A Ordem Certa de Aplicar os seus produtos de Skincare

nov 11, 2019
skincare-ordem-produtos-lolla

Photo: Cherry Gloss

Sou super fã da dermatologista americana Shereene Idriss, que posta diariamente dicas sobre skincare e procedimentos estéticos em seu Instagram. A Dra. Shereene soube como ninguém usar seu Stories para interagir com o público, por meio de um bem humorado quadro chamado “Pillow Talk Derm” – que significa algo como “conversa de travesseiro com a dermato” já que ela grava os Stories diretamente da sua cama respondendo perguntas sobre cuidados com a pele feitas por seus seguidores. O sucesso dos Stories da Dra. Shereene foi tanto que ela transformou o Pillow Talk Derm em site; e já foi convidada para diversas entrevistas em podcasts, sites especializados em moda e beleza e programas de televisão. 

skincare-ordem-produtos-lolla

Photo: Gabriela Herman for Dr. Shereene

TÔNICOS, SERUMS, BRUMAS. O QUE VEM PRIMEIRO?

Em um de seus “Pillow Talk Derms”, ela falou sobre qual é, afinal, a ORDEM CERTA para aplicarmos os nossos queridos produtos de cuidados com a pele? Essa é uma dúvida que eu também tenho (em época de k-beauty e seus 10 steps, isso tudo pode ficar confuso), então fiquei super empolgada com essa explicação, que ela transformou em vídeo no Youtube, para você assistir quantas vezes precisar, até decorar – foi isso que eu fiz 😉

MINHA ROTINA DO DIA E DA NOITE

Vou separar entre rotina da manhã e da noite, como a Dra. Shereene. Vou começar falando sobre a rotina noturna, que é a MAIS IMPORTANTE segundo ela, principalmente se você vive em uma cidade grande: “Ao longo do dia, muita poluição e sujeira vai se acumulando na sua pele, então é MUITO importante ter uma rotina noturna consistente, para se livrar dessa sujeira e criar uma base fresca para os seus produtos noturnos – que normalmente tem ativos de alta qualidade e mais poderosos – agirem, e para que sua pele possa se regenerar das agressões do dia”.

Preparada para dar um Ctrl C + Ctrl V em todas essas dicas valiosas? Então vamos lá!

ROTINA NOTURNA DE CUIDADOS COM A PELE

skincare-ordem-produtos-lolla

Photo: The Everygirl

PASSO 1: TIRE A SUA MAQUIAGEM 

Ao chegar em casa, a dermatologista recomenda que você remova IMEDIATAMENTE a sua maquiagem “para você não ficar com preguiça e adormecer no sofá, e dormir com maquiagem no rosto, que é simplesmente uma das PIORES coisas que você pode fazer pela sua pele!” Ah, mas você nem usa maquiagem todos os dias? Pois saiba que a Dra. indica que MESMO ASSIM você use um algodão embebido em demaquilante (ela recomenda água micelar) para remover as partículas superficiais de sujeira que vão se acumulando na sua pele ao longo do dia. 

Eu particularmente gosto de usar a água micelar da Garnier para dias de make leve, e o óleo de camélia da Tatcha para quando estou com maquiagens mais “pesadas”.

PASSO 2: LIMPE A PELE 

Sim, você entendeu bem: MAIS uma limpeza! A Dra. Shereene (e eu) é a favor da double cleanse e recomenda que você use uma solução de limpeza / cleanser indicado para o seu tipo de pele para remover as impurezas que a água micelar não conseguiu limpar. Ao comentar essa etapa, ela ainda tirou sarro de um video da Kylie Jenner e sua night routineque mostram uma limpeza do rosto superficial, feita em poucos segundos. Para ela, não é nada disso: “Você deve MASSAGEAR A PELE POR 1 MINUTO para quebrar todas as partículas de sujeira e removê-las da sua pele!” 

Para essa etapa uso a deliciosa Olive Oil Cleansing Foam da Innisfree.

PASSO 3 (DE 2 A 3 VEZES POR SEMANA): ESFOLIAÇÃO QUíMICA 

A Dra. Sherene indica que esse passo não seja feito todos os dias. Em relação a produtos, ela afirma preferir os esfoliantes químicos, pois acha os físicos muito agressivos e abrasivos, além de arranharem a pele. “Eu ODEIO esfoliantes físicos, com aqueles grãos que são ruins para a pele e para o meio ambiente. Mesmo os naturais, como os de açúcar, de sementes, feitos em casa… simplesmente DETESTO! Ah, e se você tem acne, eles podem fazer as suas cicatrizes piorarem! Recomendo que meus pacientes fiquem longe de todos eles!”. Ah, e o seu ingrediente favorito para o esfoliante químico é o ácido glicólico.

Confesso que usava bastante esfoliantes físicos, mas que depois desse conselho passei a reservá-los apenas para ocasiões especiais, como quando preciso fazer uma make caprichada para algum evento e gosto de deixar minha pele lisinha antes! Semanalmente, no entanto, segui as indicações da Dra. Shereene e estou usando o Solution, esfoliante químico da Glossier que traz uma fórmula suave com uma impressionante mistura de AHA’s, BHA’s e PHA’s. 

PASSO 4: SÉRUNS 

Depois desses 2 ou 3 passos, sua pele está “limpinha e prontinha para absorver o que você colocar nela – e é bom que você coloque algo muito bom!” afirma a Dra. Shereene no vídeo. É por isso que aqui, o ideal é entrar com produtos em formato de séruns. “Séruns são como pequenas cápsulas de vitamina, cheias de ingredientes ativos, que serão absorvidas imediatamente pela sua pele, fazendo maravilhas!”. E nessa etapa é quando você deve identificar a necessidade específica da SUA pele (ex: combate à vermelhidão, pigmentação, desidratação, acne, linhas de expressão, etc…) e usar um sérum para tratá-la. Afinal, o sérum é o veículo, o ingrediente dependerá das características individuais de cada pele! 

