DudaMaia sp30 10 HR 1024 - Além do LinkedIn: Entrevista com Duda Maia

14A4320 - Além do LinkedIn: Entrevista com Duda MaiaAfinal, o que exatamente você faz?

Jornalista por formação, empreendedora e diretora criativa por vocação e mil e uma utilidades rsrsrs. Brincadeiras a parte, sou fundadora e diretora criativa da 5561, uma agência criativa que ajuda marcas a se posicionarem e se comunicarem com o mercado.

Além disso, estou prestes a lançar uma nova empreitada, com duas sócias e amigas queridas, o THE ARTISANAL, que consolida o meu sonho de levar a capacidade criativa do Brasil para o mundo, algo que sempre fez o meu coração bater mais forte.

Como você conseguiu esse trabalho?

O meu main job, a 5561, começou há exatos 10 anos, quando voltei a morar em Brasília (pelo marido e para ajudar uma antiga chefe e “cliente”). O plano que eu tinha de ter uma consultoria de marcas se antecipou uns 15 anos e eu criei a empresa, em formato boutique e fui ganhando o mercado, que era bem deficiente nesse segmento na época. O “novo job”  como CEO e fundadora do The Artisanal, minha nova empreitada, veio pelo convite de duas amigas que tiveram a idéia e já conheciam minha paixão pelo tema.

Como é um dia típico no escritório/home office/coffee shop?

12 horas non-stop. No meu dia-a-dia de trabalho, cada dia é único. Não tem uma rotina muito pré-estabelecida e assim eu funciono super bem. Mas agora com o home office na maior parte do tempo, tento ter uma rotininha para me organizar melhor. O dia sempre começa com uma boa xícara de café, atualizando emails e mensagens no WhatsApp. Repasso o to do list (sou daquelas que só funciona na base da listinha) e passo uma horinha organizando a parte administrativa. Depois divido meu tempo entre pesquisas, relatórios e reuniões. 

 

O que você ama sobre o seu trabalho?

A flexibilidade, a dinamicidade e estar sempre conhecendo pessoas novas. Mas principalmente lidar no meu dia-a-dia com algo que faz meus olhos brilharem. Tenho muito amor e paixão pelo meu trabalho.


Qual foi a melhor decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Tomar as rédeas dela. Foquei no que eu amava fazer, e essa foi a melhor decisão, mesmo que às vezes o caminho não seja tão fácil.

Qual foi a pior decisão que você já tomou sobre a sua carreira?

Até agora não considero que tive uma pior decisão. Acho que tudo faz parte da jornada e me trouxe até aqui, inclusive o que não deu certo.


O que você estaria fazendo se não fosse isso?

Quando comecei a carreira, brincava que se tudo desse errado no meu sonho, seria diplomata ou iria para área do jornalismo de conflito, cobrindo guerras, conflitos políticos e afins. Mas hoje, acho que se não estive onde estou, trabalharia com algo como turismo ou arquitetura.


DudaMaia 32 scaled - Além do LinkedIn: Entrevista com Duda MaiaComo você organiza o seu tempo?

Difícil dizer! Meu dia tem sempre 50 horas. Organizo de acordo com o que é preciso ser feito! Não sou uma pessoa de muita rotina e, em tempos normais, estou sempre viajando a trabalho, é difícil ter um padrão. Mas tento sempre me dividir entre um tempo para o trabalho, um tempo pra cuidar de mim e da casa, e o tempo dos meus filhos.


Qual você acha que é o seu maior superpoder no trabalho? 

Criatividade e poder de observação.

 

Qual é a sua maior fraqueza?

Não saber dizer não. Sofro muito pra dizer.


Como você toma decisões?

Não sei dizer rs

 

O que você lê?

De tudo. Amo romances históricos, em janeiro li a série de 8 livros de Bridgerton ( a comentada série do Netflix ) em 10 dias. Mas hoje leio muito livros da minha área. Atualmente participo de um grupo de estudos que a cada mês descobrimos um livro novo relacionado a moda, semiótica e consumo, hoje estou lendo Moda, uma Filosofia.


Qual você acha que é o segredo para chegar onde chegou?

Foco, coerência e persistência. Saber o que você quer e correr atrás.

 

Qual hora do dia você se sente mais produtiva?

De madrugada, ou as 6h da manhã. Muitas vezes acordo bem cedinho, antes da casa despertar e sento no computador pra trabalhar!


Quais ferramentas você usa para melhorar a produtividade?

Aprendendo a usar o Monday, e o uso mto o Dropbox e todas as ferramentas dele.

 

Pipe Yanguas Photography 001 scaled - Além do LinkedIn: Entrevista com Duda MaiaAgenda de papel ou Google Calendar?

Os dois. Mas funciono muito melhor com agenda de papel!!!! Já tive vários modelos, mas agora descobri a melhor “formula” para mim! Uma dupla da MH studios de agenda e caderno, onde faço só to do lists! Elas estão sempre comigo!

 

Com qual roupa você se sente mais powerful para trabalhar? 

Aí é a minha praia! rs Não tenho uma roupa específica, tenho meu mood do dia. Me vestir é uma diversão. Gosto de roupas confortáveis, mas com volumes, cores, shapes.

 

Work snacks?

Café e chá.

 

Qual foi a maior experiência profissional que você já teve?

Já tive tantas! Difícil elencar uma.

 

Quem é você no escritório?

Pergunta pra minha equipe! Rs


O que você procura quando está contratando alguém para o time?

Pró-atividade e parceria. Preciso de pessoas ao meu lado que vistam a camisa.

 

IMG 4979 scaled - Além do LinkedIn: Entrevista com Duda Maia

Como você concilia o trabalho com a maternidade?

Graças a deus escolhi um trabalho que me permite flexibilidade para estar mais perto dos meus filhos e me adequar as necessidades deles. Tenho um marido muito parceiro e uma rede de apoio muito boa e com isso consigo equilibrar bem os pratinhos.

 

Qual é o principal desafio em empreender? E o que te faz querer continuar?

Empreender, no Brasil, especificamente, já é um desafio por si só. Mas o maior desafio é se manter confiante e seguir. Todo negócio precisa de muito trabalho e foco até de fato dar certo. São muitos momentos de altos e baixos e não desanimar é a maior dificuldade. O que me faz querer continuar é acreditar e amar demais o que eu faço!  

 

Algum conselho para novos empreendedores?

Nada na vida vem fácil! Se você tem um sonho ou uma idéia e quer realizá-la tenha muito foco e persistência. Já dizia o velho ditado, quem não arrisca não petisca. Sem arriscar, nunca chegaremos a lugar nenhum.

 

INSTAGRAM

@dudamaia

@5561brandboutique

@theartisanalco

POST A COMMENT