173170120 501613910884047 4602365169601373947 n 1 - Beauty Affairs: A Rotina de Beleza do Diretor de Arte Rafael Mendonça

 Lolla-Beauty-Affairs series feat. Rafael Mendonça: dono de um sorriso gostoso e uma pele de dar inveja, o Rafa respira criatividade. Diretor de Arte e Diretor Criativo, Rafa vive entre flashes e na busca constante pelo o que é belo. Afinal, a vida imita a arte/ a arte imita a vida, e queremos todos nos sentir inspirados em mundo de coisas bonitas, não é mesmo? Para manter o rostinho bonito, Rafa contou ao Lolla sobre sua rotina de skin care! We love it! 

 

Q. Who are you?

A. Sou um entusiasta… um experimentador! Me coloco no mercado como Diretor de Arte (ultimamente, para clipes e séries) e Diretor Criativo, mas vou além; tenho flertado intensivamente com a publicidade nos últimos tempos e está dando match. A minha bio no Instagram tem os seguintes dizeres: “ajudo marcas e pessoas a contarem histórias”. Sempre fui curioso e sempre flertei com tudo que envolvesse criatividade. Fui colocado no mundo por uma mulher simples, mas super antenada e que sempre fez questão de que cada detalhe do seu trabalho representasse a classe e elegância que ela possui. Tento ser o reflexo dela todos os dias.

Q. Como você descreve a sua pele (incluindo o melhor aspecto e também o mais desafiador)?

A. Vou começar por algo que eu definitivamente odeio em minha pele: a barba. O Salvador Dalí é o meu terror (aprendi a chamar o bigode assim com a Vic Ceridono). A minha barba abala completamente a minha autoestima em alguns momentos. Faço laser, mas é um processo que requer paciência, e em tempos de pandemia, precisei parar. Quando estou de “barba feita” (detesto falar isso) é quando me sinto feliz. O deslizar do hidratante no rosto é como chegar ao céu. Tenho até mais prazer em fazer uso dos meus produtos quando minha pele está lisinha. Não tenho problemas sérios com acne, mas preciso controlar a oleosidade pelo fato dela ser mista. 

118075310 667310137471213 3436382349359153846 n 300x300 - Beauty Affairs: A Rotina de Beleza do Diretor de Arte Rafael Mendonça

A. Q. Como você descreveria sua abordagem de cuidados com a pele em geral? (alta manutenção? Baixa manutenção? Digno de canonização?)

Não digo que os meus cuidados com a pele sejam de alta manutenção, mas isso não significa que seja de baixa manutenção. Eu cuido e protejo ela diariamente e acredito que isso faz dela uma pele feliz. Para mim é inconcebível, por exemplo, não usar um hidratante depois de lavar o rosto e não ter uma toalha de uso exclusivo para ela. O processo de massagear enquanto aplico o hidratante, inclusive, é parte do processo. Peco um pouco no quesito proteção solar, mas quando vou me expor por um período mais longo fora de casa, ou em estúdio, que as luzes costumam ser muito fortes, ele entra na fila dos produtos a serem usados. 

Q. Quais produtos são essenciais na sua rotina de beleza para ter a pele ideal, com glow e bem hidratada? E como e quando você usa cada um desses produtos?

A. Tenho a pele mista, mas percebi que mesmo ela sendo assim precisa de produtos certos em momentos diferentes. Já escutei da minha dermatologista, que eu controlo bem a oleosidade. O meu hidratante do dia a dia é o Oil Eliminator da Kiehl’s (achamos no Mercado Livre), ele é da linha masculina, mas pode ser substituído pelo Skin Food da Weleda, ou a Loção hidratante da linha Tea Tree da The Body Shop. Em dias frios, ou dependendo do ambiente que eu estou, a pele exige mais hidratação. Quando ela pede algo mais power, eu confio na Loção Hidratante da Cerave, que serve tanto para o rosto quanto para o corpo, daí eu já estendo para o colo. 

