WhatsApp Image 2022 06 13 at 4.33.26 PM - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

Adolescência tardia? Stress? Desequilíbrio hormonal? A acne adulta pode ter várias causas e, dependendo de qual for, diversos tratamentos. Eu não sou especialista e, claro, que não vou adentrar nesse mérito. Aqui cabe o velho cliché, caso você esteja enfrentado alguma questão com a sua pele procure uma dermatologista.

Minha intenção com esse relato não é, de forma alguma, recomendar qualquer tratamento, mas sim dividir a minha vivência para ajudar quem esteja passando por uma situação semelhante. Vale dizer que antes de decidir pelo uso do medicamento oral pesquisei relatos de pessoas reais que estivessem tomado roacutan – justamente pelos efeitos colaterais chatinhos – e não encontrei ninguém com mais de 30 anos dividindo a sua experiência. So let’s do it!

 

First Things First

First things first, eu nunca tive problema com acne na adolescência. Tinha uma espinha ou outra, mas no big deal. Aos 25 anos, quando deixei de usar pílula, tive minha primeira crise. A acne, até então desconhecida para mim, veio com força na região da mandíbula e do pescoço. Sou super nerd e fui direto na minha dermato. Tratamos apenas com medicamentos tópicos e laser. Demorou uns 6 meses para minha pele voltar ao normal até que… acne de novo! Beeem menos intensa do que da primeira vez, mas estava de volta. E assim foi pelos últimos cinco anos. Períodos de pele de princesa e outros com episódios de acne. Em termos técnicos, minha acne não foi diagnosticada como severa, mas sim como recorrente.

 

Minha médica é conservadora e hesitou em me passar qualquer tratamento oral, porém, depois de cinco anos chegou a hora de tentar resolver a questão de uma vez por todas. Vale dizer que fiz todos os exames possíveis e imagináveis, tentei absolutamente todos os procedimentos não invasivos e medicamentos tópicos do mercado. O resultado era sempre o mesmo, minha pele ficava impecável, mas a acne teimava em retornar.

 

Como eu disse, minha acne não é severa, é apenas recorrente. Em razão disso meu tratamento com roacutan é bem diferente daquele recomendado para adolescentes, por exemplo, mas isso não faz com que os efeitos colaterais deixem de existir. Apesar de serem chatos é possível lidar com eles e enfrentar esse período de tratamento com alguns cuidados:

 

1. Hidratação

O PRINCIPAL cuidado que você deve ter durante o tratamento: tomar muita água e hidratar a pele do rosto, corpo e lábios.

Onde eu mais senti o efeito do medicamento foi nos lábios e nariz. Não tem segredo: bepantol básicão todos os dias antes de dormir. Além disso eu deixo um lipbalm em cada lugar, tem na bolsa, no carro, no gabinete e por aí vai. Os meus preferidos são o rêve de miel da Nuxe, o Nivea de morango e o rouge volupte shine da YSL  (para fazer bonito quando preciso retocar em público. Quem nunca?).

Capturar - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

BATOM - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

Para o nariz o cuidado é bem menos glamouroso: limpeza diária com soro fisiológico. That’s life! Hahaha.

A dica de milhões para beber bastante água é ter sempre à disposição, em copos ou garrafas bonitos. Pode parecer frescura, mas garanto que funciona. Tudo que nos agrada visualmente tem a tendência de se tornar, mais facilmente, parte da nossa rotina. Oh hi aesthetes!

2. Keep it simple

Eu adoro skincare, mil passos, e etc., mas esse não é o momento de sobrecarregar a pele com muitos ativos. Estou usando no rosto estritamente o que a minha dermato me recomendou, de acordo com meu tipo de pele e necessidades. Em resumo sigo os três passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar.

Para limpeza eu sou adepta ao double cleasing, então uso o cleasing oil da Bioré e, na sequência, o Sensibio da Bioderma.

Capturar 1 - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

BIODERMA - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

 

Sigo para hidratação como o Toleriane  Sensite da La Roche. Em dias que a minha pele está mais ressecada uso o Skin Food da Weleda antes de dormir.

LA ROCHE TRATAMETO ACNE - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

WEEDA - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

 

Meu protetor solar favorito da vida é o Water Fusion da ISDIN e mantive o uso dele normalmente.

PROTETOR SOLAR TRATAMENTO ACNE - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

No corpo estou usando só o Cetaphil velho de guerra. Ah, não podia deixar de citar que minhas cutículas estão um caos. Estou tentando domá-las com bepantol e o óleo da Granado, que deixo na minha mesa do escritório para não esquecer de passar.

 

CETAPHIL TRATAMENTO ACNE - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

GRANADA ACNE - Como Sobreviver ao Tratamento Para Acne Depois Dos 30

SHOP NOW

3. Disciplina e paciência

Como todo e qualquer tratamento boa parte do resultado depende do seu comprometimento. Para lembrar de tomar o medicamento todos os dias eu deixo ele junto com as minhas vitaminas, naquelas caixinhas organizadoras que vendem na farmácia. Tomo sempre no mesmo horário, então acabou virando rotina.

O tratamento é logo e pode ser que tenha períodos de piora, então ter isso em mente em lidar com leveza é sempre o melhor caminho. Eu estou no segundo mês e, no momento, com uma pele de pêssego, mas para chegar até aqui meu rosto descascou bastante. Nesse período eu já chegava falando para as pessoas do meu convívio: “estou trocando de pele!”. Quebrado o gelo, explicava do tratamento e vida que segue.

 

O tratamento é longo, os efeitos colaterais chatos, mas até aqui o resultado está sendo bastante satisfatório. Ao meu ver o segredo é tratar com leveza e não deixar as marquinhas na pele afetarem sua autoestima. Óbvio que falar é bem mais fácil que fazer, mas um passo por vez. Hahaha.

 

Espero que meu relato posso ajudar você que está lidando com esse problema e se quiser trocar figurinhas pode me mandar uma DM no meu insta @_marinacamargo, será um prazer.

PS. Só não me peçam fotos de antes e depois porque lido bem com a situação, mas ainda não atingi tamanho desprendimento! See you soon!

 

LEIA TAMBÉM:

A Ordem Certa de Aplicar os seus Produtos de Skincare

Como se livrar dos CRAVINHOS em casa 

3 dicas para manter a pele saudável usando MÁSCARAS

by Marina Camargo

A rebel at heart mais metódica e by the book que você vai conhecer. Uma curitibana morando em Lisboa, de onde compartilha suas muitas paixões em seu instagram.

0 Comments

POST A COMMENT