
by Marina Henry, do incrível Atelie Terrarosa
Eu já não me lembro mais qual caminho da internet me fez descobrir esta receita, mas desde que a fiz pela primeira vez este virou meu bolo preferido pra fazer à tarde, quando bate aquela vontade de comer um bolinho com chá.
Ela é extremamente simples, tanto no feitio como na lista de ingredientes, não requer batedeira (vai pro forno em poucos minutos) e ainda por cima é um coringa pois pode virar o que você quiser – a versão que compartilho aqui, com manteiga de amendoim, já é invencionice minha em cima da receita original. Recentemente também transformei a receita base em um muffin, adicionando mirtilos – uma amiga vegana que veio em casa quase não acreditou que era totalmente plant based, por ser um bolo muito fofo e molhadinho.
Ah e claro, ela é receita perfeita pra acabar com aquelas bananas escurecendo na fruteira. Mas é tão boa que depois de fazer a primeira vez, você vai acabar comprando bananas só pra fazê-la, pode apostar.
— Ingredientes:
– 2 bananas maduras (se forem pequenas, uso 3)
– 1 colher de sopa de sumo de limão (se estiver sem limões em casa, pode fazer sem)
– 1/2 xic. de óleo vegetal
– 1/2 xic de leite vegetal (aqui é a prova de que esta receita é coringa: já fiz com leite de vaca e até com água, e deu certo!)
– 1 xic. de açúcar mascavo
– 2 xic. de farinha de trigo
– 1/2 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de fermento
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 3-4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
– um punhado de amêndoas picadas (ou outro tipo de noz que tiver em casa)
— Instruções
Ligue o forno para pré-aquecer a 180 graus.
Unte com um pouco de óleo uma forma de bolo com furo pequena ( a minha tem 19cm de diâmetro – também pode ser uma forma pequena de pão).
Misture os ingredientes secos – a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato – em uma vasilha e reserve.
Descasque e amasse bem as bananas. Misture com o limão, o óleo vegetal e o leite. Junte o açúcar e misture bem.
Adicione a esta mistura molhada os ingredientes secos, sempre aos poucos, e misturando apenas o suficiente para incorporar.
Despeje a massa na assadeira untada. Depois, espalhe por cima as colheradas de manteiga de amendoim, e com um palito ou faca, faça movimentos de zigue-zague para misturar levemente com a massa do bolo. A ideia é manter um pouco como cobertura e um pouco como recheio.
Jogue por cima da massa as amêndoas picadas.
Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos – no meu forno acaba ficando um pouco mais. Pra saber quando está pronto é só espetar um palito de madeira no meio – se ele sair limpo, está pronto. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.
Ferva a água para um cházinho e enjoy!
by Marina Henry, do incrível Atelie Terrarosa
(photos Marina Henry)
P.S. Comida e memória afetiva: A receita da Shakshuka do Tatte, um café em Harvard and Uma receita de Ganache para o Ano Novo (e todas as outras datas).
Share this story
-
Pingback: Uma Panqueca de Banana Deliciosa, Kids Approved - The Lolla