IMG 5666 1200x1500 - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

IMG 3283 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Home Tour series feat. Fernanda Marchesan: arquiteta e designer, mãe do Mike e da Lola (nossa xará com um L) e contadora das histórias mais inusitadas. Fe é uma mulher cheia de repertório, já fez curso de TUDO (papelaria, tricô, confeitaria, design thinking, geometria sagrada, miojo gourmet, you name it), morou fora do Brasil algumas vezes e é simplesmente apaixonada pelo o que faz. Welcome to Lolla, Fefinha! 

 

Q. O que você faz / com o que você trabalha?

A. Sou arquiteta e designer de produto, atualmente trabalho em um grande escritório de arquitetura basicamente com projetos de residências. Nas horas vagas, em paralelo, faço meus próprios projetos.

Q. Com quem você mora (animais inclusos)?

Moro com meus dois goldens, o Mike de 10 anos e a Lola de 6, meu irmão que mora na edícula da casa e, às vezes, minha mãe.

A casa é dela, mas passa maior parte do mês em Ilhabela, onde tem um hotel.

 

Q. Em que bairro fica sua casa / apartamento?

A. A casa fica no bairro do Pacaembu, em São Paulo.

 

Q. O que você mais gosta no bairro?

A. Gosto da tranquilidade das ruas muito arborizadas, da centralidade do bairro e proximidade com tudo. Aqui tem quase tudo e o que não tem, tem pertinho.

 

Q. Há quanto você mora aí?

A. Moro nesta casa há 10 anos.

 

IMG 1438 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. O que você pensa na hora de decorar?

A. Começar um ambiente do zero é quase uma tela em branco e pode querer passar aconchego, acolhimento, afeto, sofisticação, muitas coisas, mas gosto de conhecer a personalidade do cliente, acho que é o ponto mais importante a ser passado.

Penso no que foi pedido pelo cliente, o que eu acho que vai ficar bom no local, junto com o que já foi comprado anteriormente ou o que o ele já tinha.

Penso na mensagem e na energia que o objeto ou móvel vai transmitir ali. E além do que o cliente pediu explicitamente, penso no que ele não falou, mas no que pude observar durante o contato com ele, como posso integrar toda minha formação e experiência para entregar o melhor resultado possível.

 

Q. O que você acha que a sua casa diz sobre você?

Acho que mostra um pouco da minha personalidade e do meu estilo de trabalho. Mas como disse, a casa não é minha, é da minha mãe, então mostra bastante do que eu a convenci a fazer aqui: os materiais que escolhemos, os móveis, objetos. Volta e meia apareço com alguma novidade para fazermos ou alguma coisinha para mudarmos e ela topa. Normalmente ela gosta muito do que eu mostro para ela, pois sabe bem sobre seu gosto e confia em mim como profissional, então acaba sendo uma cliente muito fácil.

 

IMG 3034 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. Qual seu lugar favorito e por quê?

São dois, meu quarto e a cozinha. Meu quarto, pois tem minha cama e minhas coisas. Ainda mais agora que estou trabalhando em casa, consigo separar bem meu horário de trabalho no escritório e meu horário de descanso.

No começo da pandemia, quando tivemos que mudar as coisas todas e nos adaptar para trabalharmos em casa, a primeira coisa que fiz foi tirar o computador que tinha no quarto e colocá-lo no escritório, para que essa distinção fosse bem marcada e tempo e espaço delimitado, faço muita questão disso.

E a cozinha que é integrada à sala, o que as separa é um painel de vidro, que se abre completamente. Quando recebo meus amigos, muitas vezes acabamos ficando mais na cozinha do que na sala, ela acaba sendo o coração da casa. E tem comida e bebida.

 

MG 3317 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. Algum cantinho / objeto especial?

A. Minha coleção de miniaturas, que tem cadeiras, objetos do cotidiano, objetos de design. Amo!

 

IMG 5632 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. Se eu fosse uma criança morando na sua casa, qual você acha que seriam as minhas memórias?

A. Acho que as brincadeiras com os cachorros pelo jardim e na escada redonda que eles amam descer e subir correndo.

 

Q. E o que você quer que as pessoas sintam quando visitam sua casa?

A. Quero que se sintam em casa, que se sintam à vontade e acolhidas. Gosto muito de receber meus amigos, então faço questão que sintam que podem voltar sempre.

