3abb30474e782905a2a29e92f9ff09c9 - Ano Novo: Capri Season, Tempos de Amadurecimento e Mercúrio e Vênus Retrógrados

Mistic Lollas, bem-vindas a 2022. 

Eu particularmente adoro essa sensação de renovação que esse momento nos trás, embora seja verdade que o ano novo astrológico acontecerá de fato em Março, na virada do Verão para o Outono no hemisfério Sul, e na virada do Inverno para a Primavera no Hemisfério Norte. 

Já ouviu essa? Então acompanha comigo: o ano possui 4 estações, esse é o nosso ciclo natural.  O Outono (Hemisfério Sul) e a Primavera (Hemisfério Norte) estão alinhados com a entrada do Sol em Áries (20.03.21), o primeiro signo do Zodíaco. Por isso que o ano astrológico começa em março, com o primeiro signo do zodíaco. 

A boa notícia é que se você terminou 2021 com a sensação de que ainda não completou a sua goal list, guess what? A bola ainda está rolando no campo e o segundo tempo só termina daqui 3 meses!

Para as Lollas, digamos, “Chronus team”, o calendário civil nos trás uma sensação mais paupável sobre “como viver sentindo a passagem do tempo”. Tempo = Chronus, guardião de Capricórnio.

Bom, independente da “linha que você siga”, a verdade é que um novo ciclo começou. Datas, números… Importam mesmo? Eu tenho pra mim que são as experiências que abraçamos nessa jornada e que nos permitem evoluir é o que de fato vale. 

Aliás, evolução é a palavra chave para essa Capri season, afinal, o terceiro signo do elemento Terra quer colher os frutos do seu bom empenho, e lidar de forma justa com as consequências dos seus atos.

Se na temporada passada em Sagitário o planeta Júpiter foi a mão entusiasmada nos apontando o caminho, na atual temporada de Capricórnio, o também conhecido como senhor do Karma – Saturno, regente desse signo, será a palmada forte. Aplaudindo ou repreendendo. E já que estamos falando de Saturno vale lembrar que ele permanece 2022 em Aquário, e que a tal palmada mencionada acima age de forma coletiva, já que esse é um signo que conversa com as experiências em grupo.

Papo sério, eu sei. E justamente uma das lições mais poderosas que a temporada de Capricórnio nos trás é sobre o comprometimento com nossas escolhas. É tempo de amadurecimento. 

Acompanhe abaixo as principais energias do mês.

 

Lua Nova em Capricórnio – 2.1 a 8.1

A primeira Lua Nova de 2022 acontece também em Capri no dia 2, ou seja, Sol e Lua recebendo energias do signo de Terra, o que acredito, já nos dá grandes pistas sobre as experiências que teremos no ano em frente. Estrutura, ordem, visão de longo prazo… Esses são alguns dos valores capricornianos.

Lembrando que além do Sol e da Lua, quem também está passando por Capri é a Vênus em seu movimento retrógrado, e retrogradações nos ajudam a olhar o que precisa ser corrigido, já que retornam ao contexto das nossas vidas situações mal resolvidas do passado.

Já o comunicador Mercúrio diz um até breve a essa turma em Capri e chega junto de Saturno em Aquário, onde inclusive fará sua retrogradação na semana seguinte. Eu falei em palmada? Bem, adicione aqui o discurso. 

 

O que fazer

A sensação pode ser de que 2021 não terminou, e de fato não mesmo, pelo menos no contexto das experiências, como eu havia introduzido lá no começo do nosso papo. Se o desconforto for intenso busque focar na simplicidade. Seja honesta e direta com as suas necessidades. Capricórnio nos ajuda nesse sentido, pois nos dá força para dizermos sim ou não sem papas na língua. Como esse signo possui visão de longo prazo, é tempo de aproveitar essas energias para entender o que não faz mais sentidoE o mesmo vale caso você receba um não em alguma questão em que estava esperando um sim. Confie que uma resposta negativa também pode representar tantas outras positivas para diversas outras coisas mais legais e importantes na sua vida, basta mudar o ângulo.E para te ajudar nesse sentido, eu gostaria de enfatizar sobre a manutenção ou o inicio de uma boa terapia.  

Já passamos de 2 anos em desafio convivendo num cenário pandêmico em um mundo de mudanças absurdamente velozes. Embora sejamos mulheres fortes, a gente sabe que contar com a expertise de uma boa (ou bom) profissional pode ser extremamente determinante para uma jornada de sucesso. Caso perceba que a lição de casa está em dia e as vibes ganharam até mais fluência, well done, celebre com pompa. You deserve it all!

 

Lua Crescente em Aries – 9.1 a 16.1

Imagina a cena… Uma criança, cheia de energia e curiosidade (Lua Crescente em Áries) entrando em uma casa suntuosa, organizada, cheia de artefatos caros que não devem ser tocados ou trocados de lugar (Vênus retrograda em Capricórnio).Enquanto os pais tentam mostrar aos anfitriões da casa (Sol em Capricórnio) que a criança foi orientada de forma apropriada para não confundir tais artefatos com brinquedos, os anfitriões tentam explicar (Mercúrio retrógrado) à criança que caso os artefatos sejam danificados representariam uma perda irreparável. Mas o terrible enfant não sabe ainda o que é dano.

Se um vaso antigo, mesmo que caro for derrubado por estar sendo tocado, isso não seria o seu fim, e sim sua transformação em um objeto novo. A mente criativa e sagaz da criança consegue enxergar esse artefato com mil e uma outras possibilidades além do que os adultos definiram. Fim de cena? 

É certo que os anfitriões ficarão chateados se algo for danificado. Assim como é certo que os pais da criança ficarão aborrecidos se a criança for repreendida por qualquer pessoa que não seja eles próprios, mesmo que a criança esteja “errada” (ou melhor, sendo mal compreendida).

A verdade é que essa casa, cheia de objetos de valores cujos donos não querem sofrer danos pode ser encarada como nossas vidas. 

É inevitável que de tempos em tempos surjam personagens e situações trazendo mudanças desconfortáveis, e aí que está a beleza dessa Lua Crescente em Áries nesse momento, pois Áries e Capricórnio não poderiam ser mais antagônicos, porém, se conseguirmos passar pela transformação do fogo em Áries, ganharemos também um solo capricorniano mais fértil.

Confortável? Tenho certeza que não. A verdade é que mudanças importantes, e muitas vezes necessárias em nossas vidas, não acontecem de forma idealizada e confortável, mas sim, por meio de situações semi ou inteiramente danosas e caóticas. That’s for sure.

 

O que fazer

Vamos lembrar que esse é um mês de duas retrogradações importantes, e que essa semana será a vez de MR entrar em cena, ou seja, a paciência deve ser trabalhada todos os dias.

Uma dica que parece ter funcionado muito bem para várias Lollas durante o último Mercúrio Retrógrado foi sobre manter na rotina uma prática que você tem certeza que dá muito certo pra você e que possa ser como o seu porto seguro do dia.

Sendo Áries um signo conectado a movimento, eu diria que escolher uma atividade física para ser o seu ancoramento energético do período vai ajudar muito. E quando digo atividade física não precisa ser necessariamente no sentido clássico, como musculação, natação, etc… pode ser também praticar jogos de tabuleiro, carteados, ou até mesmo video game, enfim, práticas que estimulem a mente de forma construtiva e que proporcionem o extravasar da energia competitiva ariana e capricorniana (está aí uma característica em comum entre esses dois signos) de uma maneira saudável.

No mais, aquela premissa básica que acredito, muitas já conhecem: espere esse período de retrogradações terminar para qualquer tipo de decisão muito importante envolvendo mudanças. Porém não deixe de observar o que está se apresentando pra você. Anote suas percepções, considere todos os cenários, avalie todas as possibilidades, mesmo que não façam muito sentido nesse momento, pois pode representar uma expansão criativa que será compreendida a longo prazo.

E se você entender que mesmo com essas retrogradações, algo faz M-U-I-T-O sentido para você em termos de mudança, arrisque! Afinal a gente não precisa ganhar ou acertar o tempo inteiro. 

Try to have fun a little bit, that’s all!

 

Lua Cheia em Câncer – 17.1 a 24.1

Se Capricórnio fala de estrutura e Câncer está intimamente ligado à energias envolvendo o núcleo familiar, aqui está uma semana onde essa temática pode ganhar um imenso destaque.

A Lua inclusive é o astro regente de Câncer, portanto é uma fase lunar que acontece em domicílio, o que pode acentuar ainda mais essa temática. Importante ressaltar também que estamos falando em nível coletivo, mas é importante observar no seu próprio Mapa Natal os setores onde esses signos exercem influência para uma compreensão ainda mais precisa.

No dia 19 o Sol entra em Aquário, portanto uma energia expansiva de liberdade tende a se apresentar. Além disso, no dia 24 Marte entra em Capricórnio, o que pode tornar o cenário exaltado, já que esse planeta imprime velocidade e impulsividade aos aspectos do signo em que ele está visitando.

Cautela, cautela, cautela. Numa semana de Lua Cheia onde os ânimos já estão naturalmente exaltados, vale mais pensar duas vezes antes de agir.

 

O que fazer

Nesse ponto vocês já devem ter percebido que Janeiro talvez esteja sendo um mês com trânsitos astrológicos desafiadores, e se você está aqui lendo essa coluna muito provavelmente já está vivendo com uma compreensão sobre como esses processos são naturais, e até mesmo importantes para o nosso fortalecimento pessoal.

É sempre legal lembrar que em tempo de retrogradações é como se o universo estivesse nos pedindo para que façamos uma pausa e sejamos mais reflexivas. É a possibilidade também de enxergar questões que vem sendo negligenciadas, e que portanto necessitam ser acolhidas e transformadas.

Se dê a chance para por em prática seus sentimentos mais altruístas e empáticos, pois Câncer é capaz disso, já que é um signo que sente um ímpeto natural de acolhimento e proteção ao próximo.

Com MR rolando talvez esse não seja o melhor momento para se ter DRS ou para dialogar sobre questões profundas, mas simplesmente viver as emoções. 

Tire uns dias offs, se for possível, especialmente após a entrada do Sol em Aquário, pois tendemos sentir a necessidade de mudar a rotina.Para quem não tem essa opção, tente não marcar muitos compromissos durante esses dias, e busque incluir práticas relaxantes, rituais de beleza, tudo que volte a energia feminina de Câncer para o autocuidado.

Lembrando que Aquário conversa muito bem com tecnologia, portanto use as plataformas digitais mais do que nunca para se conectar com conteúdos que te tragam alegria e inspiração. Ria de si mesma um pouco também, escolha encarar a vida como uma comédia ao invés de drama. 

E por falar em comédias e dramas outra possibilidade é investir em atividades ligadas a teatro, música, literatura e afins, que nos permitam extravasar a emoção, como Câncer pede, porém indo para uma pegada de genialidade aquariana.

 

Lua Minguante em Escorpião – 25.1 a 31.1

Ufa! Janeiro finalmente chega na sua reta final com a lua minguando no transformador Escorpião no dia 25. Todas chegaremos também nessa semana cheias de novas percepções e com o emocional fortalecido, tenho certeza.

Mercúrio nesse mesmo dia volta para Capricórnio trazendo a possibilidade de trabalhar os insights e percepções que tivemos durante os dias em que ele estava em Aquário, reestruturando nossos planos e metas, porém vale aguardar o fim completo dessa retrogradação lá em fevereiro para colocar os planos realmente em prática.

Outra boa notícia é o fim da retrogradação de Vênus no dia 29, e aqui uma boa notícia com bônus: ela ainda permanece em Capri, signo que ela conversa de forma harmônica, durante todo o próximo mês. Ou seja, depois de colher tantos insights e de passarmos por tantos processos de amadurecimento durante as últimas semanas, teremos uma chance linda de por tudo em ordem e de fazer acontecer com a energia desse signo de Terra fluindo a nosso favor.

Portanto Lollas, se e quando, durante Janeiro, vocês sentirem algum desânimo por conta das retrogradações e demais trânsitos mais desafiadores, lembrem-se imediatamente que é uma fase de crescimento e que ela trará frutos.

Hold your breath a little bit more and trust!

 

O que fazer 

Ouça sua intuição, porém mantenha os pés ancorados na terra. É tempo da água lunar escorpiana escorrer pelo solo capri venusiano. Além disso, com o Sol expandindo a energia aquariana, prepare-se para separar o joio do trigo.

A fase mais crítica já terá passado, porém as energias de retrogradações ainda estarão presentes. Continue investindo seu tempo nos processos terapêuticos, mas já com aquela sensação de luz no fim do túnel chegando.

Restabeleça suas energias entrando em contato com a natureza. Toque a terra, dê um mergulho no mar ou na cachoeira, faça pequenos rituais de agradecimento pelo ciclo que se encerra.

Fevereiro está logo ali e a energia de expansão ganhará novas perspectivas depois de todo esse processo intenso do mês de Janeiro.

Eu sei que mesmo para as Lollas em férias durante esse mês, os compromissos parecem não ter tanta fluência quando está rolando retrogradações (salvo casos em que temos o planeta em questão também em movimento retrógrado no nosso Mapa Natal), portanto lembre-se de que uma alma e um corpo nutrido e fortalecido das melhores energias e dos melhores sentimentos é tudo que precisamos para darmos conta.

 

Preparadas? 

Um 2022 absurdamente fabuloso para nós. 

 

 

 

by Luiza D'Arts

Comunicóloga por formação, Astro Writer por paixão. Experienciando autoconhecimento na vida urbana de Londres.

0 Comments

POST A COMMENT