Q. E make-up, quais produtos você usa?

A. Abandonei a base há um tempo. Usava a Teint Miracle da Lancôme, a mesma que a Kate Middleton usou em seu casamento. Continua aqui na minha mesinha para algum momento mais especial. Foi a primeira base que comprei. Inclusive, para meninos é a “ideal”; ela é bem soft, então usando com moderação a pele fica linda e não evidencia que está com produto no rosto. E esse sempre foi o meu objetivo. Prefiro que olhem para mim e pensem: “que pele boa e bem cuidada” ao invés de me perguntarem qual base eu estou usando. Hoje eu foco nos pontos que eu quero apagar/esconder. Uso há uns anos o BB cream Broad Spectrum da Clinique. Aplico com o dedo anelar na região debaixo dos olhos para escondendo as olheiras, o Salvador Dali, uma manchinha ou outra no rosto, mas não preencho toda a pele. Na sequência, também com o dedo anelar, uso o Studio Skin Flawless da Smashbox; acreditem, o superestimado Radiant Creamy Concealer da Nars fica no chinelo com esse corretivo. Depois, com o dedo ou com um pincel chanfrado, uso como blush o Chubby Stick Moisturizing lip colour balm da Clinique (16 voluptuous violet) é um roxinho que dá um ar de rubor lindo na pele. E se for para fazer uma gracinha, uso no cantinho dos cílios o renegado pelas brasileiras, Great Lash da Maybelline. And voilà.

Q. O que não pode falar na sua nécessaire?

A. Hoje em dia tem sido o hidratante para as mãos.

133908857 796551501236467 3107250943204348667 n - Beauty Affairs: A Rotina de Beleza do Diretor de Arte Rafael Mendonça

Q. Qual é o produto mais barato que você tem e adora? 

A. Não digo que eu adoro, mas eu uso bastante, foi realmente barato e realmente funciona bem para algo que nem foi pensado para ele. O lipbalm com cor da Nivea (Amora Shine) mas como blush. A maioria dos blushes vem com mini partículas de glitter, e a minha intenção sempre foi de criar um aspecto perfeito ao invés de evidenciar uso de make, então lipbalm super funciona nesses casos. Ele é tipo a versão baratex do Chubby Stick da Clinique citado anteriormente.

Q. Dicas do que evitar (make ou cuidado com a pele)? 

Não use uma quantidade enorme de base no rosto. Construa com pequenas quantidades. É melhor deixar passar uma olheira do que ficar com aquele acumulo de produto na pele. Exagero é sempre a pior opção. E eu escutei de uma mulher que eu adoro seguir que é até charmoso uma olheirazinha aparecendo. Quase meio como as francesas são, despretensiosas.  

Q. Alguma next-level tip, truque ou serviços de que você usa para parecer “iluminada(o)”?

A. O fato de eu usar sempre lipbalm como blush já ajuda a deixar a pele com aquele aspecto mais vivo e iluminado. Dar uma pincelada de leve na ponte do nariz para ir à praia é tipo filtro para selfie, já garante vermelhinho do sol, mesmo se ele não aparecer. 

Q. Qual é o seu produto preferido ou truque para lidar com um skin disaster?

A. Quando a minha pele não está feliz, ou num pós praia, ou só quando você quer dar um carinho extra, o meu salvador é o Lucent Facial Concentrate da Aesop. Sabe aquele produto que entende que você precisa acordar lindo no dia seguinte? É ele!

Q. Segue alguma beauty trend?

A. Pele com aspecto glow sempre! Tenho pavor de pele completamente matificada. Pó nem é um produto que eu uso com frequência. 

Q. O que você não sai de casa sem?

A. Não saio de casa sem ter passado antes hidratante nas mãos e nos lábios.

Q. Mantém os cuidados com a pele quando viaja?

A. Completamente! Viajar estimula ainda mais os meus cuidados. É quando quero levar mil coisas para cuidar da pele. Sou mais feliz montando nécessaire de viagem.

Q. Alguma dica de skincare para o avião?

A. Não use maquiagem em viagens longas! Limpe bem a pele e passe bastante hidratante no rosto e lipbalm nos lábios. O ar-condicionado do avião é uma desgraça para a nossa pele.

Q. Se você pudesse voltar no tempo, qual beauty advise você daria para sua versão mais jovem? 

A. Preciso ser mais rígido com a proteção solar. Estou na casa dos vinte, mas sei o quão mal o sol pode fazer a nossa pele.

Q. E-commerce ou loja física? Quais suas preferidas?

A. E-commerce! Não tenho uma preferida. Deixo o Zuck me alienar.

Q. Último beauty product que comprou?

A. Le Rose Perfecto/Beautifying Lip Balm da Givenchy, que irei usar como blush, olha que novidade. (Hahaha!)

 

Instagram: @eurafaelmendonca

 

BEAUTY AFFAIRS SHOP

POST A COMMENT