 

MG 3297 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. Quais foram seus melhores decor scores (achados de decoração)?

Amo uma poltrona laranja do Jean-Marie Massaud, que sei que a primeira vista pode intimidar um pouco e acaba sendo um ponto muito focal da casa, mas no final não tem nada de “não me toque” e todo mundo adora.

E gosto muito de aproveitar as promoções que as lojas de decoração fazem todo ano. São descontos muito bons, gosto de esperar por eles para comprar o que quero realmente.

Aprendi que as coisas que são compradas provisoriamente, acabam ficando muito mais tempo do que deveriam, e o gasto acaba sendo bem maior.

Vivi isso quando me mudei, vejo com pessoas que convivo e sempre aconselho meus amigos e clientes. Acho que vale muito mais a pena esperar um pouco e comprar a peça definitiva. Claro que dentro do que se encaixa melhor para cada um.

 

IMG 3276 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan


Q. Algum móvel ou objeto que veio de família?

A. Tenho alguns que minha avó me deu quando mudamos, eram móveis da casa dela, mas ela sabia que eu gostava muito deles e logo depois acabou reformando sua casa também. Hoje, são alguns ícones do design nacional, estão na família há mais de 50 anos. O que eu gosto mais é o carrinho de chá do Jorge Zalszupin.

 

IMG 0764 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. O que tem na sua casa que você gostaria de mudar e por quê?

É meio complicado, minha casa tem um projeto de jardim muito bonito, mas meus cachorros não colaboram muito para que esse jardim se mantenha sempre lindo. Então é um misto de sentimentos, cachorros ou jardim? Aqui escolhemos os cachorros e o jardim com projeto lindo, fica meio bagunçado.

Eu vi uma frase um dia e se tornou lema de vida “in the fur house, we have learned to embrace dog hair as glitter.

Isso vale para todos que me perguntam se os cachorros não soltam muito pelo.

Q. Onde você procura decor inspiration?

A. Alguns sites e revistas de arquitetura e perfis de arquitetos, fotógrafos e blogs no Instagram.

Não gosto do Pinterest como ferramenta de pesquisa e inspiração (eu seeeei que é polêmico), mas todo mundo tem acesso a tudo igual, acho que as coisas acabam ficando com a mesma cara. Uso sim como ferramenta para salvar as referências todas juntas, mas não como ferramenta de pesquisa de repertório.

Eu gosto de fazer playlists para alguns projetos, faço para mim mesma, me ajuda a entrar no mood, são músicas pensadas no espaço e no que ele vai transmitir.

 

MG 3331 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan


Q. Qual a melhor dica de decor wisdom que você já ouviu?

A. São duas coisas que acho muito importantes, que podem transformar um projeto mais ou menos em algo muito bom ou detonar um projeto com muito potencial.

A primeira é a produção, um objeto bem colocado, uma composição de quadros bem pensada, a boa produção dão arremate e personalidade ao espaço.

A outra é a boa iluminação, a cor, a intensidade, a utilidade da luz no espaço, as diferentes sensações que a luz pode passar e causar.

 

Q. Qual é o melhor garimpo para encontrar home decore que tenham a sua cara?

A. Gosto muito de procurar em sites de designers independentes e em feiras de pequenos produtores.

 

MG 3314 2 scaled - A casa da arquiteta e designer Fernanda Marchesan

Q. O que você está procurando há séculos e ainda não encontrou?

A. Um quadro para colocar na parede em cima do aparador da sala de jantar, sei que falta alguma coisa ali, não consigo decidir o que, mas ainda não desisti de encontrar.

 

Q. Quais são as suas lojas favoritas para home decor?

As lojas que mais gosto são Dpot Objeto, Armazem do Marton, Marche Art de Vie e sites de marketplace de designers independentes, como o Boobam, a Muma.

 

GALERIA DE FOTOS

fotos por Fernanda Marchesan

instagram: @fernandamarchesan_

linkedin: fernanda-marchesan

website www.fernandamarchesan.com

e-mail: [email protected]

 

 

 

POST A COMMENT