d998bdd98d1bb4a9f5429f4cbcccf0f7 e1621356372280 - Cool Mom Alert: Jen Atkin, fenômeno digital e hairstylist de toda a família Kardashian

Aproveitando que o tema do mês no Lolla é “Not your regular momma”, resolvi trazer pra cá a incrível história de mais uma #girlboss da indústria da beleza, que se tornou mãe recentemente, após passar por um longo processo de fertilização in vitro e por uma barriga de aluguel: a gata Jen Atkin, hairstylist de toda a família Kardashian e de celebs como Bella Hadid, Kaia Gerber e Hailey Bieber; fenômeno digital com quase 4 milhões de seguidores no Instagram,  autora de sucesso, criadora da comunidade Maneaddicts.com, founder da marca Ouai – e agora, a new mom mais cool do universo da beleza!

 

JEN’S LIFE

Screen Shot 2021 05 18 at 15.08.28 - Cool Mom Alert: Jen Atkin, fenômeno digital e hairstylist de toda a família KardashianCriada em uma comunidade de mórmons no interior de Utah, Jen sempre gostou de beleza, e em entrevista ao podcast Fat Mascara, conta que seu primeiro contato com esse mundo glamouroso foi por meio de filmes, sobretudo pelas cenas de transformação visual das personagens: “Sabe aquele momento em Uma Linda Mulher, que a Julia Roberts toma um banho de loja e parece que vira outra pessoa? Ou quando, no filme She’s All That, a mocinha que ninguém prestava atenção na escola se arruma para a festa e desce as escadas, e o mocinho perde o fôlego? Eu era obcecada por aquele tipo de transformação!” – contou ela. 

 

No ano 2000, com 20 anos, Jen se mudou para Los Angeles para perseguir seu sonho de tornar-se uma hairstylist, e para isso, trabalhou por alguns anos como assistente de diversos salões de beleza conhecidos na cidade. Sua primeira grande chance veio aos 26 anos, quando ela foi contratada como assistente do super Andy Lecompte que a levou para uma turnê de Madonna, estrela da qual ele era o cabeleireiro particular. Isso abriu as portas e a – visão de mundo – de Jen, que até então nunca havia saído dos EUA!

De volta a Los Angeles, ela foi contratada para fazer o cabelo da estrela Sofia Vergara para uma série de comerciais da Pepsi, e uma certa estrela de reality show em ascensão assistiu os comerciais e ficou obcecada pelo cabelo de Sofia. Já sabe quem é né?? Logo após os comerciais irem ao ar, o telefone de Jen tocou: era o agente de Kim Kardashian, solicitando que ela trabalhasse com a bela para sua primeira capa na revista Cosmopolitan, e para o ensaio, que seria estrelado por todo o “clã” Kardashian. A personalidade expansiva e alegre de Jen “clicou” na hora com as irmãs e, a partir daí, elas passaram a trabalhar sempre juntas. 

Nessa época – por volta de 2011/2012 – o Instagram começava a fazer sucesso, e ao ver a desenvoltura das Kardashians com os posts e selfies, Jen decidiu também criar o seu perfil, divulgando seus trabalhos e viagens com as irmãs, além dos bastidores de desfiles dos quais participava. Esse conteúdo foi fazendo sucesso e ajudando a alavancar sua carreira, e hoje, Jen possui quase – pasmem – 4 MILHÕES DE SEGUIDORES na rede social, que ela confessa tomar de 30 a 40% do seu tempo de trabalho!

 

 

Screen Shot 2021 05 18 at 15.14.08 - Cool Mom Alert: Jen Atkin, fenômeno digital e hairstylist de toda a família KardashianON HER OUAI TO SUCCESS

Com um tino para a comunicação, e sabendo se aproveitar das ferramentas digitais, Jen foi acumulando informações valiosas para sua próxima grande empreitada: a criação de uma marca de produtos para o cabelo totalmente diferente do que havia sido feito até então, com produtos para finalização em embalagens minimalistas “e sem aquele cheiro terrível de chiclete” que atenderia pelo exótico nome de OUAI (pronuncia-se “way” e segundo Jen “é como as garotas estilosas de Paris falam oui”). 

 

Além de se “alimentar” das informações que trocava com sua comunidade no Instagram, Jen também era muito observadora, e começou a perceber que o estilo de cabelo de qual mais gostava era um bem específico: o tal do “model off duty look”, ou seja, o visual das modelos mais estilosas da época – como Freja Beha, Anja rubik e Daria Werbowy – quando estavam de folga. Além, é claro, do estilo das francesas que ela observava nas ruas de Paris durante a PFW. “Essas meninas que pareciam que não faziam nada com seus cabelos, que simplesmente acordavam daquele jeito… Com o cabelo meio bagunçado e as ondas desfeitas. Achava isso tãooo cool, e elas tinham um estilo único, e essa vibe effortless me atraía muito. Era o tipo de cabelo que não chamava muita atenção, mas complementava perfeitamente seus looks… E era o oposto daquele cabelo de capa de revista, cheio de apliques e volume artificial, que parecia que tinha uma personalidade própria, às vezes chamando até mais atenção do que a própria modelo… e do qual eu estava enjoada” conta ela.

Juntando a visão de mercado e posicionamento que tinha clara em sua mente, com esse moodboard “cool effortless hair”, Jen lançou em 2016 a Ouai, cujos produtos, em embalagens clean e fórmulas leves e fáceis de usar, conquistaram rapidamente uma legião de fãs. 

