LOLLA CITY GUIDE: Mallorca Chic & Cool
Desde que voltei das minhas férias em Maiorca, estou enrolando para montar esse tour guide. Maiorca é uma ilha complexa e relativamente grande, com muitos landscapes e lugares para diferentes tipos de públicos e experiências. "More than most places, Mallorca means different things to different people", como bem definiu Paul Richardson para o CN Traveller. Confesso que antes de conhecer Mallorca, tinha um pé atrás com ilha, inclusive já tinha ouvido falar meio mal. Foi a última das Baleares que decidi conhecer e foi uma escolha motivada por falta de opção e o last minute travel planning. Minha irmã tinha ido para ilha em julho, o que me ajudou muito na definição do roteiro.Foi o artigo do Paul que me abriu os olhos para uma outra Mallorca. Uma Mallorca de designers e artistas inspirados por um ethos artesanal, de chefes locais redescobrindo uma gastronomia autêntica farm-to-table, de hotéis de luxo que valorizam a experiência do slow-life.Descobri que Mallorca tem um lado despretensiosamente chique, cool e autêntico, você só precisa saber onde ir.
ALUGUE UM CARRO
Se você for visitar vários lugares, a melhor forma de conhecer Maiorca é de carro. Vai te dar flexibilidade para visitar as Calas e se deslocar para diferentes partes da ilha. Nós tínhamos 10 dias e escolhemos conhecer a costa sudeste e o lado oeste de Mallorca.PRO TIP: alugue o carro de empresa confiável - Sixt, Europcar, Avis, Hertz - para não passar perrengues! Maiorca é conhecida pelos scams das locadoras de carro, que querem cobrar valores não contratados e adicionais, ou pedir depósitos elevados e abusivos. Na ponta do lápis, você vai pagar o mesmo preço por uma empresa confiável e até um carro melhor, já que essas empresas mais conhecidas sempre têm carros disponíveis para oferecer free upgrade. https://www.instagram.com/p/BtVODAgFYu-/?utm_source=ig_web_copy_link
Costa Leste
A costa leste é bem turística já que é famosa por suas praias de mar azul turquesa. Para fugir das cidades mais cheias com "resorts", escolhemos ficar na Cala Figuera, por recomendação da minha irmã. É uma mini cidade com um porto, super charmosa, e que traz o melhor da Old Mallorca. Não espere hotéis e restaurantes sofisticados, aqui tudo é bem familiar e tranquilo. E tem vista para o mar, tudo o que queria para começar as férias e entrar no mood slow life.
Praias
A maioria das praias é acessível de carro. Você vai encontrar estacionamentos para parar, e depois vai fazer um pequena trilha até chegar nas calas. Comparando com Ibiza e Menorca, achei bem mais tranquilo para estacionar. Sugiro visitar as praias do Parque natural de Mondragó, a Cala Llombards, Cala Màrmols, Es Caragol. - verifique o tempo de trilha antes e se tem algum "barzinho" na praia, a maioria não tem.PRO TIP: alugue um barco por 1 dia para visitar as praias mais concorridas. E não precisa ser um yatch não, no porto de vários cidades é possível alugar aqueles barquinhos com motor, chamados "zodiacs", e não precisa nem de licença. Alugamos o nosso em Porto Pietro. Apesar de não precisar de licença, atenção ao vento e muito respeito ao mar. Se estiver agitado, não vá!
Onde ficar
Airbnb de frente para o mar na Cala Figueira.
Costa Noroeste
https://www.instagram.com/p/CTmIcT-jsI1/
Fornalutx
Considerada como uma das vilas mais bonitas da Espanha, Fornalutx é um mini vilarejo todo em pedra no meio da Serra de Tramuntana. Breathtaking. Adoramos nos hospedar aqui, a mudança de praia para montanha foi uma ótima opção no meio do nosso roteiro. Dias para sossegar, relaxar e aproveitar o hotel e o silêncio. É possível se hospedar em Fornalux e conhecer as praias e outras cidades da região.
Onde Ficar
Hotel SA Turqueta. Gostamos tanto que mudamos nosso roteiro para passar mais dias aqui. Os quartos são apartamentos com cozinha e sala, o que é ótimo para os dias que você quer relaxar sem precisar se deslocar. The perfect spot to write a book!
Onde Comer
Café Can Benet: a vila é super pequena e não tem muitas opções, mas esse bar/café/restaurante surpreendeu. Do café da manhã ao aperitivo da tarde, simples e excelente. Fomos tantas vezes - realmente a cidade é micro - que encontramos a garçonete em outra cidade e ela nos reconheceu! rsRestaurant Es turó: estilo familiar e com uma super vista. Pedimos especialidades mallorquinas e tivemos uma noite super agradável.
Curiosidade
A região da Serra da Tramutana é muito famosa pelas laranjas. E um hot spot dos bikers. https://www.instagram.com/p/CPVJHy1nqUm/?utm_source=ig_web_copy_link
Port de Sóller
Port Sóller é uma cidade na costa oeste de Maiorca que tem mais infraestrutura e restaurantes na Orla. É mais turística e affordable, apesar disso a baía tem seu charme. O legal é que daqui você consegue fechar passeios para visitar um dos lugares mais lindos e paradisíacos da ilha (Torrent de Paraeis), ou alugar um stand up paddle. Outra opção é ficar hospedado em Sóller, que tem mais o estilo old Town, com passeios culturais, museus, a Igreja de Sant Bartomeu e a Plaza de La Constitución, com vários restaurantes e cafés ao redor. De lá você pode pegar o bondinho para Port de Sóller.
