tatcha 1200x1500 - Os Segredos de Beleza das Gueishas

Há alguns anos, em uma das minhas investigações pelos corredores da Sephora americana (sdds de um dólar a R$ 3, né minha filha?), me deparei com um stand repleto de belas embalagens minimalistas, que uniam toques high tech– como detalhes cromados e bordas arredondadas – com soft colors deliciosas, como azul claro, lilás e creme. Esse foi meu primeiro contato com a Tatcha e foi paixão à primeira vista! Nerd da beleza que sou, resolvi pesquisar a história da marca, e foi assim que conheci a impressionante trajetória de Vicky Tsai, sua fundadora, que criou a Tatcha inspirada pelos rituais de beleza centenários das gueixas.

Em uma entrevista de 2016 concedida ao podcast @fatmascara, Vicky contou que nunca havia pensado em trabalhar com beleza. “Como uma segunda geração de chineses nos Estados Unidos, meus pais esperavam que eu fosse médica ou advogada. Não havia outra opção para eles.” relata ela. No entanto, contrariando o desejo de seus pais, Vicky foi estudar economia, um assunto que a fascinava por ser, para ela, a união entre negócios e psicologia. Apesar de gostar do tema, Vicky não gostou de trabalhar com finanças. Durante seu período em Wall Street testemunhou os atentados de 11 de setembro bem de perto – mais precisamente, da janela de seu escritório – o que a fez repensar suas escolhas de carreira.

Em busca de um trabalho que trouxesse mais significado e propósito para sua vida, Vicky voltou para a faculdade para estudar administração, e foi estagiar em uma grande empresa de produtos de higiene. Empolgada com o novo trabalho, começou a testar em si mesma diversos lançamentos do mercado de cosméticos, o que resultou numa terrível dermatite de contato aguda, causando bolhas e feridas em todo o seu rosto!

Depois de mudar diversas vezes de emprego, Vicky passou a trabalhar em multinacionais asiáticas e começou a viajar muito para o Japão. Em uma dessas viagens, ela foi atrás do fabricante dos papéis de arroz que usava para absorver a oleosidade de sua pele. Ela comprava de montes sempre que ia ao Japão. Nessa visita, descobriu que foram as gueixas que reconheceram a aplicação cosmética desses papéis, há centenas de anos. Sentindo que ali havia potencial para mais descobertas de beleza, Vicky foi apresentada a um grupo de gueixas, que passaram a compartilhar com ela seus segredos, pois queriam ajudá-la com a sua grave dermatite – sim, aquela que havia desenvolvido no seu primeiro trabalho pós mercado financeiro e que a essa altura já durava anos, sem sinais de melhora.

Tatchas Vicky Tsai uses her skincare routine as a meditation session - Os Segredos de Beleza das Gueishas
Descobri que por trás daquela maquiagem pesada, as gueixas têm a pele MAIS perfeita que eu já havia visto! E eu não entendia como isso era possível, como elas conseguiam manter uma verdadeira pele de bebê, extremamente macia e luminosa, por baixo de toda aquela pintura”, conta Vicky.

A questão é que, para as gueixas, é imprescindível que suas peles sejam impecáveis, pois o rosto é tido como uma tela de pintura e desempenha um importantíssimo papel na sua performance artística.

Uma vez que a história das gueixas é datada de séculos, elas tiveram que desenvolver métodos próprios de cuidados para pele, com os recursos naturais disponíveis na época. “E esses produtos vinham diretamente da cozinha, pois há 400 anos atrás não existia a Sephora”, brinca Vicky.

Então, as gueixas passaram a usar em seus rituais de beleza muitos ingredientes que são a base da dieta japonesa: óleo de camélia, pó de arroz, alga, chá verde, dentre outros. “Para conhecer o seu arsenal de produtos de beleza, as gueixas não me levaram a uma farmácia, mas sim a um empório de produtos naturais! Foi lá que elas me mostraram como usam todos esses ingredientes” conta. Vicky passou a usar o “skincare das gueixas” e, então, uma verdadeira mágica aconteceu em seu rosto: em apenas 8 SEMANAS, sua dermatite aguda sumiu! As bolhas, feridas e vermelhidão deram lugar a uma pele luminosa, sedosa e firme, como a das gueixas!

Após todas as descobertas de Vicky sobre os cuidados de beleza das gueixas, ela sentiu que era hora de levar esses segredos para o grande público. Assim, ela tomou a decisão de pegar o dinheiro que vinha guardando desde que começara a trabalhar para fundar a Tatcha em 2009.

Tatchas Vicky Tsai uses her skincare routine as a meditation session 2 - Os Segredos de Beleza das Gueishas

 

Falando de posicionamento de marca – um tema que AMO! – a Tatcha foi certamente uma das primeiras a apostar no movimento menos maquiagem, mais pele, que hoje está bem estabelecido no mercado. Os cuidados que eles propõem com seus produtos tem como foco a pele puru puru, termo que os asiáticos usam para descrever a famosa dewy skin, com brilho natural e saudável que dispensa maiores coberturas e bases pesadas. Daniel Martin, embaixador da Tatcha, maquiador de Meghan Markle e um dos responsáveis por trazer esse look para o mainstream, que o diga!

A rotina de cuidados com a pele deveria ser um RITUAL SENSORIAL”, acredita Vicky. Para isso, a Tatcha desenvolveu uma linha de produtos para todas as etapas do ritual. Desde a limpeza até a hidratação.

Para as gueixas, a limpeza é a parte mais importante da rotina de beleza, pois elas precisam tirar muito bem sua maquiagem e, ao mesmo tempo, usar um produto que não danifique a sua pele nesse processo. Para isso, elas usam óleo de camélia, que foi a base de criação para um dos Best Sellersda Tatcha: o One Step Camélia Cleasing Oil, que praticamente derrete a maquiagem em menos de 5 segundos, deixando a pele maravilhosa e cheirosa, parecendo ter acabado de sair de uma limpeza profissional. Sei disso porque esse foi o primeiro produto que comprei da Tatchae – MINHA NOSSA como eu sinto falta dele! A Tatcha tem uma linha completíssima de produtos, mas Vicky afirma que se tivesse que escolher a parte mais importante, escolheria essa da purificação da pele. Isso porque ela possibilita a ação de todos os outros produtos, aumentando sua penetração na pele e, consequentemente, sua eficácia.

Além dos produtos maravilhosos e de uma CEO que é exemplo de empreendedorismo de sucesso, a Tatcha tem mais uma característica que me faz admirá-la: a empresa faz questão de doar uma parte da venda de seus produtos para a ONG Room to Read, que financia o estudo de meninas em países como Índia e Camboja. Até o momento, mais de 2 milhões de dias na escola foram garantidos pela marca para essas meninas que, um dia, poderão se tornar novas Vickys e fundar empresas de sucesso, sem nunca esquecer seu papel social no mundo!

Tatcha Satin Skin Mist - Os Segredos de Beleza das Gueishas

MEUS PRODUTOS FAVORITOS DA TATCHA

The Silk Canvas Primer

Todos os produtos da Tatchatêm uma textura insana, mas a deste… OMG!! Vontade de mergulhar dentro do pote!!! O Silk Canvasé um primer megadelicado à base de camadas deseda – como é descrito no site –, que protege a pele e assegura uma aplicação effortlessda make. Para nossa alegria ele está disponível também na versão mini, então dá pra testar sem quebrar (tanto) o cofrinho!

Luminous Dewy Skin Sheet Mask

Comprei apenas uma unidade desta sheet maskpara usar em uma ocasião muito especial: no dia anterior ao do meu casamento!!

Deixei-a no rosto por uma hora e quando a tirei, a minha pele estava com um GLOW inacreditável. Guardei o excesso do sérum que sobrou dela para o dia seguinte. Quando o apliquei antes da make, o maquiador ficou chocadocom a maciez da minha pele!

Camelia Oil Cleanser

Foi meu primeiro demaquilante em óleo e confesso que ficou difícil usar qualquer outro depois dele! Sua textura surpreendentemente leve derrete a maquiagem e se transforma em uma espuma suave, que limpa sem ressecar. Para quem não tem medo de fragrância em skincare (sou dessas!), ele é ainda mais perfeito: seu aroma natural e suave de camélia transformam a etapa limpeza da pele em um ritual delicioso. Recomendo muito!

 

SHOP TATCHA

350 - Os Segredos de Beleza das Gueishas

 

Photos: pinterest

POST A COMMENT