dia mundial da terra como ter habitos mais sustentaveis - Dia Mundial da TERRA, Como ter Hábitos Mais Sustentáveis e IGs para Seguir
foto: Pinterest

Mais um ano e mais um #diamudialdaterra para nos lembrar que estamos muito longe de atingir um ponto ideal e até um possível equilíbrio. Mas isso não significa que a gente não possa sempre tentar e recomeçar. É tipo ir na academia, nem sempre estamos afim, mas exercitar o corpo é necessário para nossa saúde. E adotar hábitos mais sustentáveis é “a academia” que precisamos ir para cuidar da saúde do planeta.

Como eu sempre digo, sustentabilidade, ecologia, são temas que são muito mais complexos e a gente só vê a pontinha do iceberg e é por isso também que muita gente também questiona, justamente porque os assuntos chegam para gente de maneira superficial e cheio de agendas políticas por trás. Eu, particularmente, amo o tema e já estudei bastante, já escrevi um pouco aqui sobre hipótese de Gaia e poderia até escrever uma dissertação sobre, mas aqui no Lolla a ideia é simplificar sua vida. E o mais importante: falar a real.

Eu não sou um super exemplo e poderia melhorar e muito meus hábitos sustentáveis. Mas eu também não me cobro ao extremo, eu faço o que posso dentro do contexto e estilo de vida que escolhi viver hoje. E acho que é com esse direcionamento que vamos conseguir, aos poucos, introduzir hábitos mais sustentáveis na nossa rotina. A ideia não é ser perfeito, mas fazer o possível. O que me faz lembrar do conceito de “o bom o bastante” que a a Cami Cilento trouxe num texto publicado aqui no Lolla e que se encaixa perfeitamente nesse contexto: “ao trazer o conceito do “bom o bastante” para a minha vida eu trouxe um equilíbrio. Ao fazer as coisas assim dessa maneira não quer dizer que eu as conclua com perfeição nem maestria, mas sim de forma boa o bastante para ser feliz”.

Dia Mundial da Terra: o que é?

Tudo começou com uma manifestação no dia 22 de abril de 1970, iniciada pelo senador norte-americano, Gaylord Nelson, que reuniu milhares de pessoas em uma manifestação nos Eua para criação de uma agenda ambiental. Dois anos depois, em 1972, a primeira conferência internacional sobre meio ambiente reunindo os principais lideres mundial em Estocolmo, organizada pela ONU. A ” Conferência de Estocolmo” foi um super marco e considerada um daqueles grandes eventos que começaram a trazer luz para o tema desenvolvimento sustentável, ESG, etc.. tudo o que falamos hoje em dia e que até pouco tempo atrás não tinha tanta visibilidade. O Dia Mundial da Terra tem como objetivo trazer luz para a relação da humanidade com o meio ambiente e gerar conscientização.

Como Ter Hábitos Mais Sustentáveis?

Como tudo na vida, falar é mais fácil do que fazer. Vamos começar com a premissa de que a maioria das pessoas vive em contexto de mundo em que é muito mais fácil não ser sustentável do que ter que se preocupar com a sustentabilidade.

Então para ter hábitos mais sustentáveis você vai precisar fazer um esforço. Não quero te desencorajar, mas como falei acima, para mim, é tipo ir na academia, sabe? Nem sempre a gente quer, mas se mexer é necessário e requer força de vontade. E a mesma lógica com adquirir hábitos mais sustentáveis. Minha sugestão:  comece com o básico e você não precisa entender exatamente todo os motivos se não quiser, apenas saiba que em algum nível, sim, o seu consumo e forma como você lida com seu lixo fazem a diferença.

Aqui vai uma short list com 5 hábitos mais sustentáveis para começar a implementar já na próxima semana:

  1. Tenha pelos menos dois lixos na cozinha: um para orgânicos e outro para recicláveis (lixo seco). Lixo limpo é lixo sem cheiro e livre de doenças… e você ainda ajuda cooperativas e pessoas que dependem da renda do seu resíduo para sobreviver.
  2. Reduza  o consumo de carne vermelha na semana: tem várias receitinhas meat free e ideias aqui no Lolla, sem falar que não é nem saudável comer carne assim;
  3. Evite o desperdício de alimentos: reduza os plásticos e use Tupperware de vidro para armazenar as sobras, invente receitas com o que tiver na geladeira, calcule mais ou menos o que você e sua família comem, coloque no prato o que você vai comer…e por ai vai.. É bem intuitivo.
  4. Na moda, você pode começar reduzindo o consumo e optando por peças second-hand: ou mesmo trocando algumas coisas com sua mãe e amigas… evite o fast fashion e peças que você vai usar apenas 1 vez, escolha tecidos mais sustentáveis (geralmente os não sintéticos). Dizem que o hábito de consumo mais sustentável é comprar o que já existe, então aposte no second-hand sem medo.
  5. Opte por comprar produtos que tenham certificação Selo B, Cruetly Free, Ecocert, Eureciclo, etc.: esses selos nos indicam que as empresas foram certificam por um terceiro por ter um compromisso com a sustentabilidade. Para saber mais, leia aqui.

Quem seguir no Instagram para se Inspirar e se Informar?

Nossas dicas de páginas no instagram que gostamos de seguir para nos mantermos inspiradas a manter e criar hábitos sustentáveis, e informadas sobre os principais temas envolvendo sustentabilidade.

@VERDESMARIAS – 3 irmãs se juntaram para mostrar como é possível viver uma vida com hábitos mais sustentáveis “sem chatice”, como elas mesmo falam. Perfil leve e propositivo.

@YAM.COM.VC – Cursos online, artigos, guias práticos, podcasts com conteúdo relevante sobre sustentabilidade, ecologia e pautas sociais relevantes. Site de conteúdo fundado por 3 mulheres que acreditam num futuro regenerativo e uma vida com mais equilíbrio.

@ALINEMATJULA – Perfil pessoal e educativo da engenheira ambientalista Aline Matujla, mostrando o dia a dia de levar uma vida mais sustentável e trazendo informação relevante sobre o tema.

@UMAVIDASEMLIXO – Perfil que ajuda as pessoas a reduzirem o lixo, evitar desperdício e tornar a sustentabilidade acessível. A estética do insta também merece destaque.

@MENOS1LIXO – Movimento idealizado pela Fe Cortez focado em empoderar pessoas para transformar o mundo através dos pequenos gestos. Leve e informativo. Recomendamos.

@MODEFICA – Organização de mídia e pesquisa que atua por justiça socioambiental e climática com foco em moda e feminismo.

@LACLIMA – Rede de advogadas(os) de direito das mudanças climáticas na América Latina, que trazem temas relevantes relacionados ao  tema climate change de forma educativa e técnica.

 

LEIA TAMBÉM:

Lolla Trending Topics: A Relação Contraditória da Gen Z com a Moda

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT