Renata Gualdi Bateu um papo com Rachel Jordan, Consultora de Imagem Muito Antes da Profissão Virar Pop
CONSULTORIA DE IMAGEM – A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA PROFISSÃO
Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) no Brasil, Rachel Jordan é referência no mercado brasileiro em Consultoria de Imagem e Comportamento.
A AICI Brasil acaba de ganhar o prêmio por ser a maior sede do mundo, com 173 associados, atuando para elevar o nível dessa profissão que cresce de maneira acelerada no país.
Com o 6º Seminário programado para o dia 08 de junho, no qual trará palestrantes relevantes como Lilian Pacce, Andre Carvalhal, Thais Toschi, entre outros, para debater temas como empreendedorismo, sustentabilidade na moda e fashion law, Rachel contou para o Lolla quais são os desafios e oportunidades de ser um consultor de imagem, e todo o trabalho que a AICI faz por trás.
Q. O Brasil é onde a profissão de consultor de imagem mais cresce. Entendo que tem um lado muito bom, mas também pode ter um lado negativo, pois é uma profissão praticamente sem barreira de entrada, o que pode diminuir a qualificação do profissional. Hoje qualquer pessoal pode ser consultor, coach, influencer, etc. O que acha sobre isso?
Eu acredito que esse é um perigo para qualquer profissão em qualquer área. Na verdade, existem muitos cursos de formação para outras profissões que também não são bem qualificados e formam profissionais sem capacitação.
Q. Como mudar esse discurso? Como fazer disso uma profissão séria?
Essas são profissões que estão na moda e tudo que está na moda é passageiro. Só irá se manter no mercado o profissional que se destacar, ou seja, aquele que tenha tido responsabilidade na hora da escolha de sua formação. Só vai ficar mesmo no mercado aqueles profissionais que façam a diferença, se destacam pela sua capacidade e realmente consigam atingir seu cliente e não somente aqueles que tem um bom networking. Na minha opinião, resta ao profissional ter seriedade para buscar uma formação completa que atinja seus objetivos e dê a ele segurança para exercer a profissão, mas também principalmente ao cliente de fazer uma boa pesquisa, mais aprofundada, para escolher este profissional. Nesse quesito a AICI pode fazer a diferença, ser membro de uma associação internacional de classe e principalmente ter a certificação internacional que ela proporciona, como a AICI CIC (Certified Image Consultant) é muito importante para mostrar seriedade na profissão.
Q. O que a AICI faz de diferente para conseguir mostrar a importância da consultoria de imagem?
A AICI procura estar o tempo todo promovendo a integração dos associados e trazendo informações que agreguem conhecimento aos consultores. Com o Seminário, que é um evento maior, realizamos apenas duas vezes por ano, já outras ações menores acontecem o ano todo em diferentes cidades sempre com o objetivo de fazer networking entre os associados.
Muitas parcerias começam nestes eventos pois a troca de informação é muito grande. Nosso maior intuito é fazer a profissão ser reconhecida, e isso leva tempo. Estamos felizes de ter a Thays Toschi do Fashion Law, por exemplo, que vai palestrar no Seminário também, nos ajudando a atingir este objetivo.
Q. Alguma dica que você dá para quem quer enveredar pra esse lado? Quais cursos de formação que recomenda?
Para quem quer ser um consultor de imagem é importante gostar de trabalhar com pessoas pois nosso foco principal são elas. Entender sobre aparência, comunicação e comportamento, os pilares da consultoria de imagem, e buscar cursos de formação com credibilidade no mercado.
Para quem tiver interesse, o 6º Seminário Internacional dos Consultores de Imagem, será no dia 08 de junho, no Hotel Meliá Ibirapuera, das 8h30 às 18h30. Se destina para associados e interessados no assunto.
Inscrições através do site: www.aicibrasil.org /
Follow @aicibrasil