como planejar uma viagem para paris com Camilla Dolle, da XP investimentos
Foto: @camilla.dolle

Já pensou em planejar sua próxima viagem para Paris e ainda conseguir investir o seu dinheiro? Janeiro chegou e, com ele, um mundo de possibilidades, novas vontades, sonhos a serem realizados, e a possibilidade de usar o seu dinheiro de forma mais inteligente. Quer saber como?

Bom, eu sou do time que acredita que dinheiro tem sim tudo a ver com felicidade – não como um fim, mas como um meio que nos possibilita viver a vida que queremos. Mas para isso, precisamos de uma boa dose de planejamento, senão é muito fácil cair na armadilha do prazer imediato – que pode até virar aquela bola de neve chamada dívida (e ninguém quer começar o ano devendo no cartão de crédito, não é mesmo?).

Então hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas de planejamento financeiro para  ajudar a programar uma viagem para o exterior. E é claro, pensei em usar como exemplo uma viagem para Paris, porque né… Paris é sempre uma boa ideia. Então vamos aproveitar as vibes de janeiro para arregaçar as mangas e começar o ano com a meta de gastar de forma inteligente.

COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PARA PARIS DA FORMA MAIS INTELIGENTE PARA O SEU BOLSO?

1. Entenda qual o perfil da sua viagem

A ideia é conhecer e passear, sem se preocupar com luxos? Ou aproveitar tudo com o maior conforto e qualidade possíveis? Entenda qual tipo de viagem você se identifica mais antes de começar a se planejar.

2. Pesquise Todas as Despesas Previsíveis

Passagens, hospedagem, passeios, transporte na cidade, alimentação e, se quiser, compras. Tudo vai depender do seu perfil, mas você sempre pode reservar um budget um pouco maior para uma atividade ou outra, dependendo das suas prioridades.

3. Adicione uma Folga

Se você é como eu e sempre acaba gastando um pouco a mais do que esperava, adicione de 10% a 15% nessa conta para dar uma folga – mas aí não vale mais ultrapassar!

4. Considere a Cotação do Euro e Compre a Moeda aos Poucos

Boa parte desses gastos para uma viagem para Paris será feita em euros, como alimentação, compras e transporte. Essa talvez seja a parte mais difícil de prever, porque não temos como saber qual será a cotação da moeda no futuro. Por isso, o ideal é comprar aos poucos, fazendo uma média ao longo do período até a sua viagem – e de vez em quando conferindo se os valores continuam os mesmos.

 

Como Planejar seus Gastos na Prática?

Pra te ajudar a se planejar, pensei em usar como exemplo uma viagem de sete dias para Paris, para uma pessoa, em agosto de 2023. Usei valores atuais, mas claro que eles podem variar até lá e também a depender do tipo de luxos que você possa querer adicionar às suas férias. Para esse exercício, eu considerei uma taxa de câmbio de R$ 6,50 euro.

 

  • Local da Viagem: Paris
  • Data da Viagem: Agosto de 2023
  • Tempo de viagem: 7 dias
  • Câmbio: R$ 6,50 euro.
  • Passagem: considerada como “recomendada” pelo Skyscanner. Sem escalas. Classe econômica.
  • Hospedagem: média de alguns hotéis nas melhores regiões de Paris, com nota 8,5 pelo Booking.
  • Passeios: principais museus e galerias da cidade, incluindo o palácio de Versailles
  • Locomoção: passe de metro de uma semana, que considero excelente meio para se locomover por lá.
  • Alimentação: considerando um mix de restaurantes bacanas e de comidinhas mais rápidas durante passeios.

Screen Shot 2022 01 29 at 10.36.15 - Como Planejar uma Viagem para Paris Investindo o Seu Dinheiro?

Como Economizar Investindo o Seu Dinheiro?

Considerando que a viagem do nosso exercício será em agosto de 2023, daqui a 18 meses, você teria até lá para se organizar, economizar e, o mais importante, investir! Isso mesmo, INVESTIR! E por que o investimento é importante?

Aqui eu mostro a diferença entre você não investir e aplicar em algum investimento: o valor a ser economizado por mês será menor caso você invista. Por exemplo, uma opção de baixo risco é o Tesouro Selic de menor prazo disponível (atualmente, é o 2024), que pode ser sacado a qualquer momento.

Abaixo eu dou um exemplo de quanto tem que ser guardado mensalmente a depender de quanto você investiu no começo:

Screen Shot 2022 01 29 at 10.39.47 - Como Planejar uma Viagem para Paris Investindo o Seu Dinheiro?

Eu sei que a diferença parece pequena, mas algumas coisas são importantes:

  1. eu escolhi o investimento mais seguro que temos no Brasil. E quanto menor o risco, menor a rentabilidade;
  2. o prazo do investimento é bem curto, então tem menos tempo para a rentabilidade fazer uma diferença maior;
  3. mesmo que seja pouca diferença, acredito de verdade que seja melhor do que nada e ainda dá aquele empurrãozinho para criarmos o hábito de investir.

Uma coisa bem legal que dá pra ver é que quanto maior seu investimento inicial, menores as parcelas mensais que você vai precisar investir e maior a diferença para o cenário em que você só acumula esse dinheiro na sua conta, sem investir. E claro que se você conseguir investir mais em um ou outro mês, melhor ainda (e ainda pode sobrar um dinheiro a mais pra comprar algo que você queira muito)!

Além do Tesouro Selic, tem outros investimentos seguros que podem ser legais também e já falei sobre eles aqui no Lolla 😉

Uma alternativa bacana para aquela parcela da viagem que é em euros é investir em fundos cambiais, que são fundos de investimento que investem em moedas. Ou seja, eles valorizam e desvalorizam de acordo com as moedas, sendo uma boa proteção contra toda essa incerteza em relação ao que vai acontecer. Uma opção é o fundo Trend Euro FIM*. Mas é importante você entender que ele sobe e desce. Caso não se sinta confortável com isso, prefira investimentos mais seguros, como o Tesouro Selic.

Gostaram? Espero que ajude a planejar a viagem dos sonhos ou qualquer outro grande plano que você possa ter.

Bisous,

Cá Dolle

* Isto não representa uma recomendação. Confira se o produto está de acordo com o seu perfil de investidora e objetivos e conte com ajuda de assessoria caso necessário.

__

Planejamento é tudo! Gostaram desse conteúdo sobre finanças? Deixem mais perguntas e dúvidas nos comentários. Para quem quiser saber mais, esse é o Instagram da Camilla Dolle e você pode começar a investir agora, se quiser!

ps: o post não foi sponsored pela XP, a Camilla é colunista do Lolla sobre finanças. 

by Camilla Dolle

Economista, trabalha na XP, onde se dedica a levar conhecimento sobre investimentos para investidores, de iniciantes a avançados. Tem uma coluna mensal sobre o tema na Infomoney e é uma das líderes do coletivo de mulheres da XP, o MLHR3

0 Comments

POST A COMMENT