IMG 9231 Facetune 05 04 2021 23 59 12 - Além do LinkedIn: Juliana Offredi, atriz e modelo plus size

Juliana Offredi é atriz e modelo plus size, fundadora e administradora de uma marca de glitter, e uma das finalistas do reality Beleza GG. A modelo é exemplo de superação, já que sofreu bullying por toda sua infância e adolescência com críticas duras quanto ao seu corpo. Mesmo com um passado difícil e delicado, resgatou forças para usar aquilo que tanto a fez sofrer para transformar sua história. Hoje ela faz parte da agência Ford Models e se tornou modelo plus size. Sua história a faz perceber o quanto é importante dar voz a outras meninas que passam pelas mesmas dores, e o quanto é urgente falar sobre aceitação e amor próprio nas redes sociais.

LEIA A ENTREVISTA

IMG 0569 Facetune 28 04 2021 15 35 25 scaled - Além do LinkedIn: Juliana Offredi, atriz e modelo plus size Nos conte, o que exatamente você faz?

Eu sou modelo plus size, atriz, fundadora da marca “Ih, brilhei”, que é voltada para maquiagem de glitter para eventos, e atualmente também curso faculdade de fonoaudiologia.

Como você conseguiu esse trabalho?

Antes de ser modelo eu me formei em artes cênicas pela CAL, em 2018. Dediquei 3 anos da minha vida totalmente ao teatro e a atuação, que foram as paixões que me fizeram ser a Juliana que eu sou hoje. Em 2019, entrei para a faculdade de fonoaudiologia e, no meio de um caos interno, também criei minha marca de glitter “Ih, brilhei!”. A marca é focada em makes de glitter e camarins para festas e eventos. Ela foi criada em um período que eu estava perdida comigo mesma e nasceu na tentativa de um reencontro com a minha essência e com a minha versão mais apaixonada pela vida. Sempre amei muito glitter e quis tentar passar de alguma forma essa alegria que eu sentia para outras pessoas através da marca.

No final de 2019, participei uma seleção do programa Beleza GG, em parceria com a Ford Models, para ser a new face do programa e da agência. Tive a honra de ficar entre as quatro finalistas e fechei um contrato com a Ford. A partir disso  me tornei modelo plus size e hoje a atuação e a carreira de modelo me completam demais.

Como é um dia típico no escritório / home office / coffee shop?

Normalmente meus jobs são todos em São Paulo e como moro no Rio, tenho que me programar e viajar um dia antes ou até mesmo de madrugada para chegar preparada para o trabalho.

Sobre o dia a dia, depende muito do job em si: se é gravação, campanha ou externa. Normalmente uma dia típico de backstage é chegar bem cedo para fazer prova de figurino, cabelo, make e fotografar até o fim do dia.

O que você ama sobre o seu trabalho?

Acho que poder representar tantas mulheres é o que eu mais amo. Eu cresci vendo apenas mulheres magras na televisão, em revistas e em campanhas. Sempre achei que precisaria mudar totalmente meu corpo para chegar onde gostaria de chegar. Se tivesse visto esse tipo de representatividade desde sempre, com certeza não teria sofrido tantos traumas em relação ao meu corpo durante minha infância e adolescência. Poder estar nesse lugar e representar tantas jovens mulheres como eu, é algo que me deixa muito feliz e completa. Quero passar para todas as meninas e mulheres que elas podem chegar e estar onde quiserem, do seu jeito e com seu próprio corpo.

IMG 6218 scaled - Além do LinkedIn: Juliana Offredi, atriz e modelo plus size

Qual foi a melhor decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

A melhor decisão que tomei para minha carreira, com certeza, foi aceitá-la. Eu sempre tive muitos problemas com o meu corpo. Minha adolescência foi cercada de muitas inseguranças e sempre tive muito medo de mostrar como o meu corpo era de verdade. Quando você se aceita e aceita essa profissão, você tem que desapegar totalmente desses medos e  inseguranças. O seu corpo vira sua ferramenta principal e cada trabalho é totalmente diferente do outro. Temos que estar preparadas para tudo. Abraçar a carreira de modelo plus size foi, com certeza, a melhor decisão que já tomei na minha vida.

