Tudo que você quer saber sobre Hanukkah

Meu marido é judeu, eu me converti e as crianças são criadas como judias. A gente convive com muitos judeus (do lado dele) e não judeus (do meu lado) que ficam um pouco confusos com as comemorações das duas religiões (minha família é católica, mas nem um pouco religiosa). Um pouquinho antes do Natal, a gente comemora o Hanukkah, a festa das luzes.

As crianças tem sorte o suficiente em poder viver os dois momentos, elas também comemoram o Natal, não de forma religiosa, até porque minha família não é, mas fazemos sempre um jantar lindo com uma comida maravilhosa na casa da minha mãe. Meu pai cozinha e comemos muita rabanada (contando os dias para esta sobremesa). Elas já sabem que na nossa casa tem Hanukkah e na casa da vovó tem Natal - acho que é a melhor mensagem sobre paz e tolerância que podemos passar para eles.

Mas voltando a Hanukkah, o que é afinal?

Em Hanukkah a gente comemora a vitória do judeus macabeus à uma batalha contra os gregos que no Século II tentaram tomar o Templo Sagrado. Na invasão, os judeus precisavam acender um candelabro, mas só tinha óleo suficiente para um dia, milagrosamente o óleo conseguiu iluminar as velas por 8 dias seguidos, por isso Hanukkah dura 8 dias.

Tudo sobre a menorah, o candelabro

A menorah é um candelabro com 9 velas, uma para cada dia de Hanukkah e uma que você usa para acender as outras velas. Tradicionalmente uma vela é acesa para cada noite de Hanukkah, assim no oitavo dia todas as velas estarão acesas.

A rotina não deixa a gente acender as velas todos os dias como gostaríamos com as crianças, tarefas do dia a dia estão atropelando a tradição, mas acendi no primeiro dia com os três e com certeza vamos acender no último no horário certo. Nos outros dias estamos acendendo na hora que estão todos reunidos, tipo no café-da-manhã. Eu sinceramente não sei se necessariamente precisamos acender as velas em um horário específico, mas para nós o que importa é ficar no clima de Hanukkah, conversar sobre a mensagem da passagem e brincar de acender velas (os gêmeos ainda acham que é para cantar parabéns para o Ben).

Comidas típicas

Latkes (panquecas de batata) e sufganiyot (donuts de geleia) são servidos em Hanukkah em comemoração do óleo que ficou queimando por oito dias. Não me lembro de ter comido isso ainda e provavelmente não gostei. Não gosto de nada feito de batata, tipo nhoque, mas gosto de batata. Sou estranha, eu sei.

Mantendo as crianças ocupadas

Em Hanukkah jogamos um joguinho com o dreidel. É tipo um dardo disfarçado de peão, com letras judaicas nas laterais e cada um quer dizer alguma coisa. A gente aposta dinheiro ou moedas de chocolate.

Hanukkah é tipo Natal?

Como Hanukkah é perto do Natal, muitas pessoas dizem que é “o Natal dos judeus”. Não é. Ele tem virado mais popular e algumas pessoas dão presentes no final do 8º dia, algumas dão algum presentinho todos os 8 dias e algumas não dão presentes at all. Aqui em casa a gente nunca deu presentes, mas esse ano quero dar uma lembrancinha de Hanukkah no 8º dia.

O Armadillo de fato existe?

Não. O Armadillo foi a tentativa do Ross, de Friends, de deixar Hanukkah mais competitivo já que seu filho, que é filho da Rachel e não é judia, não dava a menor bola para Hanukkah mas amava o Natal, porque né?

Onde comprar uma menorah mais decor friendly, aqui no Brasil?

Não sei, se você descobrir me avisa. Eu fiz um DIY da minha e amei o resultado.

UPDATE: A Home wish fez uma menorah decor friendly para o seu próximo Hannuka.

Rosa Zaborowsky

Editor & Founder of thelolla.com and Mom of 3

http://www.thelolla.com
Previous
Previous

MONDAY BLUES: 10 Dicas Para Melhores Segundas-Feiras

Next
Next

Minha primeira experiência num HAMMAM Marroquino