12F30618 E50F 4F5A 8DCC D6FC2CE0EA6E e1631704661315 750x1123 1 - Como Usar uma FURADEIRA para furar a Parede
Zara Home

Morar em Paris não é só vinho e champagne, my friends. Aqui a gente tem que fazer várias coisas por conta própria e foi assim que aprendi a usar uma furadeira. Foi MUITO mais fácil do que imaginava. Tudo começou quando decidi dar uma mini atualizada no apartamento onde moro aqui e, para isso, tive que aprender a pintar e furar parede, sem falar que virei expert em montagem de móveis comprados na internet rs. Tédio da pandemia? Provável. Mas foi uma boa aventura e fiquei orgulhosa de mim mesma, me senti empoderada, sabe? Mas vamos para a parte que interessa.

Como usar uma furadeira

E eu sou aquele tipo de pessoa que não gosta de seguir receita nem de bolo, então se você é como eu e não tem muita paciência para  assistir horas e horas de tutorias, montei esse step by step super fácil com tudo o que você precisa para furar uma parede com furadeira.

9B44D57B 86F6 4E22 B601 0E12EB44CA97 e1631704465848 - Como Usar uma FURADEIRA para furar a Parede

STEP 1: Shop na Loja de Materiais de Construção

A ideia é facilitar sua vida. Compre kits com bucha e parafusos de diferentes tamanhos, já combinados na mesma embalagem. Te garanto que você vai salvar muito tempo comprando o kit pronto ao invés de tentar achar “o que funciona com o que” na bagunça da caixa de ferramentas.

Conversando com a Rosa sobre minha aventura no mundo da reforma, ela me contou que ganhou da mãe do Marcos uma furadeira quando fez 30 anos, a avó dele fala que toda mulher acima dos 30 precisa ter uma furadeira em casa. Achei um máximo e já quero dar te presente para várias amigas!

Bom, voltando para buchas e pregos. Bucha é aquele negócio de plástico que você enfia na parede antes de colocar o parafuso e parafuso, bom, esse vocês sabem! O tamanho da bucha/parafusos é indicado por números tipo 4,6, 8, 10 e você vai precisar saber esses números porque eles precisam ser compatíveis com a broca que você vai colocar na furadeira.

Ps: não quer ir até a loja, está sem tempo? Peça no Rappi!

 

 

209AEBF0 5234 4B73 9D6E 9A1BAA5CFDC9 e1631704590414 - Como Usar uma FURADEIRA para furar a Parede

STEP 2: Broca, o que é isso?

É aquela parte pontuda da furadeira que parece uma agulha grossa. A furadeira vem com várias “agulhas” de vários tamanhos e tipos – para furar metal/concreto/madeira -, mas o que você precisa saber é qual agulha fura parede e qual tamanho escolher.

E é bem fácil, é só olhar a ponta para descobrir o tipo e o número indicado na parte de baixo da broca para descobrir o tamanho.

Na foto tem dois tipos diferentes de brocas. O tipo que você deve escolher para furar a parede é esse mais arredondada em destaque – não o com a ponta mais pontiaguda.

Já o número da broca tem a ver com o peso que o parafuso vai ter que suportar na parede, quanto maior o número da broca e parafuso, mais peso ele vai aguentar. O número da broca está indicado na própria broca, na parte de baixo.

Bateu o número da broca com o número da bucha/parafuso, 70% do caminho andando.

 

 

 

 

12F30618 E50F 4F5A 8DCC D6FC2CE0EA6E e1631704661315 - Como Usar uma FURADEIRA para furar a Parede

Step 3: Colocar a Broca Certa na Furadeira

Toda furadeira tem uma chavinha que vem junto e que chama mandril – tem o formato de um T com uma ponta mais alongada.

Para trocar a broca é só usar essa chave nesse buraquinho da furadeira indicado na foto e girar. A broca vai soltar. E para prender uma nova é só girar no sentido oposto.

Se você não tem essa chavinha – como eu não tinha – aprendi uma forma super fácil e a única que funcionou para trocar a broca sem a chave nesse vídeo aqui.

 

MUITO IMPORTANTE, faça tudo isso com a furadeira desligada!

 

 

 

 

 

 

10DADD14 8FF4 4AB1 9735 43AEC4E7A8F0 e1631704728258 - Como Usar uma FURADEIRA para furar a Parede

Step 4: Fure a Parede

Agora vem a parte que dá medo: furar a parede com a furadeira. Eu, pelo menos, tinha muito, mas é uma delícia e bem menos perigoso que usar uma panela de pressão. Te garanto.

É só marcar o lugar do furo com um lápis (não pule essa etapa), ligar a furadeira na tomada, apertar o botão e furou! Agora coloca a bucha no buraco, dá uma marteladinha caso a bucha não tenha entrado até o final e enrosca o parafuso. Voilá. A primeira vez a gente nunca esquece rs.

Para não ficar torto, no iPhone tem um app que chama Medida e que você pode colocar em cima do móvel antes de instalar para ver se o nivelamento está correto. Precisa marcar zero, para estar perfeito, isso vale especialmente para estantes!

E a sujeira? Eu honestamente fiquei com preguiça e não cobri o chão com nada, mas você pode, claro. Como eu gosto de praticidade, é só prender um saquinho plástico ou um envelope com durex na parede embaixo do furo para a poeira cair ali. O resto que cair no chão, aspirador. Ou melhor, robô aspirador – sou viciada no meu “pet”.

E uma dica final muito importante, se você não usa óculos, use óculos de sol! Para proteger os olhos mesmo de qualquer poeira quando estiver furando rs.

Quer saber mais?

De todos os tutoriais que assisti, esse aqui do Manual do Mundo foi o que achei melhor, explica o step-by-step mesmo. Boa sorte!!

PS: A Zara Home acabou de lançar aqui na Europa uma caixa de ferramentas linda, bem aesthetic, e com tudo o que você precisa – menos a furadeira rs. Dá até vontade de fazer reforma assim! Espero que chegue no Brasil.

 

 

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS de como deixar a sua CASA mais Chic & Cozy

by Bianca Longo

Editora e colunista de sustentabilidade e internacional (Paris)

0 Comments

POST A COMMENT