Os 6 produtos que a dermatologista Shereene Idriss indica para sua pele ficar SUPER GLOWY

Que eu sou fã da dermatologista Shereene Idriss não é nenhuma novidade. Já falei aqui sobre as suas indicações de ordem de aplicação dos produtos em um rotina diurna e noturna de cuidados com a pele, e acompanho diariamente suas postagens no Instagram (@shereeneidriss) para saber novidades, recomendações de produtos e suas dicas do maravilhoso mundo do skincare!Há algum tempo, a Dra. Shereene concedeu uma ótima entrevista ao The Cut, na qual responde a seguinte questão: “Porque a sua pele é tão bonita?”. No papo, ela fala que, por ter tido um bebê recentemente, seus hormônios estão “malucos”, e que esse desequilíbrio hormonal acabou gerando melasmas (manchinhas escuras) em seu rosto. Por isso, ela está usando e abusando de diversos produtos de skincare com ácidos esfoliantes, agentes clareadores, além é claro de manter-se bem longe do sol.Nessa entrevista para a jornalista Daise Bedolla ela lista então os 6 produtos essenciais da sua rotina de cuidados com a pele atual. E vamos combinar que, devido a sua carreira e fama, ela poderia usar aproximadamente 1.879.869 produtos diferentes todos os dias, então se ela repete e recomenda algo é porque REALMENTE vale a pena né? Vamos à lista!

1. ÁGUA MICELAR

Assim como inúmeros maquiadores e esteticistas, a Dra. Shereene também é fã da consagradíssima Bioderma Sensibio H2O, que ela afirma usar não só para remover a maquiagem, mas também para aqueles dias em que sente que sua pele está com uma textura grossa devido ao acúmulo de produtos / sujeira / oleosidade. “Acho essa água micelar gentil e ao mesmo tempo eficiente, pois consegue fazer o trabalho pesado sem irritar a minha pele e sem deixar qualquer tipo de resíduo” diz ela.

2. CLEANSER

Um bom cleanser é a fundação de uma rotina de skincare eficiente, pois é ele que irá possibilitar que os ativos que forem aplicados à seguir consigam penetrar na pele e fazer o seu trabalho! A Dr. Shereene afirma que sempre usa um cleanser gentil DEPOIS da água micelar para remover qualquer impureza que tenha sobrado. “Eu faço a limpeza dupla para me assegurar que minha pele está realmente limpa. Você não precisa gastar uma nota em um cleanser, e eu particularmente gosto do Vanicream Gentle Facial Cleanser que é gentil, não faz espuma, não irrita e nem resseca a pele”. Infelizmente, não encontrei esse produto para comprar no Brasil, mas pelo que li de sua descrição e resenhas, ele me pareceu bem similar a outro queridinho das dermatologistas, e que você encontra por aqui: a Loção de Limpeza da Cetaphil, que eu já usei e super recomendo, principalmente para quem tem a pele seca como a minha!

3. FACE PADS PARA ESFOLIAÇÃO QUÍMICA

Já havia comentado nesse post que a Dra. Shereene DE-TES-TA esfoliantes físicos (aqueles com grãos fininhos, parecidos com areia) pois acha eles muito agressivos para a pele. Assim, para remover as células mortas da superfície da pele, ela indica os esfoliantes do tipo QUÍMICO, que usam ácidos como o láctico e o glicólico para realizar essa tarefa. Esses ácidos fazem parte da família dos alfa hidroxiácidos (AHA’s), que são ácidos orgânicos naturais que podem ser encontrados naturalmente em diversos vegetais, como cana-de-açúcar (ácido glicólico) e frutas (ácidos cítrico e málico), e também no leite azedo (no caso do ácido lático), e que ajudam a uniformizar o tom e a textura da pele. A Dra. Shereene gosta particularmente do First Aid Beauty Facial Radiance Pads, que são discos de algodão da marca First Aid Beauty que já vem embebidos em uma solução com diversos AHA’s. Aqui no Brasil, encontrei 2 produtos similares: os lenços esfoliantes da NeoStrata, que possuem 10% de Ácido Glicólico em sua composição e o Renew Clinical Peeling da Avon que uma leitora querida do blog me indicou! Outra opção, mas que não vem nesse formato de lenços, é o tônico da linha BLEMISH+AGE da Skinceuticals, que possui 3,5% ácido glicólico, 0,25% de ácido Salicílico e 0,25% de LHA. Eu particularmente uso esse produto 2x na semana, realizando leves compressas com uma gaze, e adoro – sinto a pele lisinha e iluminada logo depois de aplicá-lo!

