Como é Jantar no Restaurante do Massimo Bottura?
Ciao Lolla Girls,Eu sou a Julia, moro há 3 anos na cidade de Bologna, na região de Emilia-Romagna - super bem localizada fica à 45 minutos de Florença e 1 hora de Milão no trem rápido -, mas sou apaixonada pela Itália muito antes disso.Há dez anos vim fazer o meu MBA no mercado de luxo na Universidade de Bologna, que é considerada a Universidade mais antiga do mundo, e foi quando me encantei com o lifestyle do país, o que inclui valorizar a origem seja das comidas ou das pessoas, a importância de viver a vida, ter tempo para você mesmo e uma certa simplicidade.Se tem maneira melhor de conhecer a cultura de um país do que pela gastronomia, eu desconheço. A Itália é um paraíso para os food lovers, que valorizam a cultura local e os ingredientes frescos. Já fazia um tempo que eu queria conhecer um dos restaurantes do chef super estrelado Massimo Bottura – se você assistiu o début de Chef's Table na Netflix vai entender do que estou falando - e isso finalmente aconteceu no final do ano passado. Eu consegui reservar o Francheschetta58, que é a "sorrella picola"da Osteria Francescana.
Como é Jantar no Restaurante do Massimo Bottura?
A cozinha do Francheschetta58 conta a história local de Modena com um toque de contemporaneidade. O ambiente é bem descontraído e não tem um dress code específico, como o Osteria. O atendimento é excelente e a comida também. Se assim como eu você gosta de menu degustação pode contar em passar algumas horas por lá e ter uma super experiência. Era um sábado em Dezembro e fui com o meu namorado, o que foi ótimo pois aproveitamos para provar as duas opções de menu degustação. Cada menu degustação tem como sugestão duas opções de harmonização de vinhos, o que muda é a quantidade de taças. Eu pedi o menu degustação I LOVE Modena (€74, não inclui bebida), com sete pratos, e ele o menu "Tradição em Evolução (€55), com cinco pratos, sendo o último sempre uma sobremesa. O primeiro menu é mais criativo, com pratos não tradicionais, muito interessantes, criados com produtos regionais; já o segundo serve os pratos tradicionais da região com qualidade e excelência. O nosso favorito foi o Menu Tradição em Evolução, pois apesar de serem pratos típicos que se encontra em muitos restaurantes o sabor era fantástico! Já no outro menu algumas combinações não me agradaram muito.Aconselho reservar com 3/ 4 semanas de antecedência para conseguir a data desejada, pois o restaurante não abre aos domingos, não é grande e tem alta procura.O mais legal de tudo isso é que semanas antes eu fui à um evento, em Bologna, onde passaram o filme de Bottura “Power of Food, Power of Hospitality", no qual ele falou sobre o projeto social que ele tem entre outras coisas. Nesse dia conversei com ele, que foi super simpático e ele disse que sabia que os brasileiros apreciavam muito a culinária e também os seus empreendimentos. [gallery columns="1" link="none" size="full" ids="20767,20766,20768,20762,20764,20763,20765,20780"]
Um Pouquinho sobre Massimo Bottura
Em 2019, Massimo Bottura foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do ano pela Time e ganhou duas vezes o prêmio de melhor restaurante do mundo com a sua Osteria Francescana. Chefe e empreendedor, ele conquistou o mundo não só pela boca, mas pelo seu carisma e good heart: Faz parte dos business de Massimo:
- Osteria Francescana
- Francheschetta5
- Casa Maria Luigia (Hotel boutique)
- Villa Manodori (sua linha de condimentos)
- Food for soul (organização sem fins lucrativos, projeto social)
- Torno Subito Dubai
- Gucci Osteria
60% dos seus empreendimentos estão localizados em Modena (Itália), sua cidade natal, que é a cidade vizinha de onde eu moro, Bolonha. [gallery columns="1" size="full" link="none" ids="20769,20771,20772,20774,20770,20775,20776,20779,20777,20773,20778"]
O que fazer em MODENA, além de comer?
Para aproveitarem a viagem à Modena, eu sugiro que vocês passem o dia por lá e curtam um pouco. O centro fica à 15/20 minutos caminhando do restaurante. Só pode entrar de carro no centro residentes então eu aconselho fazer tudo à pé, a cidade é uma graça e vale a caminhada. O meu namorado mora em Modena, então acabo ficando bastante tempo lá e recomendo a visita, é a cidade uma graça.O que fazer em Modena:
- Bobotti: caminho entre o centro e o restaurante, na Viale, tem um jardim no qual se concentram locais que você pode tomar café, fazer refeições e aperitivo, o famoso happy hour italiano)
- Piazza Grande: praça central da cidade onde fica o Duomo.
- Mercado Albinelli: mercado municipal; onde também se encontram restaurantes e é outro local para aperitivo.
- Via Emilia: onde se concentram as lojas.
- Pasticceria Remondini: para tomar café e comer um doce.
- Caffetteria Drogheria Giusti: para o aperitivo. O lugar é uma graça e a maioria das mesas ficam na rua em frente a uma igreja, super astral!
- Piazza Roma: onde fica a Academia Militar e o Palazzo Ducale.
- Osteria di Modena Rossi: sugestão de restaurante simpático.
- Parco Giardini Ducale Estense: é o parque da cidade.
Para amantes de automóveis em Modena, assim como em Bolonha, se concentram as marcas de carros de luxo. Em modena, você pode visitar o Museo Casa Enzo Ferrari e o Museo Maserati.A presto!