dc5632d6 75a7 4b56 aee6 fd9eadee87df - O Assunto Que Todos os Pais Deveriam Ler: Distúrbio de Deficit de Natureza

Eu sinto que como mãe de crianças pequenas em 2021, estou passando por uma experiência que ninguém sabe ainda o que vai sair do outro lado. Além de todas as questões sociais e de desenvolvimento humano, com pautas sobre gênero e sexualidade sendo debatidas na mesa como nunca antes, uma questão que vejo como urgente é a falta de soft skills que nos conecta como a essência do ser humano. Como educar nossos filhos com equilíbrio entre deixá-los soltos para descobrir a natureza X o medo do desconhecido. Excesso de qualquer coisa é nocivo, mas como pais, como superar o medo paralisante que assusta e amedronta nossos filhos e impedem que eles possam explorar o mundo?

Estamos criando uma geração com um novo distúrbio, o “Nature Deficit Disorder” (Distúrbio de Deficit de Natureza) é real. O nosso corpo pede por natureza, por luz do sol, para o contato com a terra, areia e o mar. O contato com a natureza é essencial para a redução do stress e equilíbrio do nosso corpo e rejeitar esses instintos primitivos pode nos tornar ignorantes e engessados como seres habitantes do planeta terra, onde a natureza comanda.

Agora podemos imaginar o que dois anos de pandemia contribuiu para o aumento desse distúrbio e de hábitos nada saudáveis na geração das crianças. Priorizar a natureza no lugar da solução mais fácil, que é entregar um iPad na mão delas é tão importante quanto investir na educação escolar e no intelecto.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos esse TED TALK com Ricardo Sierra: Saving our iGeneration Kids from Nature Deficit Disorder:

E para quem quiser se aprofundar, o livro Last Child in the Woods: Saving Our Children from Nature-Deficit Disorder do autor Richard Louv, que pesquisa sobre o tema. 

 

 

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

0 Comments

POST A COMMENT