Career Girl: Stefhany Y. Lozano, Artista e Ilustradora

Stefhany Y. Lozano é uma artista e ilustradora, que já teve clientes como New York Times, Le monde Diplomatique, Zeit Magazine e Refinery 29. Ela já ilustrou dois livros e teve a oportunidade de apresentar seu trabalho em mais de 20 galerias espalhadas pelo mundo. No #CareerGirl de hoje, trazemos essa super artist para inspirar todas as Lolla Girls com toda sua criatividade e planejamento. Veja a entrevista: 

LOLLA INTERVIEW

Stefhany Y. Lozano

Então nos conte, o que você faz exatamente?

 Eu sou uma artista e ilustradora colombiana, que vive na Alemanha. Eu pinto, mas também já explorei outros materiais e técnicas, como bordado e tufos. Eu ilustro revistas e livros, como novelas ou quadrinhos para crianças. Eu colaboro com outras pessoas em diferentes tipos de projetos, como criar toda a identidade de um festival de música ou criar o logo de uma escola – que é o que estou fazendo no momento.Como uma artista, eu estou constantemente trabalhando em uma série de pinturas ou fazendo outros trabalhos com têxteis. Essas séries sempre acabam me mostrando algo diferente, assim, eu tento me empenhar no meu trabalho de artista o máximo possível.Eu costumava viajar bastante e encontrar muita gente maravilhosa pelo caminho, mas eu tive um filho e a pandemia veio, então eu finalmente parei para ‘cultivar’ o ano. Agora estou planejando pegar minhas malas novamente e fazer algumas exibições e participar de feiras de livro. 

Como você chegou nesse trabalho?

Eu sempre quis ser uma artista. E mesmo que eu não acreditasse em mim mesma quando eu era mais nova, que eu não era talentosa o suficiente para viver de arte, eu acabei me tornando artista de qualquer forma. Encontrando pessoas que me inspiram e me mostrando que era realmente possível eu me tornar uma artista foi o empurrão final que eu precisava.Perceber que eu não era tão ruim quanto eu pensava, e trabalhar muito, todo dia, para melhorar. Encontrando meu próprio estilo que define quem eu sou como uma artista. Sempre em busca de novos desafios para começar abriu portas inesperadas para mim, que culminaram em como eu vim parar aqui. A vida é realmente o que me faz estar neste trabalho.Stefhany Y. Lozano

Como é um dia típico no escritório/homeoffice/cafeteria?

Na maioria dos dias eu estou no meu estúdio. De segunda à sexta, das 8h30/9h até 15h30. Eu ficaria mais caso tivesse um prazo de entrega chegando. Mas a maioria do tempo eu me planejo para fazer o que preciso nessas 6 horas. Quando eu chego eu já sei o que eu quero fazer no dia, então é fácil para mim só chegar e começar a trabalhar seja lá em que precisa ser feito. Eu só tiro alguns minutos para almoçar, mas tento fazer somente uma pequena pausa.Meu estúdio é um lugar sem internet, então é dedicado somente para pintura e desenho ou qualquer coisa que seja fora das telas digitais. Assim, é mais fácil para eu me concentrar no que preciso fazer. Eu uso meu celular para fazer o básico que precisa de internet, como emails rápidos e Instagram caso necessário, mas eu tento evitar o máximo possível. Eu chego, pego meu antigo iPod, conecto meus fones e estou pronta para o trabalho.Eu tento ser bem produtiva nessas 6 horas que fico no estúdio, o que eu fico muito orgulha em dizer que eu, desde que tive minha filha, me tornei muito mais rápida no trabalho. Ele leva metade do tempo que costumava levar (estou dizendo isso para dar uma certa esperança para algumas das futuras mamães, porque eu estava tão assustada em não ter tempo suficiente para meu trabalho depois que tive filhos.Eu tenho certeza que essa rotina irá mudar no futuro. Eu acredito que terei muito mais tempo durante o dia, mas por agora minha filha tem apenas 2 anos e eu quero estar o mais próxima possível dela. Stefhany Y. Lozano

O que você ama no seu trabalho?

 Uma coisa que eu amo no meu trabalho é, claramente, a liberdade que eu tenho como uma artista em fazer o que eu quero no momento em que eu quero. De poder explorar todas as ideias que eu quero criativamente. Mas o que eu mais amo são os desafios que eu enfrento por ser uma artista e uma ilustradora.Eu estou sempre muito animada para novos trabalhos em que eu tenho que explorar uma ideia que não é minha. Onde eu tenho que ilustrar coisas que nunca pensei antes. Isso sempre me faz ficar um pouco nervosa, mas com o entusiasmo de saber que algo novo está por vir e, nessa trajetória, eu vou aprender muitas coisas novas que eu não estava esperando.

