Cinnamon Babka

Cinnamon Babka - Cinnamon Babka

Photo: Cathy Roma from What Should I Make For

Outro dia Helena mandou no grupo do Slack do lolla team uma foto de uma receita que não deu certo, uma babka, mas mesmo assim ficou uma delicia. Helena não desistiu e refez a receita outro dia, a conquista foi parar na Little Joys of the Week desta semana. Afinal pão com açúcar e canela, é certamente um combinação a prova de erros. A receita é cheia de steps, mas é simples de fazer, não se intimide. E sejamos justas, fazer pão caseiro é uma das coisas que dá mais sentindo a palavra Home.

If the clouds bring me snow. I counter with babka. A heavenly sweet loaf of cinnamon babka.

– Cathy Roma.

 

A receita da massa é da Lu Zaidan e ela ensina como fazer nesse video, com recheio de chocolate para quem preferir. Mas aqui está o passo a passo:

INGREDIENTES PARA A MASSA

1 xícara de chá de leite morno

10g de fermento biológico seco

4 xícaras de farinha de trigo

1/3 xícara de chá de açúcar

1 pitadas de sal

1 ovo

1 gema

1 ovo batido para pincelar

150g de manteiga sem sal

MODO DE FAZER

Misture o fermento biológico seco com o leite morno em uma tigela com um mixer a mão. Deixa descansando por 5 minutos enquanto mistura os ingredientes secos. Farinha de trigo, açúcar e sal, misture com uma espátula em outra tigela. Depois acrescente o ovo na tigela do fermento e mistura bem, depois junte aos ingredientes secos e misture. Daí vem a hora que as kids mais gostam, de colocar as mãos na massa para sovar por uns dois minutos. Com a massa lisinha, você acrescenta a manteiga sem sal e amassa de novo. Depois cobre a massa com papel filme e deixa descansando por 1h fora da geladeira. Quando a massa estiver no ponto, um pouco crescidinha, passe um pouco de farinha na bancada e abra a massa com um rolo – ligue o forno para ir aquecendo. Depois passe o recheio por cima e enrole. Corte a massa no meio e com os dois pedaços faça tipo uma trança, já em cima da assadeira. Pincele com um ovo e leve ao forno de 20 a 30 minutos, até dourar.

Aqui no blog da Cathy, uma outra forma de enrolar a massa com um passo a passo bem explicadinho. 

PARA O RECHEIO DA HELENA

“Para o meu recheio, eu usei 1/4 de xícara de açúcar mascavo, 1/4 de açúcar refinado e muita canela !!! Passa manteiga derretida ao longo do pão (pincelei +/- 1c de sobremesa de manteiga) e joga a mistura do açúcar e da canela por cima, cobrindo os espacinhos que faltarem com a canela. Mas fica muito suave! Se quiser, pode colocar 1xic de açúcar mascavo, 3/4 de xic de açúcar refinado mais a canela misturados com 2 cs de manteiga derretida. Fica bem molhadinho! Para quem quiser uma opção de babka sem glúten indico esta aqui.”

Lolla Team

by Lolla Team

Read ’s posts

POST A COMMENT