WhatsApp Image 2021 03 22 at 15.42.24 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

 

Lolla’s Career series  feat. Joana Brito, fundadora da Brand New Brands. 

 

Q. So tell us, o que exatamente você faz?

A. Sou curadora de marcas novas na minha plataforma de divulgação Brand New Brands e, também, trabalho como marketing e PR (Public Relations ou Relações Públicas) para alguns clientes de moda.

 

Q. Como você conseguiu esse trabalho?

A. Resolvi conciliar um job de vendedora da Daslu com o meu estágio e com a faculdade. Foi então que me apaixonei por moda e, logo depois, fui trabalhar com a Alice Ferraz, para atender clientes como ChanelJ.Chermann e NK Store. De lá, recebi uma proposta da Michael Kors  para ser a PR e marketing manager da marca no Brasil. Logo depois me mudei para Nova York. Trabalhei com marcas americanas, brasileiras e comecei a escrever a coluna NY da revista JP, da Joyce Pascowitch. Foi durante o meu mestrado em Branding na SVA que criei o Brand New Brands, que é uma plataforma para divulgar new brands. Além disso, faço trabalhos pontuais com alguns clientes como a Marina Schaffa, Sardina, B/Yourself e alguns projetos com o Iguatemi 365 para lançar marcas novas internacionais como Amrose, Mercedes Castillo e Mansur Gavriel.

Screen Shot 2021 03 22 at 21.24.39 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

A.MO acessórios

Q. Como é um dia típico no escritório/home office/coffee shop?

A. Todos os dias são diferentes, mas tento sempre focar no Brand New Brands na parte da manhã e em ações e reuniões com clientes na parte da tarde e à noite.

 

Q. O que você ama sobre o seu trabalho?

A. Amo pesquisar e descobrir novas marcas. Também adoro conectar marcas diferentes entre si, que possam se complementar, apresentar as marcas para influencers e possíveis clientes. Em resumo, adoro ver marcas menores e não tão conhecidas crescerem, venderem e serem notadas por aí.

Screen Shot 2021 03 22 at 21.34.41 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

AMROSE Paris

Q. Qual foi a melhor decisão que você tomou sobre a sua carreira?

A. Penso em três momentos chave de minha carreira. O primeiro foi ter escolhido com 17 anos ir atrás da minha independência e, consequentemente, ter tido o meu primeiro contato com a moda. O segundo foi mudar para Nova Iorque e, apesar de todas as dificuldades que a mudança me trouxe, conseguir ter experiências importantes no mercado de moda mais dinâmico do mundo, perto de grandes marcas e profissionais. A terceira, mas não menos importante, foi ter feito um mestrado que me possibilitou desenvolver esse projeto que me faz seguir a minha verdadeira paixão.

 

Q. Qual foi a pior decisão que você já tomou no trabalho sobre a sua carreira?

A. Se pudesse voltar atrás, teria feito outra faculdade. A minha paixão por culturas diferentes me fez cursar hotelaria, algo que não me é muito útil atualmente. Acredito que administração, psicologia ou até publicidade teriam me agregado mais. Na época achei que um curso diferente e bem específico me abriria portas.

 

Q. O que você estaria fazendo se não fosse isso?

A. Provavelmente trabalhando para alguma marca internacional aqui no Brasil.

 

Screen Shot 2021 03 22 at 21.25.21 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

LERET LERET

Q. Como você organiza seu tempo?

A. Faço ginástica ou jogo tênis todos os dias logo cedo. Fazer esporte me deixa mais disposta. De manhã foco no Brand New Brands, em responder mensagens e pesquisar marca. Tento marcar todas as minhas reuniões para o período da tarde, logo depois do almoço, mas sempre há exceções.

 

Q. Qual você acha que é o seu maior superpower no trabalho?

A. Não sei se é superpower, mas fazer a curadoria é algo que faz parte de mim de uma forma 100% natural. Muitas pessoas me perguntam qual o meu critério quando escolho as marcas que posto. Posto o que gosto e posso dizer que tenho esse olhar para selecionar esses talentos que temos por aí!