Qual foi a melhor decisão que você fez em sua carreira?

Não escutar pessoas que me disseram que eu teria que escolher entre ser uma artista ou uma ilustradora. É inacreditável que ainda exista tanto estigma entre essas duas áreas. Como se ser ilustrador te fizesse menos artista.Eu acredito que eu posso fazer tudo. E eu venho provando isso desde 2015. Eu amo a ideia de ser possível trabalhar com minhas próprias ideias, assim como a de outros. Eu amo ver meu trabalho em espaços de arte, galerias, revistas, muros de festivais, mochilas, livros... you name it.  

Qual foi a pior decisão que você fez em sua carreira?

Não colocando mais de mim na carreira. Você tem que trabalhar duro, mas também precisa ser social, tocar de portaem porta, escrever inúmeros emails e, infelizmente, essas são coisas que ainda estou trabalhando em mim. 

O que você faria se não fosse isso?

Para ser bem honesta, não tenho ideia. Eu não consigo me ver fazendo algo diferente do que faço, embora muitas pessoas me sugeriram abrir um restaurante, porque eu amo cozinhar, mas isso é só por diversão. LOLLA INTERVIEW

Como você organiza seu tempo?

Eu tento ser bem organizada com meu tempo, desde que eu esteja balanceando minha vida entre trabalho e família. Então é um estimulante para mim acordar cedo e fazer meu trabalho. Eu tento chegar cedo no meu estúdio e e ficar lá até 15h30, esse é o horário quando tenho que buscar minha filha da escolinha.Quando venho para o estúdio eu já sei o que vou fazer durante o dia. Eu sempre organizo minha semana no meu planner para saber mais ou menos o que preciso realizar durante a semana. Eu sempre tenho uma lista no meu calendário de coisas que preciso/quero fazer nesses dias, e vejo como posso fazê-las acontecer nos dias que ainda tenho. Eu nunca trabalho nos finais de semana. Eu preciso desses dias para passar um tempo com a família, cuidar da minha casa, ver meus amigos e, principalmente, descansar.Diferentemente de muitas pessoas, eu amo segundas. Eu realmente gosto, o sentimento de estar descansada e ter uma semana inteira pela frente para fazer todas as coisas que eu quero realizar é o melhor. Eu aprendi que ter o tempo para descansar é muito importante e eu acredito que sou muito produtiva quando estou trabalhando por conta disso. 

Qual superpoder você acredita que tem no trabalho?

Eu gostaria de pensar que é eficiência. Eu sou uma pessoa muito prática. Eu tomo decisões muito rapidamente. Eu não gosto de perder tempo. Embora eu acredite que eu poderia fazer as coisas de uma forma melhor se eu tivesse um tempo um pouco maior para pensar.Mas eu quase nunca me arrependo da maneira em que fiz as coisas no passado. Eu odeio o sentimento de pensar demais. Eu faço as coisas, aprendo com meus erros e tento ser melhor nas próximas vezes. 

Qual você acredita que seja a sua maior fraqueza?

Eu sou uma pessoa tímida. Me dá um trabalhão para me abrir, especialmente no trabalho. Entrar em contato com pessoas que eu quero trabalhar junto é muito difícil para mim, então isso toma tempo e muito empenho. Eu, na verdade, perco muito tempo nisso. Mas é algo que preciso fazer. 

Como você faz decisões?

Definitivamente intuição. É algo que aprendi há muito tempo atrás, a confiar em mim 100%Stefhany Y. Lozano

O que você lê?

Eu amo ler novelas fictícias. Eu tento ler todos os dias que consigo. Meus autores preferidos são Paul Auster, Murakami and Ali Smith. Eu também amo Javier Marias, que, inclusive, eu tive a honra de ilustrar uma de suas novelas “A sentimental man” para uma publicação alemã chamada Faber und Faber.Quando leio novelas eu sou transportada para cenários em que minha mente sozinha nunca iria em outras ocasiões e, na maioria das vezes, tem algo que reflete sobre minha própria vida - e eu amo isso. 

Qual é o segredo para chegar onde você está hoje?

Perseverança. Sempre persevere. Você vai passar por momentos difíceis, mas se isso é o que você ama e você vê o seu futuro ainda fazendo isso, então você tem que trabalhar duro para seguir seus ideais. Tome um tempo para se recompor das fraquezas e quedas, aprenda com os erros, mas nunca pare de trabalhar. E sempre reflita em que precisa ser feito para obter sucesso.

Qual horário do dia você se sente mais produtiva?

Definitivamente segundas. Eu aprendi a importância de descansar para ser produtiva, então uso minhas manhãs para trabalhar, minhas tardes para estar com a família e as noites para descansar. Mas algumas vezes eu tenho umas ideias à noite e costumo trabalhar em meu computador, mas isso não acontece com tanta frequência. 

