Screenshot 2021 02 16 at 11.12.06 - Como Fazer Suas Velas Durarem Mais

Não acho que posso dizer que sou uma connoisseur de velas, deixo esse papel para a Nadine Koi, founder do Wellboxed, um site sobre velas de luxo. Mas sou completamente apaixonada por essa maneira analógica de ativar os sentidos, algo que remete a uma vida old school e que pra mim se traduz em self care. Gostar de velas é um hobbie caro, logo precisamos de um artificio para fazer com que elas durem mais. 

Ainda não dá pra sentir cheiro pela internet, mas acho que esse dia ainda vai chegar e acredito que vai funcionar mais ou menos assim: alguém vai criar uma base de dados com as fragrâncias do mundo e criar uma tabela de algoritmos equivalentes, que de alguma forma vão acessar a nossa memória e fazer a gente sentir os cheiros por memória olfativa. Complexo demais? Estou sofrendo de síndrome de Inteligência Artificial achando que tudo vai ser robotizado? Talvez. 

Screenshot 2021 02 16 at 11.26.16 600x600 - Como Fazer Suas Velas Durarem Mais

Vamos às velas.

Tenho uma vela em quase todos os cômodos da casa e quando elas acabam reaproveito os potinhos como pela casa toda, acho charmoso ter esses pequenos objetos com memória espalhados, eles ajudam a contar a história da nossa casa. Velas boas custam caro, mas existem alguns truques para fazer elas durarem mais. E de alguma forma, entender de um assunto que você curte vai fazer você se sentir menos culpada na próxima vez que for comprar uma vela. O investimento deixar de ser tão supérfluo, quase o comportamento de um colecionador, então é um ganho duplo, de conhecimento e consciência. 

4 dicas de como acender velas direito para elas durarem mais 

Screen Shot 2019 09 19 at 9.02.08 AM 1024x1017 - Como Fazer Suas Velas Durarem Mais

Diptyque

1. A primeira queima deve ser de duas a três horas 

Quando você acender a vela pela primeira vez, deixe ela queimar por inteiro, para a cera ficar bem líquida, como um laguinho em volta do pavio e não queimar em forma de túnel com o pavio no meio. Isso faz com que toda a cera seja posta para trabalhar, ou seja, soltar o cheirinho tão aguardado e consequentemente deixar o seu dia mais leve.

Se a cera fica grudada no copo, boa parte deixa de queimar e a fragrância da vela é reduzida, assim como o tempo de vida da vela. Vela tem memória, se você acender corretamente na primeira vez, a tendência é que a cera queime da mesma forma das outras vezes. 

2. Corte o pavio e deixe ele retinho na hora de acender

O pedacinho do pavio que fica para fora da cera para acender a vela deve ter de 3-5mm, mais do que isso a chama pode ficar alta e deixar a borda do copo preta com fuligem de fumaça. Fora que faz com que a cera derreta mais rápido e a sua vela vai acabar antes, por isso corte sempre antes de acender. Pode ser com um cortador de vela, que tem um formato específico para “pegar” o pavio queimado e não deixar cair na vela ou com uma tesourinha de unha. Para cortar, a cera tem que estar dura e seca, porque se o pavio ou o resto de fuligem cair na cera derretida, fica difícil de tirar. 

3. Nunca deixe uma vela queimando sozinha

Parece óbvio, mas nunca deixa uma vela queimando sozinha. Uma vela que comprei na Anthropologie há anos quase fez um estrago. Deixei ela queimando na mesa de cabeceira do meu quarto e fui pra sala, não tinha aparado o pavio, a chama subiu demais e passou para a cúpula do abatjour que era de tecido. Nada aconteceu, mas poderia ter sido bem sério.

E fique de olho no vento. Um vento batendo na vela, além de deixar a queima irregular ,o que pode danificar a vela, pode contribuir para um acidente. Não deixe uma vela queimando em uma corrente de vento, nem se estiver por perto, não vale o risco. 

Screenshot 2021 02 16 at 11.13.09 480x600 - Como Fazer Suas Velas Durarem Mais

4. Como limpar o vidro para usar como pote 

A forma mais segura, é jogar água quente dentro do copo, com calma, e ir limpando o excesso de cera com um pano úmido. Precisa usar luvas para não queimar as mãos e repetir o processo algumas vezes. Para as ansiosas de plantão, se a cera estiver muito dura eu ligo o forninho, coloco o copo em cima e deixo esquentar um pouquinho. O calor do forninho derrete a cera e deixa mais fácil para tirar – minha primeira tentativa é tirar com uma faca sem ponta e depois limpar o excesso com um pano úmido.Não coloque embaixo da água para não danificar o adesivo, estraguei minha última vela Le Labo por pura ansiedade. 

SHOP CANDLES

 

350 - Como Fazer Suas Velas Durarem Mais

 

Photos: Joel.Closet e Naadine Koi, from Wellboxed 

ps: post editado e atualizado.

 

by Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of Lolla.

9 Comments
  1. nossaaaa me ajudou muito, sempre amei cheiros na casa, mas comecei agora no mundo das velas. comecei errado mas a partir de agora farei bem linda assim e minhas vela durarão bem mais 😀

    • oi anna, que bom! velas boas custam caro, vale a pena cuidar delas com carinho para que durem mais. enjoy!

  2. Rosa, quando a vela está no fim eu coloco a embalagem dentro do freezer por 3 horas. O restante de cera fica congelado e eu tiro com uma faca. Passo um paninho por dentro e pronto! Mais um copo charmoso disponível para decorar e outras finalidades.

    Beijos!

  3. Eu lendo as dicas e descobrindo que fazia tudo errado hahah Eu e meu amor por velas agradecemos as dicas!

  4. Boa tarde, fui acender minha vila jo malone e nao passou o cheiro de queimado.. o que posso ter feito de errado?

POST A COMMENT