Como o maior problema da minha pele é a desidratação, aposto no sérum MINERAL 89 da Vichy para combatê-la – sou ALUCINADA pela textura desse produto!

PASSO 5: RETINOL 

“Considero retinóis os meus “heróis”,  já que eles comprovadamente estimulam a produção de colágeno, ajudam a reduzir linhas de expressão, melhoram a textura da pele e as manchas… Enfim, eles fazem a sua pele ficar mais bonita e saudável, então indico para todo mundo – SÓ NÃO INDICO PARA QUEM ESTIVER GRÁVIDA!” afirmou ela. Recado anotado?

No momento, estou usando esse retinol da Roc, que está me parecendo bem delicado e suave – não tive nenhuma reação alérgica até agora – e tem uma textura levinha.

PASSO 6: HIDRATANTE

“O hidratante irá selar todos os ingredientes ativos dos produtos anteriores na sua pele” afirma a Dra. Shereene. Ela diz que no inverno, usa fórmulas mais pesadas e gordurosas, e no verão investe em produtos mais leves. E aqui, ela dá uma ótima dica para quem tem a pele muito sensível, e já teve reações de sensibilidade ao retinol: inverta a ordem! “Você pode aplicar o hidratante ANTES do retinol para criar uma barreira de proteção, e assim sua pele não ficará tão irritada e reativa” afirma. Sobre creme de olhos, ela fala que são opcionais, e que caso você queira aplicá-los, pode fazê-lo junto com o hidratante. Mas essa sequência que descrevemos é a básica, para uma rotina eficiente e uma pele linda!

Para essa etapa, eu uso o  Clinique Id , um combo que você pode fazer com a base de loção + o booster de combate às linhas de expressão, e concentro a aplicação dele na região ao redor dos olhos e na testa. 

ROTINA DIURNA DE CUIDADOS COM A PELE

PASSO 1: LAVE SEU ROSTO 

A Dra. Shereene indica que você use o mesmo cleanser que usou na 2a etapa da rotina noturna para limpar a sua pele no dia seguinte. Essa limpeza é importante, primeiro para remover os produtos da noite, sobretudo o retinol, que não deve NUNCA ser usado quando você for sair ao sol; e segundo para que os produtos da rotina diurna sejam perfeitamente absorvidos pela pele, que para isso, deve estar limpinha!

PASSO 2: SÉRUM ANTIOXIDANTE 

Aqui entram produtos com a queridinha Vitamina C, que é um excelente antioxidante, e previne os estragos causados pelos radicais livres. Mas porquê é melhor aplicar a Vitamina C pela manhã? Muito simples: durante o dia é quando sua pele será mais exposta aos agressores externos, como raios UV e poluição, que geram os temidos radicais livres! Então é nessa hora que ela mais precisará do poder antioxidante da Vitamina C! Ah, e vale notar que nos rótulos dos produtos, a Vitamina C normalmente aparece identificada como ácido ascórbico, que é o seu nome científico (nos rótulos em inglês, ela é identificada como L-ascorbic acid).

Para essa etapa, estou usando – e AMANDO – o sérum de Vitamina C A-Oxitive da Avéne. Achei ele mais delicado que o famosíssimo C E Ferulic da Skinceuticals, que sei que é super elogiado e recomendado por 10 entre 10 dermatologistas, mas que foi muuuito pesado para minha pele. 

skincare-ordem-produtos-lolla

Photo: Cherry Gloss

PASSO 3: HIDRATANTE 

Do mesmo jeito que, à noite, o hidratante serviu para selar os séruns e o retinol na pele, aqui ele fará o mesmo com o antioxidante – além, é claro, de deixar sua pele hidratada e luminosa!

Confesso que nessa época que o tempo começou a esquentar, andei pulando essa etapa para minha pele não ficar tão “gordurosa”. Por isso, apostei em um belo protetor solar com hidratante, que vou falar à seguir.

PASSO 4: PROTETOR SOLAR 

O último passo na sua rotina de skincare diurna é o mais importante! Sim, estamos falando do protetor solar, que pode ser do tipo físico ou químico. A Dra. Shereene afirmou que prefere os do tipo físico, devido à rapidez da sua eficiência; afinal, você pode aplicá-los e sair imediatamente que já estará protegida. “Não tenho tempo para ficar 15 minutos esperando meu protetor ser absorvido” afirmou ela nesse vídeo, em alusão ao tempo que os protetores químicos levam para começarem a surtir efeito.

No entanto, eu particularmente prefiro sim esperar, pois nunca gostei da consistência dos filtros minerais, e ainda estou em busca de um que não deixa aquela película branca horrorosa na pele! Atualmente, estou usando o Waso Color Smart da Shiseido, com FPS 30 e hidratante. Na hora do almoço, aplico o pó compacto com fator 50 da Cosmobeauty para renovar a proteção. 

SHOP MY BEAUTY ROUTINE

 

Para saber mais sobre double cleansing clique aqui, esfoliantes químicos aqui, e sobre radicais livres aqui.


No Lolla, fazemos uma curadoria de produtos e marcas para te ajudar a navegar nesse mundo overwhelming de opções. Todos as inserções de produtos são escolhidos pelo time editorial do Lolla. Se você comprar alguma coisa através de um link do Lolla, nós podemos ganhar uma comissão. Antes de usar qualquer produto que viu no Lolla, consulte seu médico. 

Share it

Avatar

by Lais Andrade

Comentários