Onde ficar
Jumeirah Port Sóller Hotel & Spa: para um luxury resort experience em Port de SóllerHotel Esplendido: bom para famílias e e no calçadão de Port de Sóller, pertinho de tudo.Son Grec Petit Resort: em Sóller, adults only.Grand Hotel Sóller: 5 stars em Sóller.
Onde Comer
Patiki beach: cozinha criativa farm-to -table, o meu preferido da viagem.
Restaurant Es Racó d'es Port: a Espanha como a gente conhece. Fiquei feliz em poder tomar uma canã e poder beliscar umas tapas depois das 22h, bem Spanish way of life.
Es Passeig: Tivemos que cancelar nossa reversa - por motivos de late lunch no Patiki Beach -, mas o restaurante foi muito bem recomendado, inclusive parece que o chefe & founder do restaurante trabalhava no 3 estrelas Michelin Dieter Müller. Next time.
Curiosidades
A "segunda língua" em Mallorca é o alemão. No início dos anos 90, os alemães passaram a comprar propriedades na ilha para passar o verão, já mirando a aposentadoria num lugar mais quentinho. A German Community é tão forte lá que Mallorca é considera por eles como o 17 Bundesland - Estado alemão. Espere ver cardápios e placas em alemão por todos os cantos. https://www.instagram.com/p/BpkMUS4nbHD/?utm_source=ig_web_copy_link
Deiá
Assim como Fornalutz, Deiá é um vilarejo todo em pedras e super charmoso e romântico, com a diferença de estar próximo ao mar (e ter mais opções de restaurantes). Definitivamente um lugar para ficar hospedado, apesar de ter os preços um pouco mais salgados, já que é o lugar onde os rich&famous gostam de frequentar.
Onde ficar
Belmond La Residencia: definição de chic no lolla-vocabulary.
Onde comer
Ca’s Patro March: peixe fresco de verdade, Sea to Belly.Sa Foradada: também no estilo mais Beach place, tem uma super vista. Famoso pela paella.El Olivo: muito conhecido e premiado para uma experiência mais luxury. Fica no Belmond La Residencia.Sa Fonda: uma barzinho cool com música, tapas, drinks. https://www.instagram.com/p/CRhA6GQJWQI/?utm_source=ig_web_copy_link
Praias e Passeios na Região
Como essa região é mais montanhosa, as calas seguem esse landscape. Diferente da costa leste e do norte da ilha, não espere ver muita areia por aqui. A praia mais famosa é Sa Calobra, que fica no meio de um Canyon chamado Torrent de Pareis. A forma mais fácil de acessar é de barco, saindo de Port de Sóller - tipo uns barcos transfers grandes que te deixam lá de manhã e te buscam a tarde. Outra opção para visitar Torrent de Pareis saindo de Sóller ou Port de Sóller é o combo ida de ônibus de excursão com trilha para descer até a praia (3hrs) + volta de barco. É possível ir de carro também e fazer uma caminhada de ida e volta, porém a volta é bem puxada (5 a 6 horas de subida) e não é recomendada no alto verão por causa das altas temperaturas.Um praia mais tranquila e rústica na região é a Cala Tuent. O acesso de carro é demorado - fica no meio da Serra -, o que garante menos turistas.É uma região para quem curte hiking e biking, e mais aventura.PRO TIP: para fazer um passeio de barco mais exclusivo, você pode checar opções no AIRBNB Experiences.
Valldemossa
Valldemossa é uma cidadezinha em Mallorca também super recomendada nessa região. Não visitamos, mas li que é um bom lugar para ficar também, tem hotéis legais e bons restaurantes. https://www.instagram.com/p/CTT9GIiKB3l/?utm_source=ig_web_copy_link
Palma de Mallorca
Mudamos nosso roteiro de último hora e não tivemos tempo de conhecer Palma, mas dizem que Palma é uma cidade muito charmosa e com vários lugares históricos e restaurantes para ir. Li recomendações que é melhor ir fora de temporada.
Onde Ficar (Palma e Arredores)
Finca Serena: 25 minutos de carro de Palma, é um hotel 5 estrelas no estilo rústico chic.Can Bordoy: luxury boutique hotel no centro de Palma.
Boutique Hotel Sant Jaume: design hotel.
Onde Comer
Dins Santi Taura:gastronômicoDuke: descontraídoToque de Queda: bar de tapasTaberna de la Boveda: bar de tapasOutras dicas aqui: The best restaurants in Palma, Mallorca's elegant capital
Outros restaurantes na Ilha
Maiorca tem se reinventado como um local de comida autêntica, no melhor estilo farm-table, como mencionei. Duas dicas extras de restaurantes para ir, se você é do tipo que viaja para comer:Ca Na Toneta: autêntico restaurante no vilarejo de Caimari, usa ingredientes locais, orgânicos e fornecedores que praticam a pesca sustentável.Brut: do chefe argentino Eduardo Martínez, um tasting menu, e apenas 12 lugares por noite. Fica no vilarejo de Llubí.