Passeando pela Feira da Ladra aqui em Lisboa, vi muitas peças parecidas com aquelas que estão vendendo nas lojas por preços exorbitantes e nem sempre com a mesma qualidade que uma boa peça do século passado tem. O vintage / second-hand está em alta, sem dúvidas, por isso resolvi trazer algumas peças super legais para adquirir em brechós e/ou antiquários com preços mais “friendly’s” e que vão dar um toque especial na decoração da sua casa.

Foto: @apartamentodetres para Lolla
Não poderia começar sem falar sobre livros e discos de vinil. Eu amo! Mesmo com a evolução tecnológica e a entrada dos e-readers no mercado – sou super a favor – , alguns livros físicos são sempre válidos ter em casa, seja para decorar ou, no meu caso, tenho alguns eternos que sei que vou reler daqui a algum tempo ou que passarão para as próximas gerações da minha família. A dica é procurar livros com encadernações bonitas.

Foto: @apartamentodetres para Lolla
Os discos de vinil também são uma boa opção para deixar sua casa mais cool. Mesmo com a entrada dos streamings musicais, os toca discos estão cada dia mais “hypados”, então por que não comprar discos incríveis com preços super acessíveis e monta um cantinho descolado e cheio de memórias na sua casa?

Foto: @apartamentodetres para Lolla

Foto: @apartamentodetres para Lolla
Também tenho amado garimpar molduras, quadros, gravuras e espelhos . Inclusive, molduras de madeira com estilo bem antigo estão super na moda, especialmente para os espelhos. Aquele aspecto de peça que contém história é que faz a diferença. E aí bato mais uma vez na tecla da nossa nova necessidade de se aproximar de coisas afetivas e que aquecem o nosso coração. Uma pandemia de mudanças e aprendizados.

Foto: @apartamentodetres para Lolla
Mobílias e objetos de decoração também são peças legais para garimpar. Cadeira de telinha, peças de madeira maciça, mesinhas laterais, abajur, castiçais, entre outros objetos bem estilosos para dar um toque especial e único na decoração da sua casa. O legal aqui é sair do óbvio e ter uma peça única na sua casa que não vai estar em toda loja de decoração da cidade.

Foto: @apartamentodetres para Lolla
E é óbvio que eu não iria terminar essa postagem sem deixar aqui dicas de alguns antiquários no Brasil né? Dois antiquários incríveis e familiares: um em São Paulo, o Arnaldo Danemberg, localizado nos Jardins com um acervo de tirar o fôlego; e outro no Rio de Janeiro, mais especificamente no Leblon, chamado Ad.Studio, que pertence a filha de Arnaldo, Paloma Danemberg que sempre acompanhou o pai em feiras, viagens e leilões para o garimpo de peças e resolveu seguir os caminhos do pai ao trabalhar com peças que conservam história e transmitem memória.
E vocês já compraram algum objeto de decoração em feiras ou antiquários?