8C857C63 4158 4BFE B8B8 7EE5830DE57E scaled e1640795563768 1200x1500 - BEST OF 2021: a Lista de Melhores do Ano da Emi, colunista do Lolla na CHINA

Emi Yoneshige trabalha no varejo de moda há mais de 15 anos, e já morou no Japão e México antes de se mudar para Shanghai, na China, onde é responsável pelo escritório de Outsourcing da Ásia de um importante grupo de moda brasileiro. Também ministra duas disciplinas na filial chinesa do Instituto Marangoni. Emi é publicitária por formação e curiosa por vocação, o que a permite garimpar histórias e beleza onde quer que vá. Tem um flerte lindo com a antropologia e se preocupa em mostrar o mundo através do olhar do outro, levando em conta seu contexto e cultura local, e muitas vezes, quebrando paradigmas. A Emi faz parte do time de colunistas do projeto The Lolla Connection e escreve sobre a China, diretamente de Shanghai.

 

THE BEST OF 2021 da Emi

LIVRO: a autobiografia O Lugar, da escritora francesa Annie Ernaux, me tocou profundamente neste ano, que foi particularmente um longo período de olhar para dentro e para as relações com a família. Ela traz uma reflexão sobre classes sociais, enquanto esboça a vida do próprio pai e suas relações.

30C4FB88 D7FF 4933 A6D7 0C5D4B105F87 450x600 - BEST OF 2021: a Lista de Melhores do Ano da Emi, colunista do Lolla na CHINASÉRIE: já estava aqui pronta para indicar Maid (Netflix) que deve ter sido quase unanimidade este ano – me impactou de forma absurda! Mas, vou fugir um pouco deste lugar comum para indicar minha outra série favorita, que não é nova, mas maratonei este ano em minha quarentena: a comédia britânica Fleabag (Prime Video). A série gira em torno da personagem principal, vivendo sozinha em Londres aos 33 anos. Assuntos sobre relacionamentos amorosos, luto, aborto, feminismo, depressão, entre outros, transitando entre o humor acido e uma certa carga dramática, com monólogos e comentários flertando com o expectador, bem ao estilo do filme Curtindo a Vida Adoidado. Eu amei!

FILME: Pieces of a Woman, lançado pela Netflix bem no início do ano, é um drama profundo com personagens complexos, daqueles que a gente assiste com a caixa de lenços do lado. Atuação maravilhosa de Vanessa Kirby, que fez a princesa Margaret jovem na série The Crown.

VIAGEM: Chengdu, na província de Sichuan, China, foi uma daquelas viagens surpreendentes! A cidade é vibrante a noite cheia de bares, possui uma culinária peculiar e small trips que você pode fazer de lá. Oportunidade perfeita para visitar a reserva dos Pandas e a cidade de Leshan, onde está um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, o Giant Buddha, esculpido em rocha.

COMIDA: Moules Marinières bem clássicos do restaurante Chez Jojo em Shanghai – foi meu desejo logo que saí da quarentena!

RESTAURANTE/CAFÉ: A descoberta do ano foi o restaurante Indiano Masala Art em Shanghai, para quem gosta da culinária autêntica, e os pratos mais clássicos da Índia!

PRODUTOS DE BELEZA: Estou aprendendo a cuidar dos meus cabelos longos agora, e experimentando vários produtos! Quando estive em SP, provei e amei a máscara de reparação para os cabelos Patuá da L’Occitane au Brésil.

BEST BUY MODA: Óculos Escuro da Gentle Monster – marca coreana queridinha por aqui. As lojas são lindas com um VM bem conceitual e os modelos tem sempre um toque mais moderno e urbano.

BEST BUY DECOR: copos desenhados a mão dos anos 20 garimpados em um antiquário aqui de Shanghai. Eu amo Art Déco, e aqui realmente é um paraíso para encontrar artigos originais de época. Entre os anos 20 e 40,  internacionalização desta região esteve em seu auge, e recebeu a influência ocidental da época, para arquitetura e design em geral na construção da metrópole.

2 update 600x440 - BEST OF 2021: a Lista de Melhores do Ano da Emi, colunista do Lolla na CHINA

Foto: Chez Jojo, The Mag

PODCAST: eu adoro um podcast! Além dos de notícias e entrevistas, vou destacar um que me marcou demais: Praia dos Ossos. É uma narrativa em 8 episódios que reconstitui o assassinato de Angela Diniz e tudo o que ele significou. Uma impactante reflexão sobre nossa sociedade.

DRINK: qualquer um com Mezcal, meu destilado favorito! – é uma bebida artesanal mexicana com um toque defumado. Minha descoberta aqui em Shanghai, foi um bar especializado em Mezcal, o Mezcalito.

MÚSICA: Marina Sena foi minha descoberta do ano, sem dúvida! Ela é mineira, linda, sensual, de voz aguda e gostosa, e mistura vários ritmos brasileiros e latinos que eu adoro! Além dela, não dá para deixar de citar o álbum Meu Coco do Caetano Veloso lançado este ano. Acho sempre incrível como ele consegue ser icônico e ao mesmo tempo tão atual. Morar fora me faz ouvir muita música brasileira, resinificar minhas origens e morrer de orgulho da nossa riqueza cultural.

HÁBITO SAUDÁVEL: este ano reeduquei minha alimentação todinha com o acompanhamento de um nutricionista. Eu não comia mal, sempre soube escolher bem os alimentos, cozinhar em casa, mas tinha compulsão alimentar sem me dar conta. Hoje pratico jejum orientado, e consigo ter maior controle dos horários das refeições e percebo como estou mais focada em minhas atividades durante o dia! Dar este ritmo ao dia me trouxe maior consciência do momento presente.

HÁBITO SUSTENTÁVEL: eliminar o absorvente descartável! Não foi um processo simples, durou mais de um ano e quase desisti várias vezes até encontrar o método que se adaptaria ao meu corpo e meus hábitos. De início eu achei que iria tirar de letra usar o copo coletor, but failed! Fiz vários testes, usei outras marcas de copinho e calcinhas absorventes, até descobrir o disco coletor (sim, é diferente). Eu acho mais fácil de encaixar e mais confortável, além de ser sex-friendly – dá para ter relações sexuais numa boa e mantém toda a humidade e lubrificação natural. Eu uso o da marca Lumma, que tem uma cordinha para tirar com facilidade e, em dias de fluxo mais intenso, eu faço uso combinado com protetor de calcinha da Korui a prova de escapes!

Leia também: Lolla Team Approves: COLETOR MENSTRUAL
Screen Shot 2021 12 29 at 14.06.30 - BEST OF 2021: a Lista de Melhores do Ano da Emi, colunista do Lolla na CHINA

Foto: Os Gêmeos em Shanghai, @laelmom_star

EXPOSIÇÃO: os Gêmeos: Segredos, na Pinacoteca. A exposição também esteve em Shanghai ao ar livre, e toda interativa com as obras em tamanho gigante! Na Pinacoteca as instalações estavam lindas, sensoriais e acessíveis, daquelas exposições que todos se divertem, inclusive crianças.

ARTIGO: ainda ecoa o relato da fuga da fotógrafa Fatima Hossaini do Afeganistão. Para mim, um marco (triste) deste ano.

Leia o artigo da Emi: Mulheres no Afeganistão para seguir nas Redes Sociais

SMALL BUSINESS: não dá para indicar apenas um: Somassae Pottery, com as cerâmicas elegantes e exclusivas da ceramista, e de quebra minha prima, Sônia Fugiwara; o Instituto Urdume, que faz um trabalho profundo de pesquisa sobre as artes manuais têxteis e seus ecossistemas, transformando tudo em uma revista incrível, online e impressa! E a Cian Candle, da linda Marina Anjos, que traz cor e aromas muito especiais para qualquer ambiente!

 

LOLLA CITY GUIDE: 8 Lugares para Viajar para CHINA sem sair de São Paulo

Lolla City Guide: O Bairro Francês em Shanghai, na China

 

by Emi Yoneshige

Publicitária, trabalha com moda há 15 anos. Mora em Shanghai e é responsável pelo escritório da Ásia de um importante grupo de moda brasileiro.

0 Comments

POST A COMMENT