 

Q. Qual você acha que é a sua maior fraqueza?

A. Perder o foco com assuntos pouco importantes.

 

Screen Shot 2021 03 22 at 21.23.21 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

Koplin

Q. Como você toma decisões?

A. Sempre tento seguir a minha intuição, mas quando tenho que tomar alguma decisão importante, analiso com bastante calma, penso quais são as possíveis alternativas e, claro, sempre lembro de experiências que vivi no passado e as uso como referência.

 

Q. O que você lê?

A. The Cut, Business of Fashion e gosto do Meio para notícias em geral. Sobre livros, eu leio de Fast and Slow a Untamed. Nesta semana estou focada em ler e responder as perguntas do A Travessia que a Ana Raia fez em parceria com a MH Studios.

 

Q. Qual você acha que é o segredo para chegar aonde chegou?

A. Trabalhar muito, ter paciência, fazer o que ama, estudar e estar sempre aberta a aprender. E, principalmente, reconhecer as suas conquistas e nunca deixar de querer ser ainda melhor.

Screen Shot 2021 03 22 at 21.29.47 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

Marina Bitu

Q. Qual hora do dia você se sente mais produtiva?

A. De manhã e logo depois do almoço. Sempre fui mais diurna, gosto de dormir e acordar cedo!

 

Q. Quais ferramentas você usa para melhorar produtividade?

A. Algo muito simples que me ajuda é fazer um to-do list à mão, todos os dias antes de dormir ou logo cedo. Acho que colocar no papel tudo que tenho para fazer me ajuda a executar cada item.

 

Q. Agenda de papel ou Google Calendar?

A. Sempre usei a de papel e espiral da Estúdio Papel, prefiro esse modelo para deixar aberta na minha mesa de trabalho.

 

Q. Com qual roupa você se sente mais powerful para trabalhar?

A. Apesar de amar vestidos, acho mais prático vestir calça e blusa para trabalhar. Quase todos os dias acabo vestindo alguma New Brand pois sempre me sinto mais fashion e up to date com elas. Adoro um bom look monocromático com acessórios inesperados. Também acredito que fazer uma rotina de cremes matinais, uma make simples e arrumar o cabelo me dão uma sensação de poder.

Screen Shot 2021 03 22 at 21.38.20 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

Pakerapakera

Q. Qual a maior experiência que você já teve no trabalho?

A. Trabalhar com o Moda Operandi ao lado da Taylor Tomasi Hill, quando ela esteve no Brasil. Idealizar eventos no Barneys New York com o Simon Doonan e no showroom da Aerin Lauder, que estava lá para nos receber pessoalmente. Ir ao disputadíssimo desfile da Dior em LA também foi um marco. Mas nada para mim é tão importante quanto receber mensagens de seguidores contando que compraram algo que conheceram através do Brand New Brands ou de marcas nacionais e internacionais agradecendo a postagem no meu Instagram e contando sobre o retorno positivo que tiveram, essas sem dúvida têm sido as melhores experiências para mim.

 

Q. Work snacks?

A. Adoro um cafezinho, meu maior vício! Atualmente estou tentando escolher snacks mais saudáveis. Vario de um muffin de banana ou blueberry sem açúcar a um iogurte natural com semente de abóbora ou amêndoas em lascas ou até uma mini barra de chocolate 70% da Dengo.

 

Screen Shot 2021 03 22 at 17.54.36 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

Maisa Niehues

Q. Quem é você no escritório?

A. Séria, focada e mais para quieta. Mas zero tímida!

 

Q. O que você procura quando está contratando alguém para o time?

A. Alguém que seja hands-on, que traga novas características para fazer o time ficar mais diverso e que vista a camisa. Sempre trabalhei com marcas que gosto muito e acho que isso faz toda diferença.

 

Q. O que você mais aprendeu com a sua mãe no business?

A. A minha mãe sempre trabalhou com moda, teve uma confecção de meias, depois anos de Daslu e agora trabalha na Carolina Herrera. Apesar disso, acredito que o que eu mais admiro nela é como ser querida em uma equipe. Muitas das grandes amigas dela foram parceiras de trabalho e as pessoas que trabalham com ela atualmente têm enorme consideração e admiração por ela como líder. Acho isso incrível e tento seguir esse exemplo todos os dias.

 

INSTAGRAM: @brandnewbrands_

 

SHOP NEW BRANDS

350 - Entrevista com Joana Brito, da Brand New Brands

 

POST A COMMENT