível. E não, não é igual qualquer esfoliação que eu já tenho feito na vida…

Você entra numa espécie de sauna com vapor totalmente naked – os spas dão uma calcinha descartável – e deita-se sobre um apoio de mármore. Então seu corpo é coberto por um “sabão preto”ou savon noir , e o corpo é esfoliado de forma intensa com uma luva chamada Kassa. E quando falo intensa, não estou brincando! E é o corpo todo, da orelha aos pés – e se você quiser, pode pedir ainda uma máscara no rosto. Nesse processo todo, vão te lavando, esfregando e jogando água para remover todas as células mortas que saíram da pele. Depois cobrem seu corpo com argila marroquina e de novo água e uma massagem para finalizar. Dependendo do Hammam que você for – geralmente os de SPAS – você ainda podem combinar com coisinhas adicionais. E voilá, baby skin! Depois ainda tem colocam numa salinha com roupão e cházinho para relaxar pós banho! Nothing better

Como fazer um HAMMAM em Casa?

Você vai precisar de:

  1. Uma luva de esfoliação;
  2. Sabonete preto – não encontramos nenhum igual ao do Marrocos, que é mais pastoso, vendendo no Brasil – apenas na Europa. Sugerimos uma opção em barra.
  3. Argila marroquina ou rhassoul:clareia e ilumina a pele. E pode ser usada no rosto, corpo e cabelo.
  4. Óleo corporal
  5. Chá de hortelã ou qualquer outro de sua preferência.

 

Tempo

40 minutos

Passo a passo:

 

  1. Prepare a argila marroquina: num pote, coloque argila e misture aos poucos com água até obter uma pasta cremosa; 
  2. Prepare a pele: antes de entrar no chuveiro, deixe a água correr bem quente para permitir que o vapor suba e preencha todo o box. Em seguida, abaixe a temperatura – até um calor que você consiga suportar – e fique de 5 a 10 minutos dentro box para que sua pele fique quente e amolecida permitindo que seus poros se abram – para ser sustentável, você pode usar o chuveiro logo após alguém ter tomado um banho quente.
  3. Hora do sabonete: desligue a água do chuveiro e passe o sabonete preto por todo o seu corpo. Deixe agir por 3 a 5 minutos. O ideal é ter um banquinho dentro do box, para aguardar sentada.
  4. Removendo a pele morta: coloque a luva de esfoliação e vá fazendo movimentos circulares e vigorosos para remover a pele morta. Enxágue bem com água, para remover todo o sabão e células mortas do corpo.
  5. Use a argila marroquina: pegue a argila que você preparou antes e espalhe por todo o corpo, inclusive rosto. Deixe agir por até 10 minutos – não muitos se for a primeira vez -, e enxágue seu corpo novamente.
  6. Nutra a pele: após se secar é a hora de nutrir a pele com um óleo corporal seco. 

  7. Hidrate o corpo: termine com um roupão bem gostoso e um chazinho quente de hortelã, para hidratar também – precisa ser um bebidinha quente, na temperatura do seu corpo.

 

Aproveite seu hammam em casa e depois me conte como foi!

 

LEIA TAMBÉM: FOGO E GELO HOME TREATMENT para ter uma PELE GLOW

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT