12 Dicas para comer fora com as crianças
Eu comecei a ir em restaurantes com a minha familia quando já podia me comportar. Minha mãe sempre achou que restaurante não era lugar para criança, ela queria relaxar, tomar um vinho e meu pai gosta de refeições longas que começam na entrada e terminam com um digestivo, criança nenhuma tem paciência para rodadas de quatro pratos. Quando chegou a minha vez de sair com meus filhos resolvi experimentar. Ir em um restaurante com filhos pequenos é desafiador, mas é uma situação que pode ensinar muito a eles sobre limites e interações sociais em família. Sair para comer é o nosso programa favorito, as crianças podem fazer parte disso sempre.
12 Dicas para comer em restaurantes com as crianças
-
Chegue cedo. Quando vamos jantar somos sempre uma das primeiras mesas no restaurante. Não atrapalha tanto o horário deles e temos mais chance de ter um jantar calmo sem precisar esperar pela nossa mesa em um restaurante lotado com garçons estressados. E meu marido não espera para comer, em nenhuma hipótese.
-
Dê um snack antes de sair de casa, se não der peça o couvert logo que chegar. Nessas horas precisamos pensar rápido, criança com fome não responde da mesma forma e todo mundo se estressa a toa.
-
Leve alguns brinquedinhos pequenos, crayons e papel para eles se entreterem enquanto esperam. É um jantar em familia e o foco é as crianças. Não espere que eles fiquem sentados e comportados o tempo todo esperando os minutos passarem como adolescentes bodiados.
-
Fale um pouco sobre o restaurante, o tipo de comida e se eles fazem algum prato que eles já conheçam e gostam. Abastecer as crianças com informações deixa elas menos ansiosas já que tudo é uma experiencia diferente.
-
Deixe elas participarem das escolhas, longe do garçom. Discutam as opções entre vocês e faça sugestões que eles possam gostar. Se for buffet, leve as crianças para ver as opções. O colorido das comidas e o cheirinho aguça os sentidos e elas se sentem mais independentes.
-
Peça sempre menos do que acha que elas vão comer. Sempre da para pedir mais e você não se frustra em desperdiçar comida e dinheiro.
-
Não se preocupe se elas não comerem tão bem. O ambiente, o cansaço e as novidades podem ser muito pra elas e um jantar mal aproveitado não vai causar nenhum estrago a longo prazo.
-
Aproveite para mostrar padrões de comportamento que você acha adequado. Elas aprendem por observação, vendo como você se comporta na mesa, o que você come e de outras pessoas. Elas gostam de ver outras famílias e podem surgir comentários interessantes.
-
É legal explicar o que vai acontecer, onde estão indo e que as pessoas no restaurante estão lá para ter um good time e que todos precisam colaborar para isso. Elas entendem que podem incomodar os outros e se comportam melhor se o centro das atenções deixar de ser os pais.
-
Seja leve. Não converse sobre assuntos polêmicos com os adultos da mesa para não se estressar a toa, as crianças sentem a energia do lugar e das pessoas em volta delas.
-
O mesmo vale para o ambiente. Um restaurante calmo é menos arriscado do que um restaurante barulhento com crianças correndo. Eu evito restaurantes com área para crianças se vamos só nós cinco. Não precisa ser sobre elas o tempo todo.
-
A sobremesa pode ser em outro lugar se elas não estiverem muito cansadas. Esticar com um sorvete a algumas quadras do restaurante muda o ambiente e estica um pouco o passeio. Pode ser divertido!
-
Tenha sempre uma troca de roupa. Acidentes acontecem, principalmente quando eles querer ser mais adultos do que conseguem. Os meus estão na fase de segurar copos de adultos e aprendendo a usar a faca (sem serra). Um pequeno acidente ou outro faz parte. Enjoy!