16 Livros de Escritoras Finalistas do Women's Prize for Fiction 2022
Desde 1996 o Women's Prize for Fiction elege as finalistas e as vencedoras do prêmio de ficção literária que promove escritoras mulheres do mundo inteiro, de qualquer nacionalidade e que publicaram seus livros no UK em inglês, até Março do ano do prêmio. Boa parte da minha paixão por romances e pela leitura eu devo à Marian Keyes, autora da cidade de Dublin, que marcou minha adolescência com os livros da irmãs complexas como a própria autora. Esse prêmio promove mulheres autoras do mundo inteiro, dando visibilidade a novas autoras e outras já consagradas, o que deixa tudo mais interessante, justo e especial. Espero que gostem e voltem em breve para a lista de autoras brasileiras que você precisa colocar na sua lista de livros para ler.
This One Sky Day, by Leone Ross
Uma narrativa que coloca a gente com os dois pés no chão, mostrando a vida de pessoas diferentes, cada qual com a sua lista de tarefas para fazer naquele mesmo dia. Um wakeup call sobre não sermos mais especiais do que ninguém.
The Paper Palace, Miranda Cowley Heller
A história de uma mulher casada com o marido amoroso e completo, com três filhos, uma summer house e que está obviamente infeliz... Em uma noite, ela e o amor da vida - que não é o marido, acabam dormindo juntos e em 24h ela precisa decidir qual rumo quer da para a vida, depois dessa segunda chance. Já que a primeira foi descartada depois de uma tragédia.
The Island of Missing Tress, Elif Shafak
Um romance sobre perdas, lutos, esperança, falta de pertencimento, a perda de quem você foi, reinvenção e o medo do futuro.
The Exhibitionist, by Charlotte Mendelson
A mágica de se escrever um romance absurdamente triste e terrivelmente engraçado.
The Bread The Devil Knead, by Lisa Allen-Agostini
Sobre uma mulher fashionista, cool e descolada, mas que vive uma vida difícil ao lado de um marido abusivo. Uma história sobre wakeup calls e escolhas.
The Book of Form & Emptiness
Um romance brilhante sobre morte, luto e sobre como nossos pais moldam quem somos.
Salt Lick, by Lulu Allison
Uma história que se passa em um futuro onde as mudanças climáticas muda as relações das pessoas, onde elas vivem e o que as motiva. E que fica como alerta sobre quão frágil o nosso mundo é.
Remote Sympathy, by Catherine Chidgey
Uma história completa, sobre vários pontos de vista que envolve um campo de concentração e nazismo, mas sobre uma ótica romântica, do olhar de um guarda, seu prisioneiro que pode ter inventado a cura do câncer, corrupção e mensagens dúbias. Extremamente original e com um aprofundamento sobre o coração humano de uma forma inacreditável.
The Final Revilval of Opal & Nev, by Dawnie Walton
A história de uma dupla de rock biracial que teve um sucesso meteórico nos anos 70.
Great Circle, by Maggie Shipstead
A história de duas meninas que sobrevivem a um acidente e vão morar com o tio em Montana e uma paixão por aviões.
Flamingo, by Rachel Elliot
Um romance de quebrar o coração, sobre gentileza, bondade, solidão, esperança e amor. Características que pessoas nessa situação parecem sempre carregar em suas histórias.
Creatures of Passage, Morowa Yejidé
Sobre uma passagem sombria de Washingtong DC. Para quem gosta de história americana, temas raciais e questões tão atuais, que aconteceram há séculos, mas poderia ter sido ontem.
Careless, by Kirsty Capes
Uma história super relacionável, sobre duas meninas jovens, melhores amigas, cheias de planos e que com 15 anos uma se vê grávida e pressionada a tomar a melhor decisão. Mas como saber qual é a melhor decisão? Quem, além do futuro tem esta resposta? Uma lição de vida sobre amor de família e amor de amizade, que protege, sufoca e acalma.
Build Your House Around My Body, by Violet Kupersmith
É sobre a história de duas mulheres vietnamitas, que desaparecem em épocas diferentes e que pelo destino se cruzam em uma situação inesperada.