4. VITAMINA C

Já escrevi muito sobre as maravilhas que a Vitamina C pode fazer pela sua pele. Relembrando algumas: proteção contra radicais livres, maior luminosidade, prevenção de linhas de expressão e manchas, etc, etc.A Dra. Shereene também é fã da substância, e não sai de casa sem aplicar seu sérum de Vitamina C favorito: o aclamado e premiadíssimo C E Ferulic da Skinceuticals. “A SkinCeuticals é a marca que confio para Vitamina C pois seus produtos oferecem uma alta concentração do ingrediente, e não me causam espinhas” afirma ela na entrevista.

5. UM BOM SERUM

Nesse caso, a Dra. Shereene usa um específico para o melasma, já que esse é o problema que mais tem lhe incomodado atualmente: “As manchas são minha maior preocupação em relação à minha pele, então preciso de um bom sérum que ajude a uniformizar o tom, com ingredientes como o ácido tranexâmico, que ilumina a pele, deixando-a mais homogênea”. Nessa etapa ela usa o SkinMedica Lytera 2.0 Pigment Correcting Serum, que infelizmente não vende no Brasil. Por isso, resolvi pesquisar mais sobre esse ingrediente para entender como ele funciona e buscar algo parecido que venda aqui. Descobri que o ácido tranexâmico vem sendo usado na dermatologia desde a década de 70, com a finalidade de clareamento da pele com grande sucesso.Em uma entrevista para o site DERMACLUB, a dermatologista Carolina Zaparoli, afirmou que “a aplicação da substância ajuda a conter o desenvolvimento das inflamações no tecido cutâneo, reduzindo, assim, a presença de manchas. O ácido tranexâmico é um ativo que atua de forma diferenciada dos demais, pois age na via inflamatória, inibindo o estímulo pigmentar proveniente da inflamação e mais recentemente descobriu-se que ele também atua sobre a vascularização muito ligada às lesões do melasma. Procurar por fórmulas que combinam o ácido tranexâmico com outras substâncias como o ácido kójico que inibe a tirosinase, por exemplo, promove uma atuação completa sobre o processo de formação da mancha e uma resolução mais rápida e eficiente do quadro”.Um produto que pode ser encontrado no Brasil e que possui esse ingrediente é o sérum Discoloration Defense da Skinceuticals, que segundo o site da marca, “clareia as diferenças de tonalidade da pele com resultados visíveis e comprovados em pele brasileira''. Formulado com 3% de ácido tranexâmico, 1% de ácido kójico, 5% de niacinamida e 5% de H.E.P.E.S, esse blend de ativos com alta performance uniformiza o tom, recupera a luminosidade e melhora a textura da pele”.6. HIDRATANTEMudo meu hidratante conforme as estações: no calor, uso uma loção mais leve, e no frio, um creme mais grosso. O La Prairie Skin Caviar Absolute Filler dura por todo o outono/inverno, e apesar de caro, é um luxo que me permito por saber que um pouquinho dura muito. É claro que existem muitas outras ótimas opções no mercado, de todas as categorias de preço” afirmou a Dra. Shereene na entrevista.Levando essa ideia da mudança de consistências de hidratantes em consideração, faço aqui 2 recomendações de produtos que não irão “quebrar o cofrinho” e que já usei (e vira e mexe volto a comprar): a Loção Cremosa da Fisiogel para o verão, pois tem uma fórmula levíssima, perfeita para os meses mais quentes do ano, e o hidratante Skin Food da Weleda para o inverno, por ter uma textura mais densa e nutritiva. Ambos são deliciosos!SHOP[show_shopthepost_widget id="4610144"]

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Sim, eu também senti falta de um PROTETOR SOLAR na lista da Dra. Shereene! Mas acredito que o foco dessa lista eram os produtos que ela tem apostado atualmente para combater o melasma da gravidez. E ela já falou repetidas vezes sobre a importância do protetor solar para uma pele saudável e bonita! Então acredito que para ela o uso do protetor solar é tão óbvio que dispensa maiores explicações/citações! 

Previous
Previous

TGIF Reading List da Cami Cilento

Next
Next

3 DICAS para começar a planejar seu Futuro Financeiro