2ac3a9b12edda4fb9dd3fe93b6de6686 - Dispatch on Trends

Vocês conhecem a famosa “Maria vai com as outras”? Muito prazer, sou eu todinha rs. Não no sentido ruim da expressão, ok? Tenho meus princípios e opiniões bem formados, diria apenas que sou bastante influenciável, principalmente no âmbito da moda. Já paguei minha língua com juramentos eternos de não aderir uma tendência X e, quando dou por mim, estou usando feliz da vida e ainda me achando o máximo. O legal da moda, para mim, é isso. Nos fazer ver as coisas com outros olhos e abrir a cabeça para novas oportunidades e versões de nós mesmos.

2ac3a9b12edda4fb9dd3fe93b6de6686 - Dispatch on Trends

Regencycore: Patou Spring 2021 Ready-to-Wear Fashion Show

MACROTRENDS

Falando em tendência, não sei se vocês sabem, mas existem 2 tipos: as macrotendências e as microtendências. Parece meio óbvio o que é cada uma, né? Mas aí vai uma explicação bem resumida: macrotendências, como o próprio nome já diz, são bem abrangentes, diria que são reflexos globais que atingem um grande número de pessoas e podem durar até uma década inteira. Sabem a vibe hippie dos anos 70 ou a cintura mega baixa dos anos 90? Well….. Also, as macrotendências transitam também em outros ambientes, como a música, a arte, a literatura, a arquitetura e até mesmo nosso comportamento. Tipo a Regencycore, think Bridgerton meets 2021.

248D11C7 210E 4005 A01E EE9497ABC0AD scaled - Dispatch on Trends

Rosa’s new clogs from Schutz

MICROTRENDS

Já as microtendências, referem-se a algo menor, mais específico e que permanece “em alta” por um período de tempo mais curto. Lembram daquele fervo que foram os sneakers de salto? Ou os clogs lá no começo dos anos 2000? Implorei para minha mãe comprar um para mim na época. So, like a microtrend tends to be… do jeito que veio, foi embora, sem se estender por muito tempo… until now. Já repararam que os clogs estão atacando novamente? Eu ainda não aderi, confesso que estou um pouco receosa, mas daqui um tempinho voltamos a conversar, grandes chances de eu ter mudado de ideia.

CICLOS

Ah, isso me deu o gancho perfeito para falar de outro ponto. O ciclo da moda. Vou ser honesta, não sei qual o melhor termo usar, se a moda é cíclica, espiralada, io-iô, as you wish, mas não é a coincidência que o vestido de casamento da sua avó, hoje, esteja super na moda. As tendências são como aquele ex namorado chato que aparece, some, renasce das cinzas para dar um oi, fica um pouquinho e vai embora novamente.

BUSINESS

Outro ponto interessante, agora mais direcionado para quem tem marca ou negócio, é saber interpretar as tendências. Não é possível garantir 100% que uma moda vai pegar e também não é porque o amiguinho pula do penhasco que você vai atrás, né? O ponto chave aqui é conhecer seu público a fundo e observar seu comportamento! Perguntas como: o que ele faz no seu tempo livre? Onde frequenta? Qual sua faixa etária? Será que ele está pronto para essa tendência? Será que ele vai entender? Será que, para o estilo de vida que ele leva, essa tendência se encaixa? Todas essas são questões que você precisa ter muito claras antes de investir em algo novo.

Por sinal, existe uma empresa incrível especializada em pesquisa de tendências! My beloved WGSN. De forma bem crua: eles monitoram o comportamento dos consumidores ao redor do mundo e antecipam as principais tendências para os empreendedores. Na verdade, eles fazem muito mais do que isso, tanto no universo da moda quanto do design e da arquitetura. Entre as mil e uma oportunidades futuras que eles te mostram, ainda preveem cores, movimentos sociais e te sinalizam no que vale investir naquele momento específico. Resta a você, como dito no parágrafo acima, filtrar o que melhor se adequa ao seu público!

Entendam que não tem problema você dançar uma música diferente do resto, o segredo é investir naquilo que funciona para você! Afinal, se todos gostassem do vermelho, o que seria do azul?

HOW TO TRENDS

Estamos preparando um post sobre como usar algumas tendencias fashionistas, alguma que você queira saber? Aguardo comentários pra gente poder falar sobre. 

SHOP CLOGS

350 - Dispatch on Trends

 

  1. Cara Beatriz, que gostoso seu texto e como seus exemplos tornam claros os conceitos apresentados. Com quais looks você recomendaria usar clogs?
    Obrigada

    • Que bom que gostou! Obrigada! Vou fazer um post sobre como usar algumas das tendências que estão em alta! Wait for it <3

POST A COMMENT