Oi, Como Vai a Sua Rotina? Por Rafa Mercaldo

por Rafa Mercaldo

Disclaimer: não tenho filhos, divido um pequeno apartamento com meu namorado e trabalho homeoffice desde março. Este relato pessoal sobre rotina não vai funcionar para todo mundo. Espero que sirva, pelo menos, para você rir comigo das dores e delícias de ser adulta.

Nunca sonhei ser médica. Apesar de ser o sonho do meu avô, nunca me ocorreu ser. Tanto que estudei jornalismo, história da arte e trabalho com marketing. Nada a ver. Mas devo à estes trabalhadores do jaleco branco um dos insights mais transformadores da minha vida recente. 

Foi no turbilhão da pandemia que me vi trabalhando longas horas (nada de novo até aí), porém sem qualquer definição ou contorno entre o começo, o meio e fim do meu dia. Ok, eu e meio mundo vivemos isso, mas retomar o controle da minha vida dependia só de mim.

Imaginei uma rotina de consultório como médica. Já pensou, de 30 em 30 minutos, entra um serumaninho aleatório, em quem você precisa se interessar, ouvir concentrada um relato cheio de complexidades, assimilar, fazer correlações e ainda tomar decisões que vão impactar a vida dele todinha? Wow. 

Como a médica Rafaela se organizaria para dar conta de uma rotina assim? Bom, fiz uma lista rápida que depois virou uma espécie de mandamentos da produtividade, a.k.a. sanidade. Enquanto estiver ali, vis à vis ao paciente — ops, pessoas do videocall —  não tem olhadinha no Instagram, não tem ligar para dar parabéns à amiga, não tem responder os stickers fofos da mãe no grupo da família. Não tem distrações. Aliás, espero que nenhum médico faça isso comigo nem com você.

Outro ponto importante foi pensar na figura passivo-agressiva das secretárias de consultório, que foram substituídas, na minha realidade de mera marketeira, por um Google Agenda tão soberano quanto elas. “A doutora está em consulta”, assim é respondido meu porteiro quando tenta chamar no interfone durante o dia. “A doutora pode te atender às 10h na quinta-feira que vem”, respondo tranquilamente a cada nova demanda. “Podemos fazer um encaixe de 15 minutos” e “Desculpe, a doutora não atende nas sextas-feiras depois das 18h e nem aos sábados”. Agendas. Siga. Respeite. E serás livre!

Depois que você se comprometeu em dedicar atenção de modo concentrado e seu grande bloco de horas de trabalho está bem determinado numa agenda, a culpa de nem sempre estar disponível vai embora. Agora chega a hora boa: ter seu tempo para have fun, girl!

Confessa aqui: todo mundo já foi numa consulta pela manhã, encontrou uma médica impecável e pensou: que horas ela fez a unha ou retocou esses reflexos, e como parece tão disposta? Senta que lá vem a resposta: ela acordou cedo. E taí outra grande, senão a maior, descoberta recente. Se eu, ex-insone-baladeira-convicta conseguiu, você também consegue. Acorde cedo, sinta sono e você vai dormir mais cedo, num ciclo virtuoso. Sabe o que acordar mais cedo vai te dar? Tempo! Tempo para cuidar do seu corpo em alguma atividade física, para ler, esfoliar a pele antes do banho, para ouvir um podcast pendurando roupa e regando as plantas. É isso que eu faço, pelo menos, mas aí o conceito de felicidade é livre. No final deste post, eu compartilho uma rotina de um dia meu, quando tudo dá certo.

Cultivar bons hábitos ajuda, claro. Tem tantas pessoas e marcas trocando ideias sobre rotinas possíveis nas redes sociais. Confie só naquelas que nos lembram que falhar faz parte do processo de acertar. Pisar na jaca e tentar de novo, quantas vezes for preciso, também. Animou? Fixe nas 3 regras a seguir e, why not, comece amanhã:

  1. Comprometa-se a dedicar atenção sem distrações.
  2. Respeite sua agenda, ela é soberana.
  3. Acorde cedo.

MINHA ROTINA QUANDO TUDO DÁ CERTO

06h15 - Acordar 

06h30 - Tempo pra saúde: raspar a língua, beber muita água, tomar cápsulas e homeopatia

07h00 - Tempo pro corpo e mente: academia

08h00 - Tempo pra casa: laundry, plantas, arrumação, louça

09h00 - Tempo pra mim: ler, fazer dry brushing, banho, cuidar da pele, ligar pra alguém querido

10h00 - Prontinha na frente do computador

12h00 - Vou para a cozinha e cozinho!

13h00 - Descanso e/ou dou risada de memes no Whats

13h30 - Prontinha na frente do computador round 2

19h00 - Tempo pra amar: adeus emails, celular fica silencioso no carregador

2x por semana eu reservo 1h para estudar francês por motivos de namorado francês. 1x por semana eu troco o tempo pra casa por uma drenagem por motivos de varizes. E a cada quinze dias, 1h para terapia por motivos de todo mundo deveria. 

É perfeito? Jamais. Mas tentar achar o seu balance, te garanto, é divertido. Agora que expus todas as minhas caraminholas, em troca, espero que você me conte como vai a SUA rotina. Chama no @rafamercaldo e vamos agendar para ser amigas!!! Risos!

BÔNUS QUIZ

DÊ UMA NOTA DE 0 A 5 PARA SUA

  • Rotina de exercícios
  • Rotina de sono
  • Rotina de alimentação 
  • Rotina de suplementação e saúde
  • Rotina de beleza e auto-cuidado
  • Rotinas da casa
  • Rotinas do trabalho
  • Rotinas de leitura 

por Rafa Mercaldo

Previous
Previous

Week of Outfits

Next
Next

The Weekend Edit: O Que a Rosa Está Amando Esta Semana