Um dos segredos do sucesso das fórmulas certamente foi o AROMA dos produtos, que para Jen, era até mais importante do que o produto em si – tanto que ela contratou *apenas* o perfumista que desenvolveu as fragrâncias de Tom Ford para criar o “cheiro da Ouai.” Esse é um ponto que posso atestar por conta própria: tive o maravilhoso HAIR OIL  da marca e guardo a embalagem vazia até hoje devido ao aroma SIMPLESMENTE VICIANTE – um misto de musk com flores brancas pelo qual sou obcecada! Aliás, o sucesso foi tamanho que a Ouai acabou lançando seu aroma em perfume, além de expandir sua linha para produtos para o banho, hidratantes de corpo e até shampoo para pets! 

 

Screen Shot 2021 05 18 at 15.13.30 - Cool Mom Alert: Jen Atkin, fenômeno digital e hairstylist de toda a família KardashianKIDS? NO TIME 4 THAT 

O sucesso retumbante de sua carreira como hairstylist e businesswoman sempre veio acompanhado de um questionamento para Jen: quando eu serei mãe? Na entrevista, ela fala que a ideia de maternidade foi algo que sempre pensou a respeito, mas que simplesmente não tinha vontade. “Estava muito focada em meu sucesso profissional para sequer parar para considerar isso” contou ela. Por isso, em 2015 aos 35 anos e sem a menor vontade ainda de ser mãe, ela decidiu retirar seus óvulos e congelar embriões, o que para ela, foi a melhor decisão de sua vida: “com isso eu ganhei tempo, pude respirar e focar no que importava para mim naquele momento, com mais segurança e tranquilidade”. 

Em 2019, Jen e seu marido resolveram buscar uma mãe de aluguel para gerar seu filho, e em toda a trajetória – que Jen detalha em diversos posts em seu Instagram – ela não explica exatamente o porquê da escolha por uma barriga de aluguel. Ao ser questionada sobre isso por uma seguidora, apenas disse: “acho que a questão de abortos espontâneos e fertilizações mal sucedidas não diz respeito a mais ninguém” dando aí um indício do que possa ter acontecido para que eles optassem pela barriga de aluguel. 

Em junho de 2020, depois de algumas tentativas frustradas, ela anunciou que estava esperando o baby River Julién Rosenthal, que nasceu em março deste ano! 

Sobre ter divulgado todo o processo em vídeos, stories e posts em seu Insta, ela comentou: “As pessoas simplesmente NÃO FALAM sobre isso, parece um grande tabu! Então quando eu buscava informações a respeito, não encontrava! Comecei a perguntar para amigas, conhecidas, familiares, e percebi que todo mundo tinha uma história pra contar, mas tinham vergonha de falar a respeito. Decidi então, não ser uma dessas pessoas: resolvi divulgar tudo que aconteceu comigo e com nosso processo, para quem sabe, ajudar outras mulheres que estivessem passando pelo mesmo… e que é algo que pode ser MUITO SOLITÁRIO. Quem sabe, ao falar sobre a minha experiência, eu não poderia ajudar alguém e mostrar que ela não estava sozinha?”. 

 

Screen Shot 2021 05 18 at 15.12.39 - Cool Mom Alert: Jen Atkin, fenômeno digital e hairstylist de toda a família KardashianSobre o processo da barriga de aluguel em si, Jen fala sobre um relato da enfermeira que acompanhou tudo, e que a emocionou muito: “Quando o River nasceu, ela me falou: a jornada para se gerar uma vida pode ser muito solitária. Eu vi pessoas se tornarem pais das formas mais diversas que você pode imaginar. Através de adoção, barriga de aluguel, fertilizações… e vi isso acontecer nas mais complicadas, e por muitas vezes até devastadoras, circunstâncias. Ao postar a sua jornada, acredito que você pode ajudar muito as pessoas a encontrarem um conforto em saber que elas não estão sozinhas, em criar uma conexão com outros que compartilham as mesmas experiências e sabem como é difícil. E para mim, simplesmente não importa como você decide se tornar um pai ou uma mãe. O que importa é que você cuida de uma nova vida e isso merece TODA a celebração e o reconhecimento que pode existir!”. 

 

Atualmente, Jen tem compartilhado sua rotina com o new baby em posts #sincerões e super bem humorados (“hello alguém poderia ter me avisado que bebês comem de 3 em 3 horas?? E a troca de fraldas que não acaba nunca??? E os arrotos, meu Deus, tantos arrotos!”). 

 

Para quem é mãe, ou pensa em ser em algum momento, é um verdadeiro alívio ver uma mulher, que além de ser hairstylists das mulheres mais belas e famosas do mundo é por si só uma grande celebridade, ser tão sincera sobre os “perrengues” e as dificuldades da vida – e não só da vida de mãe, como também da de empreendedora, profissional e esposa. 

E é como a própria Jen escreveu em seu livro: 

“Nós precisamos estar aptos a passar pelas fases boas e ruins da vida, e muitas vezes as redes sociais nos enganam, e nos fazem acreditar que para as “pessoas bem sucedidas” a vida só tem o lado bom. E eu te prometo, esse realmente não é o caso. Por isso sempre falo: tudo que tiver que sentir, the good, the bad and the ugly, e lembre-se que quando você emergir do lado de lá de seus momentos mais obscuros, você será mais forte e mais inteligente e mais bem equipada para lidar com o próximo obstáculo de sua vida”.

 

fotos: @jenatkinhair

 

PARA LER MAIS SOBRE O TEMA FERTILIDADE DA MULHER, CONFIRA NOSSA MATÉRIA “FERTILIDADE SEM TABU

THE OUAI COM ENTREGA NO BRASIL PELA AMAZON (+ TAXAS, AFFF A GENTE SABE)

POST A COMMENT