City Guides: Curitiba

Falar de Curitiba é falar da cidade que eu amo, da minha cidade natal. Eu vejo Curitiba com pluralidade, cheia de opções variadas, tem história, mas também tem o moderno, o novo. Ela não é aquele centro urbano caótico, mas também não é uma cidade pacata. Um equilíbrio ideal quem sabe?

Fiz um pequeno roteiro para os turistas de primeira viagem, vale lembrar que sempre há algo novo, e como não estou morando lá, toda vez que volto também tenho algo a descobrir.

city guide curitiba lolla IMG 4113 - City Guides: Curitiba Palácio Garibaldi, Largo da Ordem

Para começar: se optar por um passeio bem tradicional, saiba que Curitiba tem mais de 26 parques. Para isso tem um ônibus específico de turismo, Linha Turismo, que passa por 24 pontos turísticos, esse ônibus tem seu ponto inicial na Praça Tiradentes, centro da cidade. Meus parques preferidos por lá são:

– Jardim Botânico: jardins com inspiração francesa.

– Bosque do Papa: mostra a cultura polonesa; pense em um parque pequeno e charmoso, minhas filhas fizeram um ensaio fotográfico lá em um de seus aniversários, desde então o parque se tornou especial para mim.

– Bosque do Alemão: inspirado na cultura alemã, nesse parque tem a trilha de João e Maria, o que torna o passeio bem divertido para as crianças, durante o caminho tem A Casa Encantada, que abriga uma biblioteca infantil. A trilha termina em um mirante na torre dos filósofos.

Além de muitos parques, a opção gastronômica é ampla, tem para todos os gostos e bolsos. Mas acho válida uma visita ao bairro Santa Felicidade, onde tem inúmeras opções de restaurantes ( inclusive o ônibus de turismo passa por lá também), minha sugestão seria almoçar no Madalosso, meus pais gostam muito desse roteiro: almoçar no Madalosso e depois passar na adega Vinhos Durigan, loja com uma imensa variedade de queijos, vinhos, geléias e chocolates.

city guides curitiba lolla - City Guides: Curitiba Largo da ordem

Mas, se você quiser apenas passear o dia todo por um bairro descolado, opte pelo Bairro do Batel. Nele, além do shopping mais cool da cidade (Pátio Batel), tem também a Praça do Japão, a Praça da Espanha e vários restaurantes, cafés, baladas, galerias de arte, bistrôs, churrascarias, hotel boutique (Nomaa)… E se quiser tomar um chope e comer petiscos, a rua Vicente Machado – ainda ali no Batel – tem várias opções para todos os gostos, incluindo restaurantes mais tradicionais.

curitiba lolla - City Guides: Curitiba Botanique Café Bar Plantas city guides curitiba lolla - City Guides: Curitiba Botanique Café Bar Plantas

Saindo do Batel, logo no bairro das Mercês, você irá encontrar um charmoso café – Botanique Café Bar Plantas. Um espaço para tomar um café ou drink, almoçar ou fazer um lanche e comprar plantas. Ao lado tem um charmoso brechó vintage, o Colete & Corselet, aliás Curitiba tem muitos brechós, há vários nas ruas Mateus Leme e Paula Gomes, com opções de infantil a adulto.

Outro passeio imperdível da lista: o MON,  Museu Oscar Niemeyer. Além das exposições, conta com um café e com um gramado que fica lotado de dogs e seus donos nos finais de semana, também é possível ver alguns grupos de yoga pelo gramado e até grupinhos de danças.

city guides curitiba lolla - City Guides: Curitiba Biblioteca Pública

Outro passeio que sempre incluo no meu roteiro é a Biblioteca Pública, desde criança (aos 09-10 anos) fui uma frequentadora assídua de lá, então acredito que vale o passeio.

city guide curitiba lolla IMG 4123 - City Guides: Curitiba Galeria de arte, Largo da Ordem city guides curitiba lolla - City Guides: Curitiba Cine Passeio

Para finalizar, um programa bem curitibano: ir à feira de rua e comer pastel, ou quentão e pinhão no inverno. A mais clássica é a Feira do Largo da Ordem, aos domingos de manhã. Aliás, o próprio Largo da Ordem já vale o passeio, ali perto tem um cinema, o Cine Passeio, que resgata a tradição dos antigos cinemas de rua. E aí, se animou?!

Shop The Edit

Avatar

by Poliana Almeida

POST A COMMENT