A delicious banana cake

DSCF0066 - A delicious banana cake

by Marina Henry, do incrível Atelie Terrarosa

Eu já não me lembro mais qual caminho da internet me fez descobrir esta receita, mas desde que a fiz pela primeira vez este virou meu bolo preferido pra fazer à tarde, quando bate aquela vontade de comer um bolinho com chá.

Ela é extremamente simples, tanto no feitio como na lista de ingredientes, não requer batedeira (vai pro forno em poucos minutos) e ainda por cima é um coringa pois pode virar o que você quiser – a versão que compartilho aqui, com manteiga de amendoim,  já é invencionice minha em cima da receita original. Recentemente também transformei a receita base em um muffin, adicionando mirtilos – uma amiga vegana que veio em casa quase não acreditou que era totalmente plant based, por ser um bolo muito fofo e molhadinho.

 

DSCF0064 - A delicious banana cake

 

Ah e claro, ela é receita perfeita pra acabar com aquelas bananas escurecendo na fruteira. Mas é tão boa que depois de fazer a primeira vez, você vai acabar comprando bananas só pra fazê-la, pode apostar.

— Ingredientes:

– 2 bananas maduras (se forem pequenas, uso 3)

– 1 colher de sopa de sumo de limão (se estiver sem limões em casa, pode fazer sem)

– 1/2 xic. de óleo vegetal

– 1/2 xic de leite vegetal (aqui é a prova de que esta receita é coringa: já fiz com leite de vaca e até com água, e deu certo!)

– 1 xic. de açúcar mascavo

– 2 xic. de farinha de trigo

– 1/2 colher de chá de sal

– 1 colher de chá de fermento

– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 3-4 colheres de sopa de manteiga de amendoim

– um punhado de amêndoas picadas (ou outro tipo de noz que tiver em casa)

— Instruções

Ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus.

Unte com um pouco de óleo uma forma de bolo com furo pequena ( a minha tem 19cm de diâmetro – também pode ser uma forma pequena de pão).

Misture os ingredientes secos – a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato – em uma vasilha e reserve.

Descasque e amasse bem as bananas. Misture com o limão, o óleo vegetal e o leite. Junte o açúcar e misture bem.

Adicione a esta mistura molhada os ingredientes secos, sempre aos poucos, e misturando apenas o suficiente para incorporar.

Despeje a massa na assadeira untada. Depois, espalhe por cima as colheradas de manteiga de amendoim, e com um palito ou faca, faça movimentos de zigue-zague para misturar levemente com a massa do bolo. A ideia é manter um pouco como cobertura e um pouco como recheio.

Jogue por cima da massa as amêndoas picadas.

Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos – no meu forno acaba ficando um pouco mais. Pra saber quando está pronto é só espetar um palito de madeira no meio – se ele sair limpo, está pronto. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Ferva a água para um cházinho e enjoy!

 

DSCF0060 - A delicious banana cake

Peguei a receita aqui!

by Marina Henry, do incrível Atelie Terrarosa

(photos Marina Henry)

 

P.S. Comida e memória afetiva: A receita da Shakshuka do Tatte, um café em Harvard and Uma receita de Ganache para o Ano Novo (e todas as outras datas).

Lolla Team

by Lolla Team

Read ’s posts

Comentários

POST A COMMENT