image 1200x1060 - 9 Perfect Stranger: Terapias Psicodélicas Num Luxury Wellness SPA

Na quarta-feira passada, o Amazon Prime lançou o oitavo e último episódio da sua “mini” série 9 Perfect Strangers, a com a musa Nic Kidman.

Rosa tinha me indicado ler o livro antes, mas não me aguentei de curiosidade e fui assistir direto.  O primeiro capítulo não engaja muito, mas dei uma chance. Depois a série vai se desenrolando de uma maneira surpreendente. Gostei bastante, achei inusitada e lida com temas pesados e atuais de uma maneira bem diferente do que a gente está acostumada a ver.

FireShot Capture 698 Nine Perfect Strangers Official Trailer YouTube www.youtube.com  e1629212575178 - 9 Perfect Stranger: Terapias Psicodélicas Num Luxury Wellness SPA

Sem querer dar muitos spoilers, a série é sobre 9 pessoas que se encontram num luxury wellness retreat, onde Masha (Nicole Kidman) é a Health Guru e usa métodos nada convencionais para ajudar pessoas nos seus processos de cura (aka. micro doses de substâncias psicodélicas).

Existe obviamente uma crítica envolvendo a indústria do bem-estar e os wellness retreat que pipocaram nos últimos anos – as chamadas terapias new age. Quem mais tem a impressão de que todo mundo virou guru de alguma coisa? E na maioria das vezes sem ter a formação adequada e sem respeitar tradições milenares… Mas enfim, esse é assunto talvez para outra pauta rs.

Voltando para a série, um dos assuntos em destaque envolve o tema: Terapias Psicodélicas. Se antes o uso de psicotrópicos era visto como algo de gente hippie e alternativa, hoje a ciência já está falando que, para alguns casos, substâncias psicodélicas podem ser aliadas ao combate da depressão, vícios, estresse pós-traumático.

IMG 4758 - 9 Perfect Stranger: Terapias Psicodélicas Num Luxury Wellness SPAUm dos pioneiros no assunto no Brasil é o neurocientista Eduardo Scheinberg. Anos atrás, eu tive a oportunidade de conhecer o irmão dele, o Marcelo, em um curso que ele ministrava na Perestroika. Naquela época, me lembro que ele comentou que seu irmão trabalhava com o tratamento de pacientes com MDMA. Foi a primeira vez que ouvi sobre isso… 5 anos depois o assunto viralizou e aparece nas principais mídias e revistas. Me surpreendi ao encontrar uma matéria de 4 páginas sobre o tema, na Elle francesa, de agosto de 2021.

A Be Muroch, nossa colunista internacional em Londres, também falou recentemente sobre o assunto na sua newsletter de atualidades, Eat Your Nuts. Assista o short vídeo no Instagram em que ela explica a aposta do mercado nas Terapias Psicodélicas.

Bom, uma série com uma das principais atrizes de Hollywood tratando justamente desse tema não dá para passar despercebida. Acredito que ainda vamos ouvir muito sobre terapias psicodélicas nos próximos anos. Talvez seja realmente uma tendência que veio para ficar mesmo, e espero que seja para um bem maior. Por enquanto, vamos acompanhando…

POST A COMMENT