Interview: Rosa Barbosa, Arte Dealer e Mãe da Rosa, founder do Lolla
“Women behind the brand”
Interview: Rosa Barbosa, do Escritório de Arte Rosa Barbosa
Hoje lançamos o #MulheresnaSParte. Uma série com quatro entrevistas de pessoas queridas do universo das artes. Todas estarão na SP ARTE 2017 que começa hoje no Pavilhão da Bienal. As entrevistas ficaram super bacanas, os shootings com a equipe incrível do iLove foram leves e lindos, super em sintonia como Lolla. E os looks especiais by Shop2Gether. Espero que vocês gostem!
Esse é o projeto mais especial que eu já fiz para o Lolla. Além de ser um start em uma parceria incrível - agora os textos do “Women behind the brand” aqui do Lolla vão fazer parte do conteúdo do iLoveecommerce, site agregador de ecommerce da querida Mari Ribeiro - e para começar eu entrevistei a minha mãe, a marchande Rosa Barbosa. Existe alguma coisa muito especial quando a gente entrevista mãe né? Ficava imaginando as respostas e como ela organizaria os pensamentos dela…
Eu cresci em um ambiente totalmente visual. Meu pai é cirurgião plástico e minha mãe marchande. De uma forma ou de outra a arte, a estética e as referências visuais sempre estiveram presentes nas nossas vidas. As nossas viagens em família eram uma imersão nos sentidos: museus pela manhã, um almoço gostoso sempre acompanhando de um vinhozinho e passear por aquelas lojas incríveis a tarde. A noite eu sempre preferi ficar no hotel e devorar uma revista (design gráfico e conteúdo são meus pontos fracos) enquanto todos saíam para jantar.
Minha mãe trabalha com arte contemporânea há anos e reabriu seu escritório de arte recentemente em Higienópolis, na casa dela. Foi uma delícia bater esse papo.
Aquilo que é belo sempre fez parte da sua vida. Acho que a vovó foi responsável por isso. Mas em que momento a arte passou a ter um papel importante pra você?
Embora tenha me formado em economia acabei indo p/ o comercio de moda masculina quando comecei a trabalhar.
A arte surgiu na minha vida através de amigos artistas com quem tive o prazer de conviver como Ivald Granato, Claudio Tozzi, Wesley Duke Lee, Antonio Dias…artistas que ajudaram a mudar o panorama da arte no Brasil.
Frequentando museus, bienais, galerias e casas de amigos colecionadores acabei convivendo com pessoas amantes das artes que me influenciaram e despertaram em mim esse interesse. Comecei a frequentar cursos de arte e viajar com crÍticos e curadores com o objetivo de aprender mais.
Fale um pouco sobre a sua trajetória com a Galeria e hoje Escritório de Arte.
Comecei trabalhando em casa até que um dia percebi que patins e bolas de futebol não combinavam com as obras que guardava em casa e fui para um pequeno imóvel onde fiz minha primeira galeria. Durante esse período lancei muitos artistas no mercado e depois fui para uma maior.
Fechei depois de 10 anos de trabalho e decidi trabalhar em casa novamente.
agora faço as feiras como a SP-ARTE e a Feira Parte.
Um dos maiores desafios de um marchand é identificar o potencial de um artista e trabalhar isso. Conta mais sobre como é esse trabalho.
Buscar um artista funciona assim… você se depara com um trabalho que tem intensidade, linguagem própria e e algo mais que te atrai , é nesse momento que a obra passa ser importante pra você.
Depende do feeling de cada um, mas o principio é mesmo… precisa ter qualidade, seja uma pintura, desenho, fotografia ou escultura. E como saber se aquele artista está pronto? Requer um certo estudo e maturidade.
O que mais te inspira no universo das artes? E fora do circuito, onde você busca inspiração para o seu trabalho?
Adoro todo tipo de arte. Cinema, literatura, música… tudo inspira.
Quais são suas apostas para a SP ARTE 2017?
Estou trazendo uma artista argentina Paula Otegui para expor na SP-ARTE pela primeira vez. O trabalho dela me encantou. E Osvaldo Gaia e Guy Veloso, fotógrafo que já esteve na Bienal de 2010 e vai lançar um livro na SP-ARTE dia 8/4.
Você tem algum ritual pré - SP Arte? E depois da feira, quais os planos?
Existe uma grande preparação como qualquer feira de arte e a SP Arte é uma feira muito bem organizada que exige um esforço grande das galerias que participam.
Faz parte do seu trabalho uma consultoria para quem está começando a montar uma coleção. Quais dicas você daria para quem quer começar a investir em arte?
Sim, mas é preciso respeitar o gosto do clientes e o estilo de obras com as quais ele se identifica. A gente tenta influenciar e mostra o que é bom, faz parte.
A dica que eu dou é frequentar exposições e museus aqui e fora e se possível frequentar um curso de arte. Os museus hoje oferecem cursos ótimos e há cursos com professores excelentes como o Rodrigo Naves.
Quais os lugares no mundo que são imperdíveis para os apaixonados por arte?
São 3 os lugares mais importantes. Berlim, Londres e NY, embora hoje a China tenha grandes artistas plásticos, eles são comercializados no Ocidente.
Melhor programa para um final de semana em São Paulo?
Pinacoteca do Estado e Municipal, CCBB, MASP e MAM entre outros e inúmeras exposições que temos nas boas galerias.
A nossa casa sempre teve arte na atmosfera, seja na comida, na musica, na moda ou nas paredes. Mas pra isso os sensores precisam ficar atentos e acho que o excesso de tecnologia atrapalha. Como você fazia pra passar isso pra gente desde pequenos?
Acho que essa sensibilidade está no dia a dia… ouvir música, ir a museus desde pequenos desperta o interesse das crianças. É bom ver a alegria e o engajamento das crianças nos museus durante as exibições.
Adoro saber que você vai me ajudar a garantir a educação cultural dos seus netinhos. Algum dica de programa culturete para fazer com os pequenos?
Incentivar a leitura, levar nas livrarias e museus desde pequenos, aulas de musicas, enfim não deixa-los livres para ver TV ou brincar no computador o dia inteiro.
Agora um pouquinho de chat chat
Drink favorito?
Um bom Vinho
Melhor viagem?
Fiz muitas viagens boas, é difícil falar de uma preferida… A Toscana e a Provence são lugares imperdíveis.
Restaurante preferido em São Paulo?
IcI e Gero
Thanks Mom!
Fotógrafo @maaguarnieriMake @maribaraomakeupStyling @santosisabela
O “Women Behind The Brand” é uma tag super inspiradora sobre empreendedorismo e mulheres criativas. Para ler outras matérias e entrevistas com founders e creative minds, clique aqui.