restaurante do massimo botura

Ciao Lolla Girls,

Eu sou a Julia, moro há 3 anos na cidade de Bologna, na região de Emilia-Romagna – super bem localizada fica à 45 minutos de Florença e 1 hora de Milão no trem rápido -, mas sou apaixonada pela Itália muito antes disso.

Há dez anos vim fazer o meu MBA no mercado de luxo na Universidade de Bologna, que é considerada a Universidade mais antiga do mundo, e foi quando me encantei com o lifestyle do país, o que inclui valorizar a origem seja das comidas ou das pessoas, a importância de viver a vida, ter tempo para você mesmo e uma certa simplicidade.

Se tem maneira melhor de conhecer a cultura de um país do que pela gastronomia, eu desconheço. A Itália é um paraíso para os food lovers, que valorizam a cultura local e os ingredientes frescos. 

Já fazia um tempo que eu queria conhecer um dos restaurantes do chef super estrelado Massimo Bottura – se você assistiu o début de Chef’s Table na Netflix vai entender do que estou falando – e isso finalmente aconteceu no final do ano passado. Eu consegui reservar o Francheschetta58, que é a “sorrella picola”da Osteria Francescana. 

 

frente restaurante 450x600 - Como é Jantar no Restaurante do Massimo Bottura? 

Como é Jantar no Restaurante do Massimo Bottura?

A cozinha do Francheschetta58 conta a história local de Modena com um toque de contemporaneidade. O ambiente é bem descontraído e não tem um dress code específico, como o Osteria.  O atendimento é excelente e a comida também. Se assim como eu você gosta de menu degustação pode contar em passar algumas horas por lá e ter uma super experiência. 

Era um sábado em Dezembro e fui com o meu namorado, o que foi ótimo pois aproveitamos para provar as duas opções de menu degustação. Cada menu degustação tem como sugestão duas opções de harmonização de vinhos, o que muda é a quantidade de taças. 

Eu pedi o menu degustação I LOVE Modena (€74, não inclui bebida), com sete pratos, e ele o menu “Tradição em Evolução (€55), com cinco pratos, sendo o último sempre uma sobremesa. O primeiro menu é mais criativo, com pratos não tradicionais, muito interessantes, criados com produtos regionais; já o segundo serve os pratos tradicionais da região com qualidade e excelência. O nosso favorito foi o Menu Tradição em Evolução, pois apesar de serem pratos típicos que se encontra em muitos restaurantes o sabor era fantástico! Já no outro menu algumas combinações não me agradaram muito.

Aconselho reservar com 3/ 4 semanas de antecedência para conseguir a data desejada, pois o restaurante não abre aos domingos, não é grande e tem alta procura.

O mais legal de tudo isso é que semanas antes eu fui à um evento, em Bologna, onde passaram o filme de Bottura  “Power of Food, Power of Hospitality”, no qual ele falou sobre o projeto social que ele tem entre outras coisas. Nesse dia conversei com ele, que foi super simpático e ele disse que sabia que os brasileiros apreciavam muito a culinária e também  os seus empreendimentos. 

 

Um Pouquinho sobre Massimo Bottura

Em 2019, Massimo Bottura foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do ano pela Time e ganhou duas vezes o prêmio de melhor restaurante do mundo com a sua Osteria Francescana. Chefe e empreendedor, ele conquistou o mundo não só pela boca, mas pelo seu carisma e good heart: 

Faz parte dos business de Massimo:

60% dos seus empreendimentos estão localizados em Modena (Itália), sua cidade natal, que é a cidade vizinha de onde eu moro, Bolonha.  

 

O que fazer em MODENA, além de comer?

Para aproveitarem a viagem à Modena, eu sugiro que vocês passem o dia por lá e curtam um pouco. O centro fica à 15/20 minutos caminhando do restaurante. Só pode entrar de carro no centro residentes então eu aconselho fazer tudo à pé, a cidade é uma graça e vale a caminhada. O meu namorado mora em Modena, então acabo ficando bastante tempo lá e recomendo a visita, é a cidade uma graça.

O que fazer em Modena:

  • Bobotti: caminho entre o centro e o restaurante, na Viale, tem um jardim no qual se concentram locais que você pode tomar café, fazer refeições e aperitivo, o famoso happy hour italiano)
  • Mercado Albinelli: mercado municipal; onde também se encontram restaurantes e é outro local para aperitivo.

 

Para amantes de automóveis em Modena, assim como em Bolonha, se concentram as marcas de carros de luxo. Em modena, você pode visitar o Museo Casa Enzo Ferrari e o Museo Maserati.

A presto!

 

LEIA TAMBÉM:
Lolla Travel Guide: Roma, a Cidade Eterna

POST A COMMENT