IMG 8235 1 1200x1500 - Como Suas Kids Reagem a Elogios? Como Saber Qual o Limite Para Elogiar Uma Criança e Não Causar um Estrago

Semana passada o Ben foi pegar leite na cozinha antes de dormir e pedi pra ele servir a Stella que também queria leite. “De jeito nenhum” ele me respondeu, deixando claro que não iria fazer um favor para a irmã mais nova. Eu peguei um copo, coloquei no bancada da cozinha e repeti “Leve um pouco de leite para sua irmã”, e me retirei. Ele resmungou e eu vim para o meu quarto. Logo ele aparece com a garrafa de leite na mão e o copo cheio da Teté: “Mamãe, nada de me elogiar e falar “good boy” e essas coisas chatas depois que eu levar o leite da Teté”.

Por alguma razão, ele não gosta que eu o elogie, mas desconfio que o problema seja elogiar em voz alta. Uma vez, uma guru que eu me consultava de vez em quando me falou, “ele gosta de ouvir elogios ao pé de ouvido”. Achei muito fofo e muito maduro da parte dele me dizer exatamente o que ele não gosta dessa dinâmica, e desconfio que ele deixa de fazer algumas coisas porque não quer toda a festa consequente dessa boa ação dele. Mas porquê?

Talvez ser elogiado deixe ele constrangido e ele prefere não fazer por medo de falhar e não receber a recompensa. Como ando sempre questionando todos os meus passos e escolhas com as crianças, já estou pirando achando que estou elogiando demais e que isso pode criar adultos frustrados que não buscam novos desafios por medo de falhar e aí está o trauma que eu quero tanto evitar instaurado nos meus filhos. Good job!

O grande problema do elogio é que ele faz a criança buscar validação externa o tempo todo, e eu sei por experiência própria como isso pode ser um bloqueio. Eu venho de uma casa muito amorosa, mas ao mesmo tempo muito exigente. Validação externa é meu sobrenome. 

O Que os Experts Dizem

Sempre que eu estou struggling com a educação das crianças, eu corro para a Dr. Becky. Uma psicóloga especialista em educação infantil que ajuda os pais, que assim como eu, não sabem o que fazer diante dessas situações. Como adivinhar o que passa na cabecinha deles?

https://www.instagram.com/p/CYblQjxBD6s/?hl=en

Nesse episódio do podcast ela fala exatamente desse momento, e de como elogiar demais pode trazer consequências mais complexas para os nossos pequenos. 

Anyway, como isso funciona na sua casa? Já passou por situações como esta ? Existe uma dose certa? Como errar menos? Let’s talk!

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

0 Comments

POST A COMMENT