310487 1583228325 - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

Finalmente uma exposição completa dedicada ao acessório mais usado e most wanted de toda a mulher. Bags Inside Out, no V&A Museum é uma exposição que certamente muitas Lolla readers gostariam de ir. Mas enquanto a terra da rainha dificulta a nossa ida a essa cidade cool & multicultural, a Bê Muroch – London-based contributor – nos leva para um tour pelo mundo secreto das Bolsas. Lolla loves bags!

“Algumas bolsas conseguem revelar o que possuem dentro só pelo seu formato, tamanho e material, enquanto outras não revelam nada, protegendo cuidadosamente o seu conteúdo”.

O foca da exposição do V&A é explorar as bolsas, de dentro para fora, literalmente: estilo, função, design, e claro, todo o trabalho manual envolvido no processo de produção.  As bolsas são acessórios práticos e desenhados para carregar objetos de um lugar o outro. A função de uma bolsa normalmente determina o jeito que ela é carregada, se é na mão, no pulso, nas costas, na cintura, etc.. Já a confecção e o making da bolsa envolve um processo mais complexo. Desde de esboços criativos à desenhos mais técnicos, do protótipo à passarela, cada estágio exige um pensamento cuidados. Historicamente e globalmente, as bolsas foram construídas de várias maneiras, originalmente foram costuradas à mão em casa ou feitas em pequenas oficiais, e hoje a maioria é feita em fábricas, produzidas em massa. A exposição traz esse olhar, e foi muito interessante saber um pouco mais sobre o acessório que anda todos os dias comigo. Espero que gostem. Check out my notes sobre a exposição:

 

15043dc8 603a 4d83 9e96 80e76a265538 - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

Bags & Tradition

Na Tailândia, monges itinerantes usam bolsas de ombro para transportar objetos essencial e coletar esmolas. Em Mianmar (antiga Birmânia), as pessoas usavam bolsas de ombro como parte do seu vestido tradicional.

 

cd9aed64 ae3b 425f 9445 56dffe9a1a2c - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

Money Bags

O aumento do valor do dinheiro durante os séculos 5 e 6 está relacionado à popularidade da bolsa com cordão. Eram bolsas usadas bem pertinho do corpo, suspensas por um cinto ou escondidas nas dobras das roupas, tipo aquele bolsa de avião que nossos pais fizeram a gente usar para viajar – com a diferença de o design/tecido da bolsa indicavam a importância dos objetos de valor dentro dela. Já as moedas para caridade eram mantidas em sacos, enquanto as notas de papel, cada vez mais presentes no século 18, eram carregadas dentro de cartas retangulares e estojos de bolsa semelhantes às carteiras de hoje.

 

Travel with Style

A partir da década de 1930, quando as viagens de avião se tornaram mais populares, a bagagem permitida nas cabines do avião tinha que ser leve e pequeno o suficiente para caber dentro do espaço de armazenamento. Empresas de cosméticos como a Elisabeth Arden começaram a produzir bolsas para uma vaidade compacta, com espelho, espaço para o pó e o batom.

Viagens marítimas também exigiam algum tipo de bagagem. A socialite americana Emilie Busbey Grigsby usa um baú Louis Vuitton made in Paris (1900) em muitas viagens transatlânticas.

 

2a554cf2 5d84 4f95 b6b0 1a73c7aa4b63 - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

Ópera Bags

Para uma noite de Ópera, uma bolsa multifuncional e pequena era essencial. Essa pequena bolsa de couro mede apenas 16 cm quando fechada. Surpreendente ela se abre para revelar um interior amplo, com vários compartimentos: um porta-moedas, um bolsa com espelho, um notecard e um lápis, um espaço para um leque de essa dobrável, uma esponja de pó, e, é claro, um binóculos para não perder nenhum detalhe do espetáculo.

 

6919271a b5a3 48cb b51a 56ee2a233923 - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

Margaret Thatcher Iconic Bag

Durante sua gestão como primeira ministra da Grã-Bretanha (1979-1990), Margaret entendeu o poder das roupas e acessórios para enfatizar sua imagem de soberana. Sua bolsa se tornou um símbolo de feminilidade e poder. Muitas vezes referida como secreat weapon ou “cetro de sua regra”, a bolsa de Tatcher deu origem ao novo verbo “to handbag”, que significa atacar verbalmente uma pessoa ou destruir um ideia. Powerfull.

 

Portable Luxury

Or night bags, como conhecemos. São aquelas que dão um up no look, usadas como se fossem uma joia mesmo. São enfeitadas com cristais, penas exóticas, são pequenas e podem ter formatos esculturais.

 

Bags with Slogans

As bolsas há muito tempo fornecem uma tela para conceitos e lemas políticos, sociais, pessoais e artísticos, e podem comunicar diferentes pontos de vista. Usar slogans em bolsas é definitivamente uma forma pública de passam uma mensagem, de compartilhar suas crenças e convicções pessoais.

 

 

5e11aa51 ec84 4871 90cb ba20f26a0bbb - Bags Inside Out: Exposição no V&A Museum em Londres

First Birkin Bag

Em um voo da Air France de Paris a Londres, nasceu a ideia da bolsa Birkin. Quando a atriz Jane Birkin, colocou sua sacola de vime no compartimento superior do avião,, o conteúdo se espalhou pelo assento e por todo o corredor. Como se fosse um destino, Birkin se viu sentada ao lado do presidente executivo da HERMÈS na época, Jean-Louis Dumas. Depois de uma longa discussão sobre seu design ideal e a recomendação de Dumas de bolsos, a atriz inglesa rabiscou um esboço do que se tornaria a icônica Birkin. Seu pedido? Maior que a bolsa Kelly, mas menor que a mala de Serge Gainsbourg. The first Birkin is born. 

Brand Window

Você sabia que a criação de coleções de roupas desfiladas na passarela muitas vezes são um exercício de marketing para promover a venda de linhas mais lucrativas da marca, como bolsas, sapatos, perfumes e cosméticos? Claro que não é novidade para ninguém que as bolsas representam uma receita importantíssima para as maisons mais famosas do mundo – inclusive para o second-hand market. Graças aos logotipos ou design da bolsa, as marcas vendem um conceito, um lifestyle.

Confira aqui a lista de the most wanted luxury bags do Lolla no Prettynew.

 

Informações:

Até 16 de Janeiro de 2022

www.vam.ac.uk/exhibitions/bags

___

Texto adaptado do Eat Your Nuts para o Lolla

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A NEWSLETTER EAT YOUR NUTS

POST A COMMENT