Foto 1 1200x960 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Já faz um tempo que as cerâmicas estão em alta pelos quatro cantos do mundo. Mas nesses últimos dois anos pandêmicos, essa moda veio com tudo invadir nossas casas. Vocês perceberam? Aliás, não só a cerâmica, mas qualquer outro item que nos traga aconchego e sensação de bem estar passou a ocupar um lugar no nosso home decor. Aquele sentimento de estar na casa da nossa avó, sabe? Bem quentinhos e protegidos.

E se a gente parar para pensar, “a casa da vó” sempre foi considerada como cafona ou, como muitos dizem por aí, “aquela casa cheia de cacarecos”. Pois veja só quem é a nova sensação do mundo moderno! O ciclo da moda é mesmo incrível, né?

Outro ponto que podemos observar é que a cerâmica é um item imperfeito. Tem marcas, formas e, mesmo assim, abraçamos sua beleza. Não seria isso também um reflexo do que a gente vem buscando para nós mesmos e para a sociedade? Aceitar, abraçar e amar nossas imperfeições?

E se engana quem acha que a cerâmica só serve para montar aquela mesa posta bem linda. Vai muito além. Vem ver dicas de como escolher cerâmicas e usar essas peças de modos não convencionais.

 

Foto 1 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

O JARRO DE SUCO COMO VASO DE FLORES

Sabe aquele jarro de suco que você tem e que é lindo, mas fica dentro do armário esperando o momento da mesa posta para ser usado? Por aqui, o jarro vira decoração. E essa lindeza é da Bordallo Pinheiro, uma marca portuguesa criada em 1884 que mantém até hoje a integridade da tradição em suas peças icônicas.

 

 

foto 2 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

PRATO QUE VIRA SUPORTE DE VELAS

As velas estão super em alta – inclusive a vela da Lolla vem por aí – e eu sou fã número um das que têm cheiros incríveis e perfumam a casa. Dá para usar em todos os lugares, quarto, sala, banheiro e até na cozinha. Agora dei um jeito de embelezar as velas tradicionais – aquelas que vendem no mercado – com pratos de cerâmica colorida e tenho amado usá-las na varanda.

 

 

Foto 3 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

PRATINHO DE CERÂMICA COMO PORTA COPOS

Meu home office está sempre uma bagunça, é pouco espaço de mesa para tanto papel, livros e anotações, por isso eu sempre tento deixar nele itens que sejam super bonitos e assim temos uma desorganização bela. Nesse caso, eu transformei um pratinho de cerâmica – que na verdade é uma saboneteira que veio em um kit de sabonetes que ganhei de presente – em um porta copos.

 

ARGOLAS PARA O GUARDA-NAPO

Encontrei essas argolas passeando pelo Instagram e foi amor à primeira vista. Elas são feitas manualmente na região do Alentejo em Portugal e custam 2 euros (por unidade), preço super acessível para deixar a mesa posta colorida e bem diferente do convencional.

 

IMG 5366 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto: @bibischick para o The Lolla

PORTA CANETAS

A gente adora a Mâro Antunes. No Office Tour da Bibi Schick para o The Lolla, encontrei uma dica super legar de como usar lindas canecas de cerâmica para colocar as canetinhas.

 

 

CERÂMICA PARA A VIDA

 

Para quem deseja investir nessas peças, seguem algumas dicas:

 

Foto 4 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

 

Invista em peças monocromáticas e que combinem com louças e decorações que você já tem em casa.

 

Foto 5 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

 

Não compre peças por impulso. Escolha aquelas que realmente aquecem o seu coração, que sejam afetivas de alguma maneira para você.

 

Foto 6 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Foto de @apartamentodetres para The Lolla

Não é proibido ousar. Se você é do time das cores, compre peças diferentes umas das outras para fazer uma mesa posta bem divertida e desconstruída.

Espero que tenha inspirado um pouquinho vocês por aí. Para terminar, vou  indicar  algumas lojas de cerâmica super interessantes e que vale ficar de olho: a Flor Bertarini, que é uma marca carioca com uma pegada bem minimalista; a Casa Grande Cerâmica, marca mineira da cidade histórica Tiradentes que tem cerâmicas pra quem gosta das coisas super coloridas; a Olive Cerâmicas, marca paulista com produção feita pela Sofia Oliveira; e, para quem vier a Lisboa, a loja Cerâmicas na Linha, que fica no coração da cidade e oferece uma gama incrível de marcas portuguesas com um preço excelente.

 

Foto 7 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Instagram @flor_bertarini

 

Foto 10 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Instagram @ceramicas.na.linha

 

Foto 8 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Instagram @casagrandeceramicaartesanal

 

Foto 9 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

Instagram @oliveceramica

 

SHOP CERÂMICAS LINDAS

 

350 - DECOR LOVE: Cerâmicas em Todos os Cantos da Casa

 

EDITOR’S NOTE: Nós também amamos a Paula Almeida Cerâmicas,  Cerâmica Serafine, a Casa Artesanal e a Do Barro, em São Paulo; o Ateliê Maan, em Petrópolis; a Hecho por Cami, em Curitiba; a Fato Ceramics, sob encomenda.

Deixem nos comentários suas recomendações.

POST A COMMENT