All about podcasts: Tudo que você precisa saber e os favoritos da Mara Coimbra

maio 5, 2019
 Mamilos/foto: Divulgação

Mamilos/foto: Divulgação

Eu quis escrever sobre esse assunto porque estava conversando com meu irmão e comentei sobre podcasts. Ele nunca tinha ouvido falar nisso. Fiquei chocada porque sou viciada neles.

Aí outro dia, no HQ virtual do Lolla, aka grupo de whatsapp, a gente conversou sobre nossos programas preferidos e aqui estou para contar all about podcasts.

O que é de fato um podcast?

Podcast é como um programa de rádio na internet on demand. É a junção das palavras pod e broadcast. Pod se refere a iPod e quer dizer que é portátil e você pode levar para onde quiser. Broadcast é a transmissão como no rádio porque um podcast é consumido da mesma maneira que um programa no rádio.

Os episódios são gravações de áudio entre o apresentador e o convidado do programa que, ou vai ser entrevistado ou eles vão ter uma conversa. Ou pode ser também um monólogo onde a pessoa divide seus pensamentos e idéias.

São de diversos assuntos, you name it. De negócios e marketing, viagens a ayurveda, notícias atuais e línguas. Enquanto você ouve a sensação é de estar ouvindo um programa de rádio.

Você pode ouvir no computador ou no telefone, na verdade qualquer digital device, através do iTunes ou Spotify por exemplo. Existem podcasts pagos mas a maioria é de graça.

Got it? Fui didática né?

Como o podcast me pegou e não largou mais

Eu conheci os podcasts há anos atrás. Quando eu comecei a estudar alemão e minha professora me deu uma dica preciosa. Escute o programa da Deutsch Welle chamado Langsam gesprochene Nachrichten; disse ela. É um podcast feito pelo jornal DW e como diz o nome do programa, são notícias diárias faladas bem devagar, bem fácil de entender.

É realmente um jeito ótimo de treinar ou aprender uma língua. Gostei tanto que me inscrevi também no The english we speak da BBC. Tem também o News in slow french para quem quiser praticar francês.

Okay, podcast para mim é bem mais do que querer keep up com meu francês. É ouvir uma história de verdade, é olhar para um tema com outros olhos, descobrir outros assuntos e perspectivas. As pessoas parecem ser mais honestas no podcast (porque estão atrás dos microfones? será?) e isso faz com que eu dê mais credibilidade para aquilo que estou ouvindo.

Sou uma pessoa que gosta mais de ouvir do que falar. Daria uma ótima terapeuta, sou toda ouvidos sempre! Talvez seja a melhor explicação pelo meu amor aos podcasts. Eu aprendo coisas nos episódios que eu nunca pararia para estudar. Algum especialista falando da sua área, uma pessoa relatando uma experiência que me traz um caminho novo. E vou te contar uma coisa: um podcast bem feito, bem editado, é muito envolvente! Os que têm produções de áudio profissionais são como música para os meus ouvidos, literalmente.

Quando viciei de vez

Tornou-se um hábito quase diário quando eu percebi que podia combinar o podcast com outras atividades. Eu não sou multitasking, quando faço uma coisa é aquela coisa e pronto. Mindfulness, anyone? Mas o podcast parece que foi feito para te acompanhar no trânsito, enquanto você dobra aquela pilha de roupas de duas semanas atrás, enquanto enche a máquina de louça. Até mesmo enquanto estou modelando uma vaquinha de massinha para compor a fazendinha do Lio (#momlife) é uma boa hora para terminar mais um episódio.

Aqui estão meus podcasts favoritos da vez:

1- Mamilos

O slogan do Mamilos é Jornalismo de peito aberto. Eu sei que não precisava falar mais nada, mas é um podcast extremamente honesto, relevante e bem feito. Te faz pensar e ir além sobre assuntos super atemporais e necessários. Ouça, please. O último episódio, ainda não me recuperei dele. Ouça aqui.

Ainda da mesma produtora, a B9, adoro o Braincast e o Caixa de Histórias.

2- Hashtag Authentic

Sara Tasker comanda o podcast feito para pequenos negócios e online creatives. Ela usa histórias inspiradoras e dicas práticas que ela mesma já testou. É brilhante. Ela tem um sotaque britânico perfeito que me faz escutar cada episódio até o fim!

3- Magic Lessons with Elizabeth Gilbert

Sim, Elizabeth Gilbert de Comer Rezar Amar. O episódio 209 é uma conversa/entrevista com a Brene Brown. Leia esse texto até o final e depois vai ouvir. É uma ordem! Acesse o episódio aqui.

4- Being Boss

Um podcast para empreendedores criativos e freelancers. Elas te ensinam a ganhar dinheiro com seu negócio criativo. Feito por duas amigas, elas têm uma agência e a Brene Brown é cliente.

5- Cool Moms

Duas cool moms, amigas, do Brooklin, fazem esse podcast para mães que priorizam suas paixões e seus filhos.

6- How I built this

Guy Raz desvenda as histórias por trás das companhias mais conhecidas no mundo. É para quem é dos negócios e pra quem é curioso também!

7- Mas você vai sozinha?

A escritora Gaia Passareli grava esse podcast sobre viagens. Sim, é para inspirar mulheres a viajar sozinhas.

8- Presidente da Semana

Esse é o podcast da Folha que conta a história de todos os presidentes do Brasil. Serve muito bem para quem não entende ou não se interessa por política e você deveria ouvir porque tem um storytelling bem envolvente e dá uma bela noção do nosso desenvolvimento político.

9- Moda pé no chão

É difícil um podcast sobre moda em português e esse da Ana Soares é bem legal. A entrevista com a Carol Burgo sobre empreendedorismo feminino e com a Fê Neute sobre minimalismo e felicidade são imperdíveis.

Outro podcast sobre moda e brasileiro é o High Low.

10- 3.55

Quero fechar minhas indicações com chave de ouro. O 3.55 é podcast da Chanel. Eu só quero que você escute a entrevista com o Karl Lagerfeld feita pelo Jayson Tyler Brûlé, editor chefe da minha revista favorita, a Monocle. Escute aqui.

Esse ano, a Spotify comprou duas grandes companhias de podcasts, a Gimlet que produz podcasts super famosos e a Anchor, plataforma de criação e monetização de podcasts. Então, se você ainda não ouve podcasts, provavelmente vai tropeçar em algum já já!

Tem algum programa de podcast que você ama? Conta para gente aqui, vou adorar adicionar na minha interminável lista!

Share it

Avatar

by Mara Coimbra

Comentários