Quais são as ferramentas que você usa para melhorar sua produtividade?

Com certeza meu planner. Como eu disse antes, organizar meu tempo é muito importante para mim. 

Planner em papel ou Google Calendar?

Papel! Sempre papel! Eu compro há anos sempre o mesmo tipo de planner. Aquele com a semana à esquerda e as notas à direita, perfeito para escrever meus to do lists para a semana. Eu tento não confiar essa tarefa para meu celular. Me sinto desconfortável com isso. E eu simplesmente amo escrever coisas no papel. Fazer listas é uma das coisas preferidas que gosto de fazer e me mantém bem organizada.Stefhany Y. Lozano

Com qual look você se sente mais poderosa para trabalhar?

Qualquer coisa que me faça me sentir bonita, eu gosto de me preocupar com a forma em que me visto todo dia, mesmo que eu fique em casa. Mas se eu quero me sentir poderosa, é muito mais sobre a maquiagem do que o outfit para ser honesta. 

Qual foi a experiência mais gratificante que você teve no trabalho?

Há alguns anos atrás eu tive a oportunidade de fazer a identidade de um festival de música na Austrália. Eles usaram a arte nos posters, banners e em todo tipo de publicidade pelo país, no palco e até em murais nos locais em que o festival fazia parte. Eu ficava tão feliz cada vez que alguém me mandava fotos mostrando que eu estava por toda Austrália. Ver meu trabalho ganhando grandes proporções foi uma experiência gratificante, por mais que eu deva confessar que é um pouco estranho, uma vez que eu nunca estive por lá. Toda experiência que tive foi através das mídias sociais. 

Worksnacks?

Eu gosto de comer uma maça todos os dias, então tenho várias no meu estúdio. E também gosto de alguns biscoitinhos que vêm com diferentes sementes que são deliciosas. Meu avô me tornou viciada neles. 

Quem é você no escritório?

Da chefe até a senhora da limpeza.Stefhany Y. Lozano

O melhor e o pior lado de trabalhar em família?

Eu divido meu estúdio com meu marido, o que tem prós e contras. É muito bom tê-lo por perto para alguns conselhos. Ele me conhece muito bem, então acredito em sua opinião. Eu amo como somos respeitosos uns com os outros e a companhia dele é muito boa. Nós nos incitamos para fazer o melhor.Mas claro que passar o dia inteiro juntos pode ser difícil e cansativo às vezes. Nós também publicamos nossos trabalhos com o mesmo nome LORO (Lozano Romanowsky) e viajamos com uma certa frequência para feiras do livro. Isso sempre é uma ótima experiência para nós dois, conhecemos muitas pessoas para mostrar nosso trabalho - e é uma ótima desculpa para viajar por aí. 

Como você concilia trabalho com maternidade?

Desde que descobri que estava grávida, eu não tinha dúvidas de que minha filha seria prioridade pelos primeiros anos. Mais tarde, ela vai ter sua própria vida e eu serei capaz de passar 24 horas trabalhando se eu quiser. Eu acredito que se você está tendo um filho, então você deve se dedicar ao máximo para ser um pai presente para a criança. Mas claro que sem deixar para trás si próprio e seus propósitos, que são igualmente importantes. Só lembrar que ambas coisas precisam de tempos diferentes. E você tem que aprender a dar de si o que o momento precisa.Eu decidi tirar um ano para maternar e eu senti que foi tão necessário, não só para ela, mas para mim também. Porém, posso dizer que essa escolha teve um impacto em minha carreira, e me levou tempo para recuperar minha ausências nesses meses. Quando você é um freelancer, você precisa estar constantemente presente - e eu não estava por um ano. Assim, eu perdi alguns clientes, mas nunca me arrependi disso.Eu sou extremamente confiante que estou fazendo as melhores decisões para mim e para minha filha, uma vez que a vida não é somente sobre trabalho e tudo tem um tempo certo para acontecer. Agora é começar um novo tempo na minha vida, em que minha carreira está dando um passo bem largo adiante, em que estou questionando muitas coisas e encontrando diferentes respostas. E, por fim, estou muito feliz em perceber que sou capaz de fazer isso ao lado da minha linda filha. Para ler mais sobre a Stefhany, contemplar suas artes e se inspirar em tamanho talento, clique aqui! LEIA TAMBÉM:

CAREER GIRL: AMY WILLIAMS, PRODUCTION DESIGNER DA SÉRIE WECRASHED. SOBRE OS FUNDADORES DO WEWORK, ADAM NEUMANN E REBEKAH PALTROW NEUMANN

 

Previous
Previous

Notes on the Week

Next
Next

Receita de Salada de Pêssego e Burrata