Qual foi a pior decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Não me recordo de alguma pior decisão específica, mas me arrependo de ter me permitido passar por algumas situações chatas e, também, por não ter me expressado como gostaria em outras. Mas também acho que experiências são válidas e servem como aprendizado para nossa caminhada e maturidade. Acho que todas as decisões ruins que já tomei me ajudaram a enxergar na mulher forte e decidida que sou hoje e sei que ela tem o caminho livre para tomar as decisões que precisar tomar sem o peso de ter sempre que acertar.

O que você estaria fazendo se não fosse isso?

Eu realmente não sei, não consigo me imaginar fazendo outra coisa.

Como você organiza o seu tempo?

Hoje em dia, além do meu trabalho como modelo e atriz, também tenho minha faculdade, então minhas semanas são sempre bem incertas. Sempre tenho que estar preparada para fazer algum casting ou trabalho, e ao mesmo tempo não deixar os estudos de lado. Para conseguir levar tudo gosto sempre de criar uma rotina. Acho que foi algo que aprendi na quarentena para não sentir que meu dia foi jogado fora. Organizo meu tempo para me exercitar, estudar, trabalhar e descansar. A rotina foi um jeito que eu encontrei de conseguir realizar tudo e não deixar nada para trás.

Qual você acha que é o seu maior superpoder no trabalho?

Acho que nunca cheguei a pensar sobre isso. A equipe e a produção que têm o poder de deixar tudo incrível. Eles são as engrenagens que fazem tudo andar e é tudo muito bem pensado em cada detalhe. O meu trabalho é estar disponível e fazer o melhor que eu puder, e eu acabo ajudando a passar a ideia de algo que é além de mim. Eu sou um produto ali também.

Qual é a sua maior fraqueza?

Poxa, eu tenho muitas e das mais variadas, mas acho que deixar alguma situação que não me agradou afetar o meu humor, além de ter a chatíssima facilidade em criar muitas expectativas. São coisas que tenho que trabalhar comigo diariamente para não me afetar tanto com as situações.

Como você toma decisões?

Hoje em dia eu penso muito se aquilo vai trazer algo bom para mim e realmente me completar. Mas confesso que na maioria das vezes gosto de escutar a opinião do meu melhor amigo ou da minha mãe, para que eles me ajudem a tomar a decisão que não vai me fazer sentir arrependimento depois.

O que você lê?

Eu realmente gostaria de ler mais, mas atualmente estou lendo “Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie.

Facetune 22 02 2021 21 39 23 scaled - Além do LinkedIn: Juliana Offredi, atriz e modelo plus size

Qual você acha que é o segredo para chegar onde chegou?

Ainda falta uma longa estrada para chegar onde quero chegar.

Qual hora do dia você se sente mais produtiva?

À tarde e à noite.

Quais ferramentas você usa para melhorar a produtividade?

Ficar off do meu celular. Eu sou uma pessoa que fica quase 24 horas por dia no celular e isso muitas vezes me atrapalha muito. Quando tenho algo muito importante para fazer, prefiro ativar o modo avião e focar somente naquilo.

Agenda de papel ou Google Calendar?

Anoto absolutamente tudo no calendário do meu celular ou saio colando post-it pelo quarto para não esquecer de nada.

Com qual roupa você se sente mais poderosa para trabalhar?

Eu sempre opto por roupas mais comfy por conta dos jobs. Já que vou fazer trocas de roupas o dia inteiro, prefiro estar com um look bem confortável para não chegar com o corpo marcado, coisa que aconteceria se eu estivesse com algum look mais apertado tipo jeans.

Work snacks?

Um café com chocolatinho amargo é sempre bom para dar aquela energia e aquecer o coração durante o dia.

Qual foi a maior experiência profissional que você já teve?

O comercial que fiz para a Natura foi a minha maior experiência profissional até agora. Já cheguei a fazer outros comerciais, mas esse em especial foi o mais importante para mim. Foi uma realização muito grande na minha carreira.

INSTAGRAM:

@julianaoffredi | @ihbrilheii

POST A COMMENT