IMG 4474 1200x1500 - Empacotaram o ARCO DO TRIUNFO em Paris

Nesse final de semana, fui visitar a obra que está dando o que falar em Paris. O Arco do Triunfo – um dos monumentos mais icônicos de Paris – foi totalmente envelopado por um tecido plástico reciclável prata-azulado, todo amarrado em cordas vermelhas. É impressionante!

IMG 4467 - Empacotaram o ARCO DO TRIUNFO em Paris

A criação da obra é do artista plástico Christo. Ele e sua esposa, Jean-Claude, são conhecidos por embrulhar monumentos ao ar livre, transcendendo os limites tradicionais da pintura, escultura e arquitetura.  Alguns de seus trabalhos incluíram envelopar o Reichstag em Berlin, instalar uma cortina gigante no Colorado Valley, um pier flutuante na Itália e cercar ilhas em Miami com um tecido rosa. 

 

 

12351732.image  - Empacotaram o ARCO DO TRIUNFO em ParisO projeto do Arco do Triunfo começou a ser idealizado em 1961, três anos depois que Christo e Jeanne-Claude se conheceram em Paris – ele é de origem búlgara e ela francesa. Eles alugavam um apartamento perto do Arco do Triunfo e desde, Christo tinha o sonho louco de enrolar o monumento. 60 anos depois, o projeto finalmente se concretizou, mas infelizmente, nem Christo e nem sua esposa puderam testemunhar sua obra – ela faleceu em 2009 e ele, no ano passado, em maio de 2020.

 

Mas não é a primeira vez que o casal Christo embrulha um monumento histórico em Paris. Foi também num belo dia de setembro, mais precisamente no dia 22 do ano de 1985, que os parisienses acordaram com a Pont Neuf totalmente embalada. Je suis choquée!

1689a9db28ddada877eccd06974af27f - Empacotaram o ARCO DO TRIUNFO em Paris

Como todos os projetos artísticos de Christo e Jeanne-Claude, o L’Arc de Triomphe, Wrapped, foi totalmente autofinanciado graças à venda de obras originais de Christo – algo muito importante para os franceses que não podem nem pensar em dinheiro público envolvido em instalações artísticas polêmicas. 

 

IMG 4469 - Empacotaram o ARCO DO TRIUNFO em ParisSobre a obra em si, eu achei bem legal! Ver o Arco de outra perspectiva e me dar conta do real tamanho do monumento, foi impressionante. Eu não tinha percepção de que o arco era tão grande até ser envelopado! Talvez os outros detalhes me chamavam mais atenção… não sei. Eu gostei. E não vai ficar para sempre assim, em poucos dias vamos poder ver o Arco e todo o seu esplendor novamente – lembrando que é um monumento de guerra, construído para celebrar as vitórias de Napoleão.

Para chegar bem pertinho, você precisa mostrar o pass sanitaire ou um exame PCR negativo. Tudo bem controlado.

O Arco do Triunfo fica embalado de 18 de Setembro a 3 de Outubro de 2021 e é possível visitar uma exposição sobre os artistas no Centre Pompidou até dia 19/10.

Ah e o mais legal é que você pode levar um pedacinho do tecido para casa – foto da capa. Eu acho que vou colocar numa moldura, que tal?

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT