O dia que ouvi de uma professora em um curso de moda: “Ela NÃO tem estilo, ela reproduz”.

ago 8, 2019

“Você não tem estilo” – as palavras ecoaram. Confesso que fiquei sem reação. Sentia os olhares confusos e até assustados das colegas da turma. Era mais um dos cursos de moda que eu vinha fazendo, esse especificamente sobre consultoria de imagem. A aula era sobre estilo e o exercício do dia consistia em cada aluna identificar o estilo pessoal da colega ao seu lado, usando as técnicas propostas pelo curso, um extenso questionário onde se chegava a uma conclusão dentro das propostas dos 7 estilos universais.

Todas tinham que se enquadrar em algo ali apresentado, a professora ressaltava que cada pessoa teria até três estilos. Porém eu, de acordo com ela, não tinha nenhum. Sim, ela se adiantou à análise da minha colega e simplesmente declarou: “ela não tem estilo, apenas reproduz”. Se as colegas estavam encabuladas e sem reação, pense eu. Algumas tentaram contestar, “lógico que ela tem, eu vejo tal estilo nela”, “todo mundo tem estilo”, dizia a outra… Mas, quem consegue vencer uma discussão com uma professora?

Aquele momento foi um pouco constrangedor, confesso. Eu, uma pessoa que trabalhava com moda e frequentando um curso de moda, estava ali ouvindo que não tinha estilo … Poxa, até a moça a minha frente – sem nenhum histórico com moda, cansada de trabalhar como corretora de imóveis e buscando algo novo – teve três estilos! “Uau, tô mal”, pensei …

Mas se aquele momento foi extremamente constrangedor, ao decorrer dos anos (isso já faz mais de 5 anos) fui agradecendo àquela professora. Encabulada com sua afirmação, comecei a estudar profundamente sobre o tal Estilo Pessoal – era até engraçado, meus conhecidos não sabiam do tal ocorrido, e ver alguém estudando esse assunto era no mínimo curioso.

-Isso é algo a ser estudado? – me perguntaram um dia.

-Sim, quero compreender tudo sobre estilo e como cada um descobre o seu.

– Hum!

Ninguém entendia o que eu estava fazendo. Mas eu sim, fui entendendo e vi que estilo é um universo muito mais amplo e profundo do que a teoria universal dos 7 estilos. Aliás, o nome já diz: Estilo Pessoal; então, se é pessoal, como vai ser algo ditado para todos?  Estilo é único, é saber quem você é e isso se refletir nas suas roupas, estilo é essência; estilo é o tapete que você escolhe para sua casa, é a sua casa. Estilo é a maneira que você sente, é o seu falar, seu sentar e seu caminhar. Estilo é a música que te acalma. Estilo é ouvir o que se passa dentro de você, escutar, compreender e saber como colocar isso na sua aparência, através das suas escolhas.

E isso tudo só se descobre parando, analisando e se permitindo. Calma. É disso que precisamos para descobrir o estilo. Fechar os olhos, sentir quem você é. Pense em um lugar que te acalme, como é esse lugar? Como você está nele? Quais as suas cores? Quais as emoções que ele lhe traz? Se você for escrever sobre esse lugar para alguém será um e-mail ou carta? E você irá dizer o que realmente quer dizer?  Você é visto e ouvido pela pessoa mais importante da sua vida, que é você?

Na descoberta do estilo pessoal você irá se descobrir e não se rotular. Esqueça os rótulos, esqueça as listas do “para esse estilo, tem que ter” … A descoberta irá te revelar o que você precisa e então você seguirá seu próprio caminho. Você descobrirá suas preferências, pois você escolhe ser você, e aí não há certo ou errado. Você está se aceitando e vale lembrar que a aceitação é a base da autenticidade. Lógico que isso leva tempo, é um caminho longo, mas  aos poucos vai ficando cada vez mais evidente que estilo é ser fiel ao que você é, e não à moda, nem à listas, nem a rótulos.

Escolhas

Essas são as minhas que formam o meu estilo : Simples, descomplicado e refinado. Assim eu me defino, não me preocupo mais em me encaixar em listas e padrões, até porque o privilégio da vida é ser quem você é, e isso, lista nenhuma vai dizer. Quero parecer comigo mesma. Quero fluir como um jazz, que surge da improvisação e se torna algo novo, seja em um dia de sol ou em uma noite estrelada.

Shop The Edit

Share it

Avatar

by Poliana